TEMPERATURA BASAL

Verificar a temperatura Basal pode ser muito útil para identificar o período fértil. Quando a temperatura sobe, significa que a ovulação já ocorreu (há cercde 24 a 72 horas antes)

Hoje vou falar aqui um pouco sobre a temperatura basal e a forma como ela pode ser uma aliada para as mulheres que pretendem engravidar. Muitas mulheres têm ciclos irregulares, o que torna difícil perceber quando será a ovulação. Outras, têm ciclos regulares mas alguns ciclos são anovulatórios, ou seja, não existe ovulação. O registo da temperatura basal, nestes dois casos, é especialmente útil.
Vejamos porquê.


O que é temperatura basal

Em primeiro lugar vou explicar o que é a temperatura basal, já que há uma grande confusão acerca deste conceito. A Temperatura Corporal Basal é a temperatura que o corpo tem em repouso; mede-se ao acordar, antes que a pessoa realize qualquer tipo de actividade física. Ou seja, mede-se a temperatura do corpo mesmo antes da pessoa se levantar da cama...! Este ponto é fulcral e só a obediência a esta regra básica permitirá obter resultados fiáveis.
Para ter absoluta precisão, a temperatura deveria ser medida em repouso absoluto. Mal se acorda, mesmo medindo imediatamente, a temperatura já está ligeiramente mais elevada do que é, efectivamente, em repouso. Por isso é tão importante medir logo que o despertador toca, de preferência, sempre à mesma hora, antes de sentar na cama, falar ou beber...
A temperatura a medir é a oral ou a axilar (ou seja mede-se a temperatura na boca ou debaixo da axila). É importante dormir pelo menos 4 a 6 horas para poder registar estes valores com eficácia. Só um sono regular permite fiabilidade de resultados.

Como pode ser utilizada para determinar a ovulação

Depois de ter ocorrido a ovulação (cerca de de 24 a 72 horas depois), a temperatura do corpo da mulher eleva-se cerca de 0,3 a 0,8 graus centígrados em relação à temperatura registada anteriormente, mantendo-se elevada até à menstruação. 
No entanto, quando a temperatura se eleva é tarde demais para ter relações sexuais nesse ciclo com o intuito de engravidar. Como vimos no artigo O óvulo só pode ser fecundado durante 24 horas, o óvulo sai do ovário quando atinge a maturação (ovulação). Mas, se este não for fecundado nas primeiras 24 horas  após a ovulação, entra rapidamente em deterioração. Ou seja, quando a temperatura corporal basal sobe - cerca de 24 a 72 horas após a saída do óvulo do ovário - o óvulo já não está em estado de poder fecundado  - já está em deterioração.
[post_ads]

Então para que serve a temperatura basal?

Muitas mulheres julgam que só devem ter relações sexuais com o intuito de engravidar após a subida da temperatura basal. Na verdade, esse é o método contraceptivo, ou seja, aquele que permite EVITAR uma gravidez. Não tendo relações sexuais no período após uma subida de temperatura de cerca de três dias e a menstruação, garante-se que não será possível engravidar nesse ciclo. 

COMO A TEMPERATURA BASAL PODE SERVIR PARA QUEM QUER ENGRAVIDAR?

Muitas já ouviram falar no registo da temperatura basal. Pois bem: se registarem a temperatura basal sempre  antes de se levantarem, ao longo de vários ciclos, vão poder determinar a altura do ciclo em que a ovulação costuma ocorrer.
Assim, uns dias antes da data prevista, começam a ter relações sexuais, em dias alternados, para engravidar; mantenham os "treinos" até dois dias depois da data prevista para a ovulação.
Reveja:
Ter relações dia sim dia não durante o período fértil para engravidar

Ou seja a temperatura basal é um grande aliado na determinação da altura em que a ovulação ocorre. É uma boa ferramenta de análise do ciclo de uma mulher.


PARA MULHERES COM CICLOS REGULARES MAS EM QUE NEM SEMPRE OCORRE A OVULAÇÃO

A temperatura basal também é uma aliada para verificar se houve ou não ovulação naquele ciclo. Mulheres com ciclos regulares mas em que nem sempre ocorre ovulação (anovulatório) podem, desta forma, verificar se a ovulação ocorreu ou não. Se a temperatura sobe por mais do que quatro dias seguidos, muito provavelmente, a ovulação ocorreu.

PARA MULHERES COM CICLOS IRREGULARES
Mulheres com ciclos irregulares podem começar a "treinar" para engravidar logo após a menstruação mantendo os treinos até ao dia em que é registada a subida da temperatura. A forma mais correcta é:

  1. identificar o tamanho de ciclo mais curto dos últimos seis meses;
  2. subtrair 17 dias ao tamanho total; o resultado indica o dia em que se devem começar os "treinos";
  3. manter os "treinos" até ao dia em que regista a subida da temperatura.
Vamos a um exemplo para tornar as coisas mais claras: Se o ciclo mais curto dos últimos 6 meses foi de cerca de 24 dias:
24-17=7

Isto significa que a mulher deve começar a treinar no 7º dia de ciclo e manter os treinos até registar a subida da temperatura.

A TEMPERATURA BASAL É UMA BOA ALIDA PARA EVITAR ANSIEDADE NA ESPERA DA MENSTRUAÇÃO

Ao saber a altura em que ocorreu a ovulação, sabe-se assim, de forma muito aproximada, quando será a data prevista para a menstruação. Esta ocorrerá cerca de 14 dias após a ovulação. Desta forma, a mulher poderá saber, com bastante exatidão, o  dia previsto para o regresso da menstruação evitando, assim, que a mulher fique muito ansiosa, pensando que está atrasada, quando, na verdade, apenas tinha ovulado mais tarde do que o previsto...
Assim, evitar-se-à muita ansiedade e testes de gravidez negativos - especialmente no caso de mulheres com ciclos irregulares que, muitas vezes, não sabem o dia previsto para o regresso da sua menstruação. 

PROBLEMAS DE FIABILIDADE DO MÉTODO DA TEMPERATURA

A temperatura corporal de uma mulher está sujeita a muitas variações e poderá não ser fácil distinguir a subida da temperatura provocada pela ovulação de outras subidas de temperatura provocadas por: constipações (ou resfriados em Português do Brasil), viagens, bebidas alcoólicas, noites mal dormidas ou até perturbações emocionais... Por esta razão, é desaconselhado o uso deste método, como forma de contracepção em adolescentes.
Reveja também Erros de identificação do período fértil


NOTA: Se não quer engravidar use anticoncepcionais como a pílula ou preservativo.

OUTRAS SUGESTÕES DE LEITURA$type=three$ct=0$ct=hide$c=6$meta=hide$source=random-posts$hide=home

Nome

anticoncepção,2,calculadoras,2,calcular período fértil,13,Caso de Sucesso do Mês,6,conselhos e desabafos,32,dicas 1,5,dicas engravidar,27,doenças,1,dúvidas treinantes,51,é preciso saber que,3,entrevista,17,essenciais,4,estudos,5,fertilidade masculina,12,gravidez e bebês,42,infertilidade,31,Outras sugestões de leitura,98,período fértil,34,
false
ltr
item
Ficar Grávida: TEMPERATURA BASAL
TEMPERATURA BASAL
Verificar a temperatura Basal pode ser muito útil para identificar o período fértil. Quando a temperatura sobe, significa que a ovulação já ocorreu (há cercde 24 a 72 horas antes)
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgMrfvm5XdZy240pNszfV6G-FTCwHN71GeAc_KRchhblNDjmc_YM8YaRBr8BVLMm53jmP12176lIUuoJ2BNvj3RJCo_yuq18EJUZ6AXyreUhgd3wXukBc59TcWOrYWdKw1cR1sjn2wCLzE/s320/MP900409363+%25282%2529quadrada+comprimida.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgMrfvm5XdZy240pNszfV6G-FTCwHN71GeAc_KRchhblNDjmc_YM8YaRBr8BVLMm53jmP12176lIUuoJ2BNvj3RJCo_yuq18EJUZ6AXyreUhgd3wXukBc59TcWOrYWdKw1cR1sjn2wCLzE/s72-c/MP900409363+%25282%2529quadrada+comprimida.jpg
Ficar Grávida
https://www.ficargravida.com/2012/07/temperatura-basal.html
https://www.ficargravida.com/
https://www.ficargravida.com/
https://www.ficargravida.com/2012/07/temperatura-basal.html
true
6803256439446963720
UTF-8
ARTIGO NÃO ENCONTRADO VER TODOS LEIA MAIS Responder Cancelar resposta Apagar Por Início PAGES POSTS Ver todos LEIA TAMBÉM: CATEGORIA ARCHIVE SEARCH TODOS OS ARTIGOS Nenhum artigo encontrado Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy