O QUE PRECISA DE SABER PARA ENGRAVIDAR

Aqui está um resumo de tudo o que precisa saber para engravidar!

Quer engravidar?Parabéns pela decisão que tomou! Como sei que há muitas futuras mães que não têm muito tempo para ler todos os artigos do meu blog, resolvi fazer um resumo rápido de tudo que é necessário saber para conseguir engravidar sem problemas.

PRIORIDADE DAS PRIORIDADES: FAZER UMA CONSULTA PRÉ-CONCEPCIONAL

Se realmente quer engravidar, fazer uma consulta pré-concepcional deve ser a sua primeira preocupação.
É importante fazer esta consulta porque é necessário saber se está ou não imune a determinadas doenças, analisar o historial médico familiar dos dois membros do casal, etc. Pode ser necessário, por exemplo, face ao resultado dos exames, proceder a vacinação da mulher para ter a certeza de que o embrião se desenvolve de forma saudável. 
Se quer saber mais sobre este assunto, leia:

TOMAR ÁCIDO FÓLICO, IODO E OUTROS SUPLEMENTOS

Muitas mulheres julgam que só devem tomar ácido fólico e iodo depois de saberem que estão grávidas mas, na verdade, devem começar a tomar esta vitamina cerca de 3 meses antes de começar a tentar engravidar. O ácido fólico diminui até 70% o risco de mal-formações no tubo neural do feto. Ora, o tubo neural forma-se antes mesmo da mulher registar o atraso menstrual. Por isso, é necessário começar a tomar antes de começar a tentar engravidar. O iodo é necessário para assegurar o normal desenvolvimento do sistema nervoso do feto.
Para mais informações sobre o assunto, leia:
Vitaminas pré-concepcionais

IDENTIFICAR O PERÍODO FÉRTIL


Só é possível engravidar durante o período fértil. Por isso, é tão importante que uma mulher identifique quais os dias em que deve manter relações sexuais com o intuito de engravidar. Na realidade, o óvulo está apenas disponível para ser fecundado cerca de 24 horas depois da ovulação (Para mais informações leia O óvulo só poder ser fecundado durante 24 horas"). Mas os espermatozóides são capazes de sobreviver alguns dias dentro do corpo da mulher (Para saber mais leia: Quantos dias o espermatozóide sobrevive dentro da mulher?). Como é impossível determinar com extrema precisão a altura em que a ovulação vai ocorrer, estabelece-se um período - perto da altura em que a ovulação ocorre - e mantêm-se relações sexuais nesse período, em dias alternados, de modo a que estejam sempre espermatozóides à espera que o óvulo saia do ovário para poder fecundá-lo.

Sugerimos a leitura de: Porque não se deve treinar todos os dias?

[post_ads]
Há muitos métodos que ajudam a identificar o período fértil. Estes são os principais:

Método da tabelinha:
Tabela do período fértil
Período fértil: explicado tim-tim por tim!
Ciclos irregulares: calcular período fértil;

Método de arborização - identificação pela saliva:
Método de arborização: identificação do período fértil pela saliva;

Método da temperatura Basal 
Temperatura Basal

Muco clara de ovo (muco cervical)
Muco Clara de ovo: um aliado na identificação da ovulação

TEMPO QUE DEMORA A ENGRAVIDAR

É normal que um casal sem problemas de fertilidade demore cerca de um ano para conseguir engravidar. 85% dos casais sem problemas consegue engravidar dentro do primeiro ano de tentativas. Depois de um ano de tentativas, por norma, o médico manda fazer alguns exames para verificar se há algum problema de fertilidade com algum dos membros do casal.
Para mais informações leia:

Se tomou a pílula durante muitos anos, não se preocupe. Apesar do mito, não há nenhuma relação entre a toma da pílula e a fertilidade. Não é por causa disso que vai demorar mais ou menos tempo a engravidar. Se quiser saber mais leia: Parar a pílula para engravidar: implicações

QUANDO E COMO FAZER UM TESTE DE GRAVIDEZ?

Se de facto, estiver atrasada, isto é, se a sua menstruação já deveria ter vindo e isso não aconteceu, é altura para fazer um teste. Poderá optar por um teste de farmácia (urina) ou por um teste laboratorial de sangue. 
  • O teste de urina é instantâneo. Deve ser feito com a primeira urina do dia ou depois de estar pelo menos 6 horas sem fazer xixi. Isto porque o teste detecta a presença da hormona (hormônio em Português do Brasil) HCG na urina e os níveis desta hormona, nos primeiros dias de gravidez, são ainda muito baixos. Há que dar tempo para que ela se concentre na urina (para saber mais leia O que é HCG?).
    O teste de sangue (Beta HCG) demora apenas umas horas e tem resultados bastante fiáveis.
    Alguns testes anunciam ser capazes de identificar a gravidez até 4 dias antes do atraso menstrual. Ainda que, de facto, seja possível, a margem de erro é muito maior e há maiores possibilidade de se registar um falso negativo.
Para mais informações leia: Teste de gravidez: quando fazer e como funciona

OUTRAS SUGESTÕES DE LEITURA$type=three$ct=0$ct=hide$c=6$meta=hide$source=random-posts$hide=home

Nome

anticoncepção,2,calculadoras,2,calcular período fértil,13,Caso de Sucesso do Mês,6,conselhos e desabafos,32,dicas 1,5,dicas engravidar,27,doenças,1,dúvidas treinantes,51,é preciso saber que,3,entrevista,17,essenciais,4,estudos,5,fertilidade masculina,12,gravidez e bebês,42,infertilidade,31,Outras sugestões de leitura,98,período fértil,34,
false
ltr
item
Ficar Grávida: O QUE PRECISA DE SABER PARA ENGRAVIDAR
O QUE PRECISA DE SABER PARA ENGRAVIDAR
Aqui está um resumo de tudo o que precisa saber para engravidar!
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhK6EK0S9EJLl9la3hh6GvqXqqpy6qKXdiOat427bydlFESv1LHTtYL0RedF9QFcpF7OBPdq0MPZAUIpOGavFufjTKuas5adn15n7-WvSt1eAHOczzp3GNedr62RZ-e7aVz3QzfsIAOZ44/s200/MP900443093quadrada.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhK6EK0S9EJLl9la3hh6GvqXqqpy6qKXdiOat427bydlFESv1LHTtYL0RedF9QFcpF7OBPdq0MPZAUIpOGavFufjTKuas5adn15n7-WvSt1eAHOczzp3GNedr62RZ-e7aVz3QzfsIAOZ44/s72-c/MP900443093quadrada.jpg
Ficar Grávida
https://www.ficargravida.com/2012/07/para-engravidar-precisa-saber-que.html
https://www.ficargravida.com/
https://www.ficargravida.com/
https://www.ficargravida.com/2012/07/para-engravidar-precisa-saber-que.html
true
6803256439446963720
UTF-8
ARTIGO NÃO ENCONTRADO VER TODOS LEIA MAIS Responder Cancelar resposta Apagar Por Início PAGES POSTS Ver todos LEIA TAMBÉM: CATEGORIA ARCHIVE SEARCH TODOS OS ARTIGOS Nenhum artigo encontrado Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy