O óvulo só pode ser fecundado durante 24 horas

É mesmo verdade... O óvulo apenas está disponível para ser fecundado durante algumas horas após a ovulação. 

O óvulo maduro rapidamente perde as suas capacidades reprodutivas

A ovulação é o processo pelo qual o óvulo, depois de amadurecido, sai do ovário. Para que haja uma possibilidade de gravidez o óvulo deve ser fecundado nas primeiras 24 horas após a ovulação. Se não for fecundado, entrará, rapidamente em deterioração e perderá as suas capacidades reprodutivas.
Ou seja, o óvulo só pode ser fecundado apenas durante um dia de todo o  ciclo menstrual!

Isso quer dizer que só podemos engravidar durante 24 horas, no máximo?

Não, isso não quer dizer que só possamos engravidar durante 24 horas. Isto apenas significa que a fecundação só pode ocorrer durante esse período de tempo. 
Confusas? Então, vamos à explicação:
De facto, o óvulo tem uma "vida" curta no que toca a capacidade de gerar uma vida mas os espermatozóides não. 
Já vimos aqui em ficargravida.com que um espermatozóide dura, em média, 3 dias dentro do corpo da mulher; mas a taxa de sobrevivência de alguns espécimes poderá ir até aos 7 dias! 

Ou seja, não podemos saber, com precisão, a hora da ovulação, mas podemos definir o período do ciclo em que ela ocorre - a esse período chamamos de período fértil (para mais informações leia: Período fértil: explicado tim-tim por tim!)

Se a mulher, quando quer engravidar, mantiver relações sexuais regulares durante estes dias (os dias férteis), assegurará a presença de grupos de espermatozóides que estarão à espera que o óvulo saia do ovário, em condições de ser fecundado.
Recomendamos a leitura de:
Ter relações sexuais dia sim, dia não para engravidar

Por isso é que é tão importante definir o período fértil quando e quer engravidar.


Uma mulher que tem relações, em dias, alternados, durante o seu período fértil, está, assim, a assegurar a presença de espermatozóides dentro do seu corpo durante todo o período de tempo em que a ovulação poderá ocorrer. Depois, é só esperar que a fecundação ocorra e que a implantação do óvulo fecundado (nidação) se registe sem problemas.

Reveja:
Fecundação
O que é Nidação? Quais são os sinais?

Cuidados a ter com o método da temperatura para determinar a ovulação

Muitas mulheres tentam identificar a sua ovulação pela alteração da temperatura basal. É um método que pode dar indicações válidas à mulher mas há que ter em atenção algo extremamente importante:
A subida da temperatura não se dá imediatamente após a ovulação mas apenas umas horas depois dela ter ocorrido. Como vimos atrás, o óvulo tem um limite de tempo de vida fértil muito curto depois de sair do ovário. Quando a temperatura sobe, o óvulo já estará em fase de deterioração ou quase entrando nessa fase. Ou seja, quando a mulher se apercebe da subida da temperatura, o óvulo já não está disponível para ser fecundado!
Como já dissemos aqui no artigo Período Fértil, o método da temperatura pode ser um aliado na determinação do período do ciclo em que a ovulação costuma ocorrer. No entanto, não se deve esperar pela subida da temperatura para ter relações sexuais porque quando ela ocorre a ovulação já aconteceu e o óvulo, muito provavelmente, já não estará disponível para ser fecundado (logo já não será possível uma gravidez).
O registo das temperaturas deverá ser uma forma de conseguir um guia para os ciclos menstruais seguintes e não para esse ciclo propriamente dito. Ou seja, verificando os registos de ciclos anteriores, identifica-se qual o dia do ciclo em que a ovulação costuma ocorrer e treina-se 4 dias antes e até 2 dias depois desse dia, em dias alternados.

Você já curtiu o Ficargravida.com no Facebook?

27 comentários:

  1. Ola meu nome é Fernanda tenho 33 anos e a 6 anos tive uma gravidez ectopca e perdi uma das trompas,nunca tomei nada para evitar gravidez não tenho mais aquela clara de ovo como tinha aos meu 14 anos na verdade nem sei qual é meu peiudo fértil
    minha menstruação é super reculada porem sempre vem no dia 1 do mês e veio em novembro e n veio em dezembro posso esta gravida?

    ResponderExcluir
  2. A ausência de menstruação é um dos possíveis sinais de gravidez. Faça um teste com urgÊncia. se de facto estiver grávida já deveria ter iniciado o pré natal!

    ResponderExcluir
  3. Olá, estou com uma dúvida, minha menstruação veio dia 09/06/2013, Tive relação nas datas 16/22/23/29 de Junho. Em qual dessas datas eu engravidei? Fiz minha 1º Ultra no dia 09/10/2013, constatou 17 semanas de gravidez e tempo de amenorreia 17 semanas e 3 dias, a data prevista do parto é 19/03/2014.Espero que possa me ajudar.Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Difícil dizer sem saber o tamanho do seu ciclo... Porque a ovulação depende sempre do tamanho do ciclo da mulher... qualquer uma das 3 primeiras poderia ter sido... A última só se tiveres um ciclo de cerca de 35 dias... Felicidades para o bebê!

      Excluir
  4. OLA! MINHA MENSTRUAÇAO CHEGOU DIA TRINTA,TIVE RELACAO DIA TREZE SEM PRESERVATIVO.EU CORRO RISCO DE ESTAR GRAVIDA?DETALHES MINHA MENSTRUAÇAO DURA UMA SEMANA.OBRIGADO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para saber o seu período fértil, necessito de saber o tamanho do seu ciclo...
      Mas quando a mulher não quer engravidar deve utilizar SEMPRE um preservativo ou outro anticoncepcional! Essas coisas de período fértil não são matemáticas! O ciorpo é uma caixinha de surpresas... Boa sorte

      Excluir
  5. Olá, estou tentando engravidar a apenas 1 mês, tenho 32 anos!!! parei com a pílula ainda no dia 22/01/14 e menstruei no dia 27/01/14... sempre tomei pílula direto, com pausas apenas a cada 5 meses!!! Fiz os calculos e meu período fértil foi lá pelo dia 09/02/14, será que tenho chance de engravidar já no primeiro mês? Estou sentindo umas coisas estranhas, mas não todos os sintomas, tive um pouco de sangramento após o período fértil, tenho dor no bico do seio e banheiro a toda hora!!! Estou ansiosa para fazer o teste, será que aguento mais uns dias??? É precipitado fazer o teste antes de vir a menstruação???
    Obrigada!!!
    Crislaine Junior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Crislaine
      Depois de terminar o AC, por vezes o ciclo demora um pouco a regular (isto é a ficar no mesmo tamanho) mas isso não quer dizer que não se possa engravidar logo! Mas como terminou a pílula em janeiro não dá para fazer contas para verificar o período fértil... Você está a assumir que o seu ciclo tem 28 dias... mas não dá para saber ainda quantos dias tem porque você ainda não teve uma menstruação após um ciclo sem AC. Quanto a sintomas, depois de tanto tempo com Ac tudo parece diferente mesmo. Para além disso, tentante encontra sintomas em todo o lado tal é a vontade de estar grávida), não é verdade? Mas claro que é possível engravidar no primeiro ciclo! Em relação a testes, é difícil dizer quando seria o seu atraso... A não ser que tenhas notado o muco fértil. Se o viste, então conta pelo menos 16 dias após essa data e faz o teste. Boa sorte

      Excluir
    2. Olá.... obrigada pelas informações... fiz o teste hj e deu negativo... mas é bom, pois ainda faltavam alguns exames!!! Vou anotar os dias certos para poder calcular bem certinho meu ciclo... obrigada e abraços... vou continuar na lida.... kkkk
      Crislaine

      Excluir
  6. Olá
    Gostaria muito que você me tirasse uma duvida?! Minha menstruação venho no dia 26/01 e foi no embora no dia 01/02 a partir do dia 01/02 comecei a ater relação sem me prevenir, tive relação quase todos os dias até hoje. Ontem sentir enjoou e vomitei, será que que estou gravida, ou só psicológico ?

    ResponderExcluir
  7. Oi minha menstruação veiio dia 18.02.2014 e foi embora dia 22.02.14 ee tiver relação dia 05.03.2014, posso esta gravida pois quero muito engravida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Júlia
      Isso depende do tamanho do seu ciclo. O ciclo conta-se desde o dia e que vem a menstruação (1º dia de ciclo) até ao dia anterior ao regresso da menstruação seguinte.

      Excluir
  8. bom dia! me ajude,meu ciclo dura 25 dias,começou dia 23 de fevereiro tive relaçao dia 4 de março,posso ter engravidado?

    ResponderExcluir
  9. Para definir o período fértil é preciso saber o tamanho do ciclo menstrual (que vai desde o 1º dia da menstruação até ao dia anterior ao regressa da menstruação seguinte). Consulte os nossos artigos sobre o assunto!

    ResponderExcluir
  10. Olá boa tarde tenho 27 anos e um filho de 11 e quero ter outro bebe minha mestruação e regulada sempre vem no começo do mês em janeiro veio dia 8 em fevereiro tbm mais agora em marco dia 9 qual seria os dias do meu período fértil qual o tamanho do meu ciclo...obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o Tamanho do ciclo conta-se da seguinte forma: desde o 1º dia da menstruação até ao dia anterior ao regresso da menstruação seguinte. Assim, considerando que a sua menstruação veio dia 8/1 e depois regressou no dia 8 o seu ciclo foi de 31 dias nesse ciclo. Mas, no ciclo seguinte, já foi só de 29 dias. Para definir o período fértil convém considerar cerca de 6 datas de menstruação para não haver erros. Faça as contas e utilize depois a regra para ciclos irregulares: http://www.ficargravida.com/2012/05/calcular-ovulacao-ciclos-irregulares.html

