O ÓVULO SÓ PODE SER FECUNDADO DURANTE 24 HORAS

O óvulo só está disponível para ser fecundado até 24 horas após a ovulação. Se não for fecundado, rapidamente entra em deterioração. A janela de tempo é pequena e é a capacidade de sobrevivência do espermatozoide que terá um papel fundamental...


É mesmo verdade... O óvulo apenas está disponível para ser fecundado durante algumas horas após a ovulação. 

O ÓVULO MADURO RAPIDAMENTE PERDE AS SUAS CAPACIDADES REPRODUTIVAS 

A ovulação é o processo pelo qual o óvulo, depois de amadurecido, sai do ovário. Para que haja uma possibilidade de gravidez o óvulo deve ser fecundado nas primeiras 24 horas após a ovulação. Se não for fecundado, entrará, rapidamente em deterioração e perderá as suas capacidades reprodutivas.
Ou seja, o óvulo só pode ser fecundado apenas durante um dia de todo o  ciclo menstrual!

ISSO QUER DIZER QUE SÓ PODEMOS ENGRAVIDAR DURANTE 24 HORAS, NO MÁXIMO?

Não, isso não quer dizer que só possamos engravidar durante 24 horas. Isto apenas significa que a fecundação só pode ocorrer durante esse período de tempo. 
Confusas? Então, vamos à explicação:
De facto, o óvulo tem uma "vida" curta no que toca a capacidade de gerar uma vida mas os espermatozóides não. 
Já vimos aqui em ficargravida.com que um espermatozóide dura, em média, 3 dias dentro do corpo da mulher; mas a taxa de sobrevivência de alguns espécimes poderá ir até aos 7 dias! 

Ou seja, não podemos saber, com precisão, a hora da ovulação, mas podemos definir o período do ciclo em que ela ocorre - a esse período chamamos de período fértil (para mais informações leia: Período fértil: explicado tim-tim por tim! e Tutorial: Calcular o período fértil (passo a passo)
[post_ads]
Se a mulher, quando quer engravidar, mantiver relações sexuais regulares durante estes dias (os dias férteis), assegurará a presença de grupos de espermatozóides que estarão à espera que o óvulo saia do ovário, em condições de ser fecundado. Recomendamos a leitura de:
Ter relações sexuais dia sim, dia não para engravidar

Por isso é que é tão importante definir o período fértil quando e quer engravidar. 

Uma mulher que tem relações, em dias, alternados, durante o seu período fértil, está, assim, a assegurar a presença de espermatozóides dentro do seu corpo durante todo o período de tempo em que a ovulação poderá ocorrer. Depois, é só esperar que a fecundação ocorra e que a implantação do óvulo fecundado (nidação) se registe sem problemas.

Reveja:
Fecundação
O que é Nidação? Quais são os sinais?

CUIDADOS A TER COM O MÉTODO DA TEMPERATURA PARA DETERMINAR A OVULAÇÃO 

Muitas mulheres tentam identificar a sua ovulação pela alteração da temperatura basal. É um método que pode dar indicações válidas à mulher mas há que ter em atenção algo extremamente importante:
A subida da temperatura não se dá imediatamente após a ovulação mas apenas umas horas depois dela ter ocorrido. Como vimos atrás, o óvulo tem um limite de tempo de vida fértil muito curto depois de sair do ovário. Quando a temperatura sobe, o óvulo já estará em fase de deterioração ou quase entrando nessa fase. Ou seja, quando a mulher se apercebe da subida da temperatura, o óvulo já não está disponível para ser fecundado!
Como já dissemos aqui no artigo Período Fértil, o método da temperatura pode ser um aliado na determinação do período do ciclo em que a ovulação costuma ocorrer. No entanto, não se deve esperar pela subida da temperatura para ter relações sexuais porque quando ela ocorre a ovulação já aconteceu e o óvulo, muito provavelmente, já não estará disponível para ser fecundado (logo já não será possível uma gravidez).
O registo das temperaturas deverá ser uma forma de conseguir um guia para os ciclos menstruais seguintes e não para esse ciclo propriamente dito. Ou seja, verificando os registos de ciclos anteriores, identifica-se qual o dia do ciclo em que a ovulação costuma ocorrer e treina-se 4 dias antes e até 2 dias depois desse dia, em dias alternados.

OUTRAS SUGESTÕES DE LEITURA$type=three$ct=0$ct=hide$c=6$meta=hide$source=random-posts$hide=home

Nome

anticoncepção,2,calculadoras,2,calcular período fértil,13,Caso de Sucesso do Mês,6,conselhos e desabafos,32,dicas 1,5,dicas engravidar,27,doenças,1,dúvidas treinantes,51,é preciso saber que,3,entrevista,17,essenciais,4,estudos,5,fertilidade masculina,12,gravidez e bebês,42,infertilidade,31,Outras sugestões de leitura,98,período fértil,34,
false
ltr
item
Ficar Grávida: O ÓVULO SÓ PODE SER FECUNDADO DURANTE 24 HORAS
O ÓVULO SÓ PODE SER FECUNDADO DURANTE 24 HORAS
O óvulo só está disponível para ser fecundado até 24 horas após a ovulação. Se não for fecundado, rapidamente entra em deterioração. A janela de tempo é pequena e é a capacidade de sobrevivência do espermatozoide que terá um papel fundamental...
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjOjp9oXzf40wWREbz-Fq37dC8Ty7atSr_wUTMh_UWlIacaSYV_iz9GDCq80KmBJBhrwlim_friQzGZIoBKFCq9A3JckQkDXCfzD0awIyAf45IXwKf86awXusYUZVIFLAxdCO5RjFgsNDE/s1600/Fotolia_4039580_XSquadrada+comprimido.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjOjp9oXzf40wWREbz-Fq37dC8Ty7atSr_wUTMh_UWlIacaSYV_iz9GDCq80KmBJBhrwlim_friQzGZIoBKFCq9A3JckQkDXCfzD0awIyAf45IXwKf86awXusYUZVIFLAxdCO5RjFgsNDE/s72-c/Fotolia_4039580_XSquadrada+comprimido.jpg
Ficar Grávida
https://www.ficargravida.com/2012/06/ovulo-so-dura-24-horas.html
https://www.ficargravida.com/
https://www.ficargravida.com/
https://www.ficargravida.com/2012/06/ovulo-so-dura-24-horas.html
true
6803256439446963720
UTF-8
ARTIGO NÃO ENCONTRADO VER TODOS LEIA MAIS Responder Cancelar resposta Apagar Por Início PAGES POSTS Ver todos LEIA TAMBÉM: CATEGORIA ARCHIVE SEARCH TODOS OS ARTIGOS Nenhum artigo encontrado Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy