Como calcular o período fértil no caso de ciclos irregulares

Já falamos aqui no ficargravida.com da forma como deve ser calculado o Período Fértil, em caso de ciclos regulares:

As contas são efetivamente, muito fáceis de fazer no caso de ciclos regulares.
Mas e quando uma mulher tem um ciclo irregular?

Como se calcula o período fértil no caso de ciclos irregulares?

Ter um ciclo irregular não é o fim do mundo! Também é possível calcular o período fértil!
Então, é assim:
  1. Em primeiro lugar considere o tamanho dos seus ciclos nos últimos 6 a 12 meses. Relembramos que para identificar o tamanho do seu ciclo deve proceder assim: por exemplo, se a sua menstruação vem ao 27º dia, isso quer dizer que o seu ciclo tem 26 dias de duração (o dia em que chega a menstruação é o primeiro dia do ciclo seguinte). Se a sua menstruação vem ao 35º dia, então isso quer dizer que o seu ciclo tem 34 dias. Para mais informações, consulte: Identificar o tamanho do ciclo menstrual
  2. Depois identifique o ciclo maior e ciclo menor desse período. 
  3. Subtraia 17 ao ciclo menor: esse será o resultado A (veja em baixo o exemplo).
  4. Subtraia 12 ao ciclo maior: esse será o resultado B (veja em baixo o exemplo)
  5. O seu período fértil é entre os dias A e B do ciclo (veja em baixo o exemplo).
  6. Treine em dias alternados durante todo esse período (sugiro a leitura de
    Ter relações sexuais dia sim dia não para conseguir engravidar). Desta forma cobre um período alargado, antes e depois do dia da ovulação. Opta-se por treinar durante todo este período para assegurar que há sempre espermatozoides à espera do óvulo durante esses dias (sugiro a leitura de Quantos dias o espermatozoide sobrevive dentro da mulher?)
Assim, por exemplo:
Se o seu ciclo menor, nos últimos 6 meses, foi de 26 dias e se o seu ciclo maior foi de 32 você deve fazer os seguintes cálculos:

26-17=9 (9º dia de ciclo)
32-12=20 (20º dia de ciclo)

Isso quer dizer que, face à irregularidade do ciclo, deve considerar que está no seu período fértil entre o 9º e 20º dias de ciclo. E por isso, deve treinar no 9º, 11º, 13º, 15, 17º, 19º e 21º dias (damos sempre mais um dia para assegurar que há espermatozoides à espera do óvulo)

Outro exemplo:
Se o seu ciclo menor, nos últimos 6 meses foi de 24 dias e o seu ciclo maior foi de 34 dias então:
24-17=7 (7º dia de ciclo)
34-12=2 (22º dia de ciclo)
Isso quer dizer que, face à irregularidade do ciclo, vamos considerar que o seu período fértil é entre o 7º e o 22º dia de ciclo! Por isso, deverá treinar no 7º, 9º, 11º, 13º, 15º, 17º, 19º, 21º e 23º dias.

Simples não é?
Outra forma de resolver a situação no caso de ciclos irregulares
Outro método muitíssimo eficaz é o método de arborização em que se identifica o período fértil através da saliva.
Saiba mais em:
Teste caseiro de ovulação
Método de arborização: identificação do período fértil através da saliva.
Alguns especialistas recomendam às mulheres que têm ciclos irregulares, quando estas pretendem engravidar, que mantenham os treinos durante todo o ciclo, 3 vezes por semana.
Veja aqui mais Dicas para ciclos irregulares

Recomendo também a leitura de:

Você já curtiu o Ficargravida.com no Facebook?

36 comentários:

  1. me ajudem por favor, me ciclo é irregular e estou tentanto montar a tabela do meu período fertil, nos meus calculos, agora no Mês de setembro meu minha menstruação iniciou no dia 03/09 e acabará no dia 12/09, mas fazendoos claculos para ciclo irregular, meu periodo fertil será do 6° ao 18° dias do ciclo, mas no dia 19/09 que corresponde ao 10° dia do ciclo eu ainda estou menstruada. Qual o dia que considero como primeiro do periodo fértil? Seria o primeiro dia logo apos o termino da menstruação?

    ResponderExcluir
  2. Quando eu considero o inicio da menstruação? Logo que qualquer sinal de fluxo apareça, mesmo que seja apenas aquela borra avermelhada, quase transparente ou apenas a partir do dia em que o fluxo fica intenso e totalmente visivel?

    ResponderExcluir
  3. Lu:
    Se tem fluxo menstrual durante dez dias deveria consultar o seu Go.
    Deve considerar o primeiro sinal de fluxo como chegada da menstruação.

    ResponderExcluir
  4. Silvana
    Meu siclo iniciou no dia 15/09, mais ja te mais de 1 mes e ainda não desceu, sera que estou gravida? Fiz um teste de farmacia mais deu negativo, estou um pouco preocupada. O meu siclo e irregular, tanto que no mes passado veio no dia 5 e depois no dia 15, espero que alguem me ajude por favor.

    ResponderExcluir
  5. querida:
    se o teu ciclo anterior foi assim tão longo (mais de 40 dias) deves consultar um ginecologista. O tamanho do ciclo normal é entre 23 a 35 dias.
    Deve ser necessário regular. Ciclos longos muitas vezes são sinal de que não existe ovulação. por isso, é importante que consultes um médico ginecologista!
    Boa sorte!
    Margarida Braga

    ResponderExcluir
  6. Silvana:

    Ola Margarida,
    isso nunca aconteceu comigo, então e normal isso?
    Então ela tem que vir ate dia 20 ne? caso não venha sera que estou gravida? Obrigada pela a atenção.

    ResponderExcluir
  7. Silvana: o que eu disse é que o tamanho normal de ciclo menstrual é entre 23 a 35 dias... mas o seu ciclo menstrual no mês passado foi bem acima disso! Foi de mais de 40 dias. Se este mês continuar com mais de 35 dias terá mesmo que consultar um ginecologista porque pode ser um indício de algum problema.
    Margarida

    ResponderExcluir
  8. olá, me chamo leila e gostei muito das dicar. Mas ainda sim, tenho dúvidas e espero que possa me ajudar.
    bom, como a maioria das mulheres que passam por qui o meu desejo é engravidar, mas o meu ciclo não e nada regular ela vem mais ou menos a cada 31 dias, mas andei observando os ultimos 5 meses e
    foi assim; 15.07.12; 20.08.12; xx.xx.xx; 03.10.12; 03.11.12 com duração de 5 dias, sendo que no mês 09 ela não veio e no mês 10 ela teve duração de 7 dias. Espero que tenha entendido, por favor me ajude a calcular o meu periodo fértil.

    ResponderExcluir
  9. Olá Leila!

    Estive a fazer as contas relativas aos teus ciclos menstruais dos últimos meses: és bastante irregular e alguns dos ciclos apresentam duração de 45 dias... Estes,por vezes, são sinais de ciclos anovulatórios, ou seja, de ciclos em que não existe ovulação... Por isso, tens que ir a um ginecologista verificar a situação, ok? Provavelmente, vai ser necessário fazer um tratamento ginecológico primeiro para poderes engravidar.
    Margarida Braga

    ResponderExcluir
  10. Leila: ok! esqueci de mencionar uma coisa. EU JÁ tenho uma filha de 6 anos e meu ciclo sempre foi assim, devo confessar que ela demora mas sempre vem no mês seguinte. Se não me falha a memoria essa foi a segunda vez que ela não veio o mês inteiro. eu fiz um exame recentemente para ver se não era problemas como: cistos ou mioma, por que já tive esse problema mas graças a Deus não tinha nada.
    será que realmente é necessario um tratamento especifico para o meu caso?

    agradeço desde já pela atenção.

    ResponderExcluir
  11. Olá Leila
    Eu não ficaria tentando sem falar com um médico primeiro. Se sempre teve o ciclo assim e conseguiu engravidar, é um bom sinal! Mas será que foi sempre assim mesmo? Não fique com dúvidas na cabeça, explique a um Ginecologista e receba a orientação devida e apropriada!
    Boa sorte!
    Margarida

    ResponderExcluir
  12. Oi meu nome é Karine nos últimos 3 meses minha mestruação veio 15.09.12 17.10.12 e 20.11.12 dá pra eu fazer o calcúlo direitinho ou não ?

    ResponderExcluir
  13. Karine:

    Pelos últimos meses, o seu ciclo oscilou entre 32 e 34 dias. Por isso, de acordo com a regra que está neste artigo:
    32-17=15º
    34-12= 22º
    Considere que está no seu Período fértil entre o 15º dia de ciclo e o 22º dia de ciclo. Nesse período "treine" dia, sim dia não.
    MAs é melhor ir fazendo sempre novos cálculos a cada mês de acordo com os dados das últimas 6 mesntruações.
    Boa sorte

    ResponderExcluir
  14. Muito obrigada por ter me ajudado .
    Karine

    ResponderExcluir
  15. Oi meu nome é Barbára gostaria muito que me ajudasse minhas últimas 3 mestruações foram assim 12/09/12
    17/10/12 e 19/11/12
    Grata .

    ResponderExcluir
  16. Ola Margarida,nao sei calcular o meu periodo fertil.minha mestruaçao esta irregular,quanto eu toma va apilula ela vinha certinho agora (4 meses que nao tomo pilula)nois nos dois primeiros meses veio certinho(veio nos dias 10/08/12 e 10/09/12 )depois veio nos meses 8/10/12 e agora no dia 11/11/12.nao sei estou conseguindo saber o meu periodo fertil,me ajuda por favor.

    ResponderExcluir
  17. Olá Bárbara: para definir os dias férteis pela tabelinha é aconselhável considerar os últimos 6 meses... assim não é muito fidedigno...
    Tiveste um ciclo de 33 dias e outro de 35 dias.
    O melhor é considerares que estás no teu período fértil entre o 14º dia de ciclo e o 25º dia, para teres certeza de que estás na altura certa. "Treina neste período, dia sim, dia não!"

    ResponderExcluir
  18. Evelin
    é normal o tamanho do ciclo oscilar depois e tomar a pílula. Vai anotando as datas de mesntruação e verificando quando é que ela estabiliza.
    entretanto, "treina num período grande de tempo, dia sim, dia não: entre o 7º e o 25º dia. Se quiseres, podes sempre usar um teste de ovulação...

    ResponderExcluir
  19. QNTS DIAS TEM UM PERIODO FÉRTIL ?

    ResponderExcluir
  20. Excelente questão!

    Normalmente - tendo em conta que os espermatozóides conseguem sobreviver em média 3 dias mas alguns conseguem viver 7 dias ou mais - eu aconselho a considerar-se que se está no período fértil 5 dias antes da ovulação e até 3 dias depois. Porque a ovulação pode não ocorrer exatamente quando se previa. A ovulação ocorre normalmente 14 dias antes do regresso da menstruação mas, em rigor, pode acontecer 12 a 16 dias antes. Logo, é melhor ter isso em consideração e alargar um pouco este período fértil... Treina dia sim, dia não!

    ResponderExcluir
  21. oi meu nome e thaisa e estou tentando engravidar a 3 meses...acho que segui alguma calculadora errada...meus ciclos sao sempre de 26 dias ex:em setembro veio dia 13, em outubro veio dia 9 mais agora em novembro veio dia 1 no caso um ciclo de 24 dias..e agora xegou novamente dia 27 novamente um ciclo de 26 dias..qual será o dia da ovulaçao e quais os dias devo ter relaçoes...kero muito ter meu filho e nao sei calcular ...me ajude por favor...obrigada

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Portanto, normalmente tens ciclos de 26 dias. Tiveste um ciclo de 23 dias (e não 24, como mencionas) mas se foi só um não é nada relevante. Às vezes acontece por alterações dos níveis de stress, mudanças na alimentação, ambientais...
    Se o teu ciclo normalmente é de 26 dias o dia da ovulação deve ocorrer cerca de 14 dias antes do regresso da menstruação: 26-14= 12
    ou seja, o dia provável para a ovulação é o 12º dia de ciclo. No entanto, ela pode ocorrer 12 a 16 dias antes da menstruação, logo pode ocorrer do 10º ao 14º dia. O teu período fértil será do 7º dia ao 15º dia. Treina dia sim, dia não. Isso é muito importante (não faça treinos diários!)
    Boa sorte

    ResponderExcluir
  23. Quando a mulher esta no periodo fertil existe algum sinal visivél que a gente possa detectar ?

    ResponderExcluir
  24. Sim, claro! O muco cervical altera-se e a saliva também. VEja aqui:
    http://www.ficargravida.com/2012/07/muco-cervical-um-aliado-na.html
    e também aqui:
    http://www.ficargravida.com/2012/07/teste-caseiro-de-ovulacao.htmlhttp://www.ficargravida.com/2012/07/teste-caseiro-de-ovulacao.html

    ResponderExcluir
  25. oi.meu nome é su!parei de tomar anticoncepcional ja faz = ou - uns 4 meses sou casada e tenho relação sexual ativa.em outubro desse ano tive relação e minha mesntruação nao veio fiquei feliz pensando q podia esta gravida mas m enganei,meu ciclo é irregular fico 1 semana menstruada,em novembro desse ano veio e fiquei só 3 dias mesntruada fiz exames d gravidez deu tudo negativo,e agora em dezembro estou mesntruada,é normal?? quero muito ter um bebe qual éa data indicada para ter relação ja que meu ciclo é irregular????

    ResponderExcluir
  26. olá tudo bem margarida preciso d uma ajuda o meu periodo mestrual nao tem data certa este ultimo começou dia 18/11/2012 gostaria de saber quais foram os meus dias de periodo fertil

    ResponderExcluir
  27. é impossível calcular o período fértil através d a tabelinha se não se sabe o tamanho do ciclo... tens que apontar as datas das menstruações para poder fazer contas! O tamanho do ciclo conta-se a partir do 1º dia de menstruação até ao dia anterior ao regresso da menstruação seguinte.

    ResponderExcluir
  28. Para ciclos irregulares, use a regra dos ciclos irregulares. Veja no blog.

    ResponderExcluir
  29. Bom, eu sou MUITO IRREGULAR. Desde setembro/2011 tenho controlado as datas num aplicativo do Iphone. Em Junho deste ano tive um ciclo de 27 dias, em Julho 32, em agosto tive dois ciclos, dia 2/8 e novamente dia 23/8. Em setembro, 29 dias. No dia 19/10 tive minha ultima menstruação normal, com cólicas e duração de 5 dias, considerando os dois primeiros dias com fluxo muito intenso e os demais normais. Não tomo anticoncepcional porque todos me deixam enjoadas. No dia 10 de novembro tive uma relação e no dia 15 menstruei apenas no primeiro dia e também tive uma cólica leve. Já se passaram 34 dias desta menstruação de apenas 1 dia. Não sinto cólicas, não sinto nenhum sinal. Durante esse período umas 3 vezes tive algumas gotinhas, fiquei na esperança achando que era um sinal, mas ainda nada. Estou um pouco preocupada, como sou irregular não sei se no dia 10 de novembro eu estava no período fértil. Vou esperar até o natal e se nada acontecer... (devo me desesperar?)

    ResponderExcluir
  30. Bem, eu não percebi bem se quer engravidar ou não. MAs, sinceramente, creio que deve procurar um ginecologista porque essa irregularidade precisa de ser verificada.

    ResponderExcluir
  31. Veio me a mestruacao no dia 23 dezembro e hoje fiz relacoes sexuais com meu marido poderei ficar gravida? Ja vou nô 4 dia de Ciclo mestrual. Obrigada. Cumprimentos.

    ResponderExcluir
  32. Sempre que há uma relação sexual desprotegida há risco de engravidar. Se não quer engravidar, o método da tabelinha não é seguro. Porque os espermatozóides podem sobreviver muito mais do que 5 dias...

    ResponderExcluir
  33. Olá Margarida. Eu sou a Lisi. Gostaria muito de calcular meus dias férteis, porém meu ciclo é irregular e as calculadoras divergem muito. Estou marcando o primeiro dia da menstruação há seis meses, será que podes me ajudar? As datas do primeiro dia foram: 01/07, 23/07, 20/08, 19/09, 17/10, 14/11, 10/12. Obrigada!

    ResponderExcluir

Deixe a sua dúvida ou comentário.
Devido ao nº elevado de comentários, não poderei responder a todos!

Os comentários serão moderados, isto é, serão lidos antes de serem publicados.

Não serão publicados comentários que:
- peçam opinião sobre casos clínicos;
- ofendam pessoas ou instituições;
- contenham links;
- com propagando (spam.