      Excluir
  11. Olá. Eu e meu noivo estamos juntos a 6 anos e somos loucos para ter um menininho. Ele diz que quer deixar acontecer. Entao parei com a pilula ha 2 ciclos atras. No ultimo ciclo acabei nao guardando o primeiro dia da menstruação nao sei ao certo mas foi por volta do dia 16 ou dia 18 de fevereirode 2014. Meu ciclo tem geralmente 26 ou 28 dias. Nao sei ao certo pq usava a pilula. Tivemos relaçoes no dia 02, 04 e 05 de março. Ainda nao deu tempo para fazer o exame. Mas me confundo com esse cálculo do dia fértil. Gostaria de saber se coicidentemente tive relacoes no periodo fertil e se tem possibilidade de estar gravida... abracos Gal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se parou de tomar a pílula há pouco tempo o tamanho do ciclo ainda não estabilizou. Não quer dizer que não possa engravidar já: pode sim!! Mas durante uns meses o tamanho do ciclo pode variar um pouco, o que torna mais difícil verificar os dias férteis pelo método do calendário. Sugiro que use testes de ovulação! Boa sorte!
      Para perceber melhor como achar o período fértil: http://www.ficargravida.com/2012/09/periodo-fertil-explicado-detalhadamente.html

      Excluir
  12. Oi. Estou tentando engravidar vai fazer 1 ano em abril. Minha ultima menstruacao foi dia 30/01/2014. Meu ciclo é de 33 dias. Ainda nao menstruei, porem o beta hcg que fiz hj deu negativo (1.2). Estou sentido um dor no lado direito da baarriga, que incomoda bastante. Devo confiar no resultado do exame? Obrigada pela atencao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem casos raros de erros no BEta HCG. Se está com dúvidas, repita o teste ou consulte o seu Ginecologista. É necessário perceber o porquê dessa cólica

      Excluir
  13. Gostari de saber se poso estar gravida deceu no dia 21 parou no dia 24 de fevereiro de 2014 um pouco antes do normal de cinco dias tive relacao no dia 28do mesno depois dia 05 de marco poso estar gravida me ajude pois quero muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com os dados que você me deu, é difícil dizer porque não dá para ver o tamanho do seu ciclo menstruação (que vai do 1º dia da menstruação até ao dia anterior ao regresso da menstruação seguinte). Boa sorte

      Excluir
  14. OLÁ MARGARIDA, MEU CICLO SEMPRE FOI CERTINHO DE 28 DIAS, EU PAREI DE TOMAR AC A UNS DOIS MESES, MAS VOLTEI A TOMAR EM FEVEREIRO, MAS NÃO CONTINUEI, PORQ DECIDI MESMO ENGRAVIDAR, AI DESREGULOU E TIVE MENSTRUAÇÃO 2 VEZES EM MENOS DE UM MÊS....A ÚLTIMA FOI DIA 25-03-2014 MTO ESCURA COR DE BORRA DE CAFÉ,.. PELOS MEUS CÁLCULOS MEU PERIODO FÉRTIL É AMANHÃ DIA 06-04-2014 E HJ NO DIA 04-0402014 ONTEM TIVE RELAÇÃO E ESTOU NA EXPECTATIVA, SERÁ Q TENHO CHANCES MESMO PELO OCORRIDO DE TER DESREGULADO?? UM ABRAÇO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabi

      O seu ciclo era de 28 dias porque é isso que acontece quando se toma ac. com todo o mundo! Se parou há dois meses, é natural que o ciclo demore um pouco a regular. Isso não quer dizer que não posso engravidar já... Pode sim! Mas fica é mais difícil de determinar os dias férteis pelo método da tabelinha. Porque não experimentas usar testes de ovulação? Se continuares com ciclos desregulados após 4 ou 5 meses depois de parar o ac, consulta o seu ginecologista. Mas agora deve ter sido de ter parado o ac.... Boa sorte!

      Excluir
  15. ola margarida me chamo érica e peço que me auxilie se possivel, tomei diane 35 por 7 anos entao terminei a cartela do mes de fevereiro e minha mostra atrassou 12 dai entao veio mais apenas por 3 dias entao fiz uma ultra trans vaginal e descobri ovario policisto e varizes ulterinas e pelvica des de entao nao tomei mais ac e decidi tentar engravidar mesmo sabendo que seria um pouco dificel, a ulta mostra veio dia 24/03 tive relacoes dia 5,6 e 9 oque vc acha posso ter engravidado mesmo com meu problema? detalhe sempre fui regulada meu ciclo por causo ac sempre foi de 28 dias por favor me ajude quero muito ter mais um filho o meu ja ta com7 aninhos obrigada des de ja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erica: o seu ciclo era regular porque tomava ac... é um ciclo 'fabricado pela medicação', entende? é para isso que o ac serve também.Mas sem ac é que dá para ver como é o nosso ciclo.
      Com o seu problema o mais indicado é fazer o tratamento, mesmo porque os ciclos muito provavelmente, são anovulatórios, isto é, não existe ovulação... e sem liberação do óvulo, não há fecundação e, consequentemente, não há gravidez.

      Excluir

Deixe a sua dúvida ou comentário.
Devido ao nº elevado de comentários, não poderei responder a todos!

Os comentários serão moderados, isto é, serão lidos antes de serem publicados.

Não serão publicados comentários que:
- peçam opinião sobre casos clínicos;
- ofendam pessoas ou instituições;
- contenham links;
- com propagando (spam.