O Ácido Fólico ajuda a engravidar?

Milhares de mulheres perguntam diariamente nos motores de busca (como o Google, por exemplo) se o ácido fólico ajuda a engravidar...
A verdade é que é MUITO IMPORTANTE que todas as mulheres tomem ácido fólico dois meses antes de iniciar as tentativas para engravidar. Se uma mulher está a programar uma gravidez tem que consultar o seu médico, fazer uma consulta pré-concepcional e, nessa consulta, o médico irá receitar o ácido fólico (entre outras coisas que ache necessário).

Mas o ácido fólico não serve para ajudar a engravidar... Não é porque uma mulher toma ácido fólico que vai engravidar mais depressa...!

Então para que serve o ácido fólico?

Na verdade o ácido fólico é fundamental para evitar o risco de mal formação no tubo neural, uma das causas mais comuns de morte perinatal (ou seja morte do feto ou do recém-nascido)... e esse tipo de mal formação ocorre ainda antes mesmo de uma mulher descobrir que está grávida... Ou seja, se começar a tomar ácido fólico só quando descobrir que está grávida, o tubo neural do seu filho já estará formado...
Por isso, há que tomar essa vitamina dois meses antes de começar a tentar engravidar para que o corpo fique com reservas suficientes. Dessa forma, a mulher diminui até 70% a hipótese de má formação no tubo neural do seu bebé!
Curiosidade:
Nos EUA, os médicos receitam esse suplemento a todas as mulheres em idade fértil regularmente, e não só às mulheres que estão a preparar uma gravidez. Isto, porque há muitos casos de gravidez não programada e eles preferem não correr o risco da má formação! Interessante não?

Se quer saber mais detalhes sobre o ácido fólico leia o artigo:
Quando começar a tomar ácido fólico?


Você já curtiu o Ficargravida.com no Facebook?

Consulte a lista completa de artigos do blog e encontre a informação de que necessita mais rapidamente!