PERÍODO FÉRTIL: EXPLICADO TIM-TIM POR TIM-TIM!

Neste artigo poderá perceber detalhadamente como calcular o seu período fértil. Está tudo explicado tim-tim-por tim: quais são os seus dias férteis e qual o período mais provável para ocorrer a ovulação! E, no final, um truque para nunca errar as contas!

Apesar dos muitos artigos que temos escrito aqui sobre período fértil, ainda existem muitas mulheres com dúvidas em relação ao seu Período fértil e/ou que calculam mal o seu período fértil.
Por isso aqui vai uma explicação detalhada para ajudar todas as nossas leitoras: 

QUAL O TAMANHO DO SEU CICLO MENSTRUAL?

Se quer identificar o seu período fértil, a primeira coisa a fazer é  identificar o tamanho do ciclo menstrual. O ciclo menstrual vai desde o primeiro dia da menstruação até ao dia anterior ao regresso da menstruação.
Veja aqui um calendário com a explicação de como deve contar os dias.
Assim, por exemplo, se a sua menstruação veio no dia 16 de Agosto e regressou a 10 de Setembro, deve contar os dias que passam entre 16 de Agosto e 9 de Setembro para verificar o tamanho do seu ciclo (o dia 10 de Setembro já é o 1º dia do ciclo menstrual seguinte, por isso não se conta!). Neste caso, o seu ciclo menstrual teria 25 dias.
Verificar o tamanho que o ciclo teve a cada mês é importante. O tamanho pode oscilar de mês para mês por isso convém considerar os ciclos de vários meses para ter uma imagem real do tamanho do seu ciclo.

CALCULAR O DIA DA OVULAÇÃO

- Depois de saber o tamanho do seu  ciclo menstrual pode começar a fazer contas! Mas como saber qual o dia em que a ovulação ocorre? Na verdade é impossível saber o momento exato da ovulação... Mas, na grande generalidade dos casos, a ovulação ocorre 14 dias antes do regresso da menstruação. Mas atenção, em alguns casos a ovulação pode ocorrer entre 12 a 16 dias antes do regresso da menstruação.
Assim, continuando com o exemplo dado em cima, se chegamos à conclusão que o nosso ciclo menstrual tem 25 dias devemos subtrair 14 ao tamanho total para encontrar o dia provável da ovulação:

25-14= 11

Isso quer dizer que o dia provável para a ovulação ocorrer é o 11º dia de ciclo. Como vimos acima, o 1º dia do ciclo menstrual é o primeiro dia em que vem a menstruação (e não o primeiro dia após a menstruação como muitas mulheres pensam!). Então, se a menstruação veio no dia 10 de Setembro, isso significa que o o 11º dia de ciclo será  no dia 20 de Setembro:


10/09
11/09
12/09
13/09
14/09
15/09
16/09
17/09
18/09
19/09
20/09
1º dia de ciclo
2º dia de ciclo
3º dia de ciclo
4º dia de ciclo
5º dia de ciclo
6º dia de ciclo
7º dia de ciclo
8º dia de ciclo
9º dia de ciclo
10º dia de ciclo
11º dia de ciclo


Mas, como eu chamei a atenção atrás, a ovulação pode ocorrer entre 12 a 16 dias antes... Isso significa que  há algumas hipóteses de ela ocorrer entre o 9º e o 13º dias de ciclo, ou seja, entre o dia 18/9 e o dia 22/09 . Por isso, esses dias não devem ser descartados!
[post_ads]

ENTÃO QUANDO É O MEU PERÍODO FÉRTIL?

O período fértil é o conjunto de cerca de 5 dias que antecede a ovulação e que se prolonga até um dia depois da ovulação ter ocorrido. O óvulo, na verdade só pode ser fecundado durante 24 horas mas os espermatozóides sobrevivem muito mais tempo. Em média,  os espermatozóide sobrevivem cerca de 3 dias dentro da mulher mas alguns podem sobreviver até 7 dias! Por isso é que os 5 dias antes da ovulação são importantes: porque um espermatozóide pode ficar dentro do corpo da mulher à espera do momento em que a ovulação acontece! Se considerássemos que a ovulação ocorre 14 dias antes do final do ciclo, isso significaria que o período fértil começaria 19 dias antes do final do ciclo e terminaria 13 dias antes... MAS NÃO É BEM ASSIM!!!

Como vimos, há casos em que a ovulação poderá ocorrer 12 dias antes final do ciclo...

Por isso, devemos considerar que o período fértil começa 19 dias antes do final do ciclo menstrual e termina 11 dias antes do final do ciclo... ou seja, acrescenta-se mais dois dias para cobrir bem a hipótese da ovulação ocorrer um dia ou dois dias  mais tarde do que o previsto.
Também vimos que a ovulação pode ocorrer mais cedo, mas esses dias já estão cobertos pelo período que estipulamos.
Assim, no exemplo que demos em cima de um ciclo de 25 dias, em que a ovulação ocorria ao 11º dia de ciclo:
25-19=6
25-11=14
- os dias férteis seriam, por isso, entre o 6º dia de ciclo e o 14º dia de ciclo.

Neste período deve ter relações dia sim, dia não, ou seja, no 6º, 8º, 10º, 12º, 14º dias de ciclo!

Mas devo dizer que a American Pregnancy Association , recomenda que, quando um casal quer engravidar, por segurança, deve considerar estar no período fértil entre o 7º e o 21º dia de ciclo, considerando a estatística que mostra que nem sempre o método da tabelinha funciona para todas as mulheres. É claro que aquela 'janela fértil' de seis dias antes da ovulação não dura esse tempo todo. Mas é uma forma de garantir que não se perde a altura da ovulação, quando esta não ocorre exactamente onde se espera que ela aconteça. Para resultados mais fidedignos, use um teste de ovulação.

UMA FORMA RÁPIDA DE FAZER AS CONTAS

Em cima, eu expliquei, detalhadamente, como se calcula o período fértil e porquê... Mas, para fazer as contas muito rapidamente, há um truque que eu vou contar aqui!!
Basta fazer o seguinte cálculo:

considere o tamanho do seu ciclo e retire-lhe 19 dias. Esse será o dia em que deve começar a tentar engravidar. Depois tenha relações durante 9 dias, dia sim, dia não!
Por exemplo, se tiver um ciclo de 31 dias:
31-19= 12

Deve ter relações a partir do 12º dia de ciclo durante 9 dias, em dias alternados:

12º, 14º, 16º, 18º, 20º dias de ciclo!

Outro exemplo, para um ciclo de 27 dias:
27-19= 8

Deve ter relações a partir do 8º dia de ciclo, durante nove dias:
8º, 10º, 12º, 14º e 16º dias de ciclo!

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 44
Loading...
-

OUTRAS SUGESTÕES DE LEITURA$type=three$ct=0$ct=hide$c=6$meta=hide$source=random-posts$hide=home

Nome

anticoncepção,3,calculadoras,2,calcular período fértil,11,Caso de Sucesso do Mês,6,conselhos e desabafos,33,dicas 1,5,dicas engravidar,28,doenças,1,dúvidas treinantes,52,é preciso saber que,3,entrevista,17,essenciais,4,estudos,5,fertilidade masculina,13,gravidez e bebês,42,infertilidade,31,Outras sugestões de leitura,100,período fértil,34,
false
ltr
item
Ficar Grávida: PERÍODO FÉRTIL: EXPLICADO TIM-TIM POR TIM-TIM!
PERÍODO FÉRTIL: EXPLICADO TIM-TIM POR TIM-TIM!
Neste artigo poderá perceber detalhadamente como calcular o seu período fértil. Está tudo explicado tim-tim-por tim: quais são os seus dias férteis e qual o período mais provável para ocorrer a ovulação! E, no final, um truque para nunca errar as contas!
https://4.bp.blogspot.com/-pLsdHSl7IGo/VkpmERYhFII/AAAAAAAAEdE/0AKj2BoEtqw/s320/4comprimida.jpg
https://4.bp.blogspot.com/-pLsdHSl7IGo/VkpmERYhFII/AAAAAAAAEdE/0AKj2BoEtqw/s72-c/4comprimida.jpg
Ficar Grávida
http://www.ficargravida.com/2012/09/periodo-fertil-explicado-detalhadamente.html
http://www.ficargravida.com/
http://www.ficargravida.com/
http://www.ficargravida.com/2012/09/periodo-fertil-explicado-detalhadamente.html
true
6803256439446963720
UTF-8
ARTIGO NÃO ENCONTRADO VER TODOS LEIA MAIS Responder Cancelar resposta Apagar Por Início PAGES POSTS Ver todos LEIA TAMBÉM: CATEGORIA ARCHIVE SEARCH TODOS OS ARTIGOS Nenhum artigo encontrado Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy