QUANDO COMEÇAR A TOMAR ÁCIDO FÓLICO?

Deve inciar-se a toma de ácido cerca de 2 a 3 meses antes de começar a tentar engravidar. Saiba porquê começar tão cedo...

Antes de engravidar e durante a gravidez, os especialistas recomendam que a mulher tome suplementos de ácido fólico, assim como outros suplementos como o iodo (recomendado pela Organização Mundial de Saúde), o zinco e outros (leia mais sobre todos os suplementos a tomar antes de engravidar no artigo Vitaminas pré-concepcionais).
Mas afinal o que é ácido fólico? Porque é que é recomendado tomar mesmo antes de começar a tentar engravidar?


O que é ácido fólico? Porque é necessário o suplemento?

O ácido fólico é uma vitamina do complexo B. Tem um papel fundamental no processo da multiplicação celular, sendo, por isso, muitíssimo importante durante a gravidez (o feto precisa de significativas quantidades devido à intensa multiplicação celular necessária à formação de uma nova vida). 
Os especialistas recomendam que a mulher que está a tentar conceber um filho deve começar a tomar ácido fólico cerca de dois a três meses antes de iniciar as tentativas de concepção. A razão é simples: tomar ácido fólico diminui muito os riscos de má formação do tubo neural no feto. Importa referir aqui que estas mal formações no tubo neural são a segunda causa mais comum de morte perinatal.

Porquê começar a tomar tão cedo, cerca de dois meses antes de inciar as tentativas?

O suplemento de ácido fólico ajuda a diminuir drasticamente as mal formações do tubo neural mas este é formado logo no primeiro mês de gestação, entre a segunda e quarta semana de gravidez. Ora, a mulher só toma conhecimento da sua gravidez quando está grávida de 4 ou 5 semanas, às vezes até mais tarde. Isto significa que, se uma mulher começar a tomar ácido fólico apenas quando descobre  a gravidez, o tubo neural já estará formado... Por esta razão, na consulta pré-concepcional, o médico obstetra recomenda a toma do suplemento desta vitamina dois meses antes de começar a engravidar, de forma a suprir alguma carência que a mãe tenha desta vitamina.
[post_ads]
Recomendamos a leitura de: Consulta pré-concepcional e Preparar a gravidez
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos afirma que uma mulher que inicia a toma do ácido fólico pelo menos um mês antes de engravidar diminui o risco de mal formações no tubo neural entre 50% a 70%!
É uma vitamina muito barata que até pode ser disponibilizada gratuitamente em alguns postos de saúde mas que acarreta grandes benefícios.

Leia também: O ácido fólico ajuda a engravidar?
Vitaminas pré-concepcionais

QUE ALIMENTOS CONTÊM ÁCIDO FÓLICO?

Há muitos alimentos que contêm ácido fólico. No entanto, durante a gravidez, são necessários níveis muito altos da vitamina para suprir as necessidades da mãe e do bebé. Por isso, a alimentação não será, na grande maioria dos casos, fonte suficiente de ácido fólico. Daí a necessidade
do suplemento.
Os alimentos que contêm ácido fólico são, por exemplo: O espinafre, espargos, alface, feijão, cereais, arroz, brócolos, vegetais de folha verde escura, fígado, gema de ovo e citrinos. No entanto, a cozedura em água implica a eliminação da quase totalidade da vitamina. Prefira, sempre que possível, a cozedura ao vapor.
Recomendamos a leitura de Alimentação correta na Gravidez

QUE TIPO DE MAL FORMAÇÕES SE PODE PREVENIR COM O SUPLEMENTO DE ÁCIDO FÓLICO?

Como já foi referido atrás, o ácido fólico previne, essencialmente, mal formações do tubo neural, sendo as mais comuns a espinha bífida, a anencefalia (ausência de cérebro) mas também encefalocele.

ESTOU GRÁVIDA E AINDA NÃO COMECEI A TOMAR ÁCIDO FÓLICO... E AGORA?

Se está grávida e não tomou ainda, incie, assim que possível a toma do suplemento. Ele será necessário ao longo de toda a gravidez para um bom desenvolvimento do bebé. Não se preocupe. Estas mal formações representam apenas uma pequena percentagem de gestações (cerca de 0,2 a 0,4%). Consulte sempre o seu médico e faça um bom acompanhamento pré-natal.

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 1
Loading...
-

OUTRAS SUGESTÕES DE LEITURA$type=three$ct=0$ct=hide$c=6$meta=hide$source=random-posts$hide=home

Nome

anticoncepção,3,calculadoras,5,calcular período fértil,10,Caso de Sucesso do Mês,6,conselhos e desabafos,33,dicas 1,5,dicas engravidar,28,doenças,1,dúvidas treinantes,51,é preciso saber que,3,entrevista,17,essenciais,4,estudos,5,fertilidade masculina,13,gravidez e bebês,42,infertilidade,30,Outras sugestões de leitura,99,período fértil,33,
false
ltr
item
Ficar Grávida: QUANDO COMEÇAR A TOMAR ÁCIDO FÓLICO?
QUANDO COMEÇAR A TOMAR ÁCIDO FÓLICO?
Deve inciar-se a toma de ácido cerca de 2 a 3 meses antes de começar a tentar engravidar. Saiba porquê começar tão cedo...
http://4.bp.blogspot.com/-0Xy-IA_n7t0/UtNDHeRLBOI/AAAAAAAADTA/SUBogW4GUI4/s320/acido+folico.jpg
http://4.bp.blogspot.com/-0Xy-IA_n7t0/UtNDHeRLBOI/AAAAAAAADTA/SUBogW4GUI4/s72-c/acido+folico.jpg
Ficar Grávida
http://www.ficargravida.com/2012/06/suplemento-acido-folico-gravidez.html
http://www.ficargravida.com/
http://www.ficargravida.com/
http://www.ficargravida.com/2012/06/suplemento-acido-folico-gravidez.html
true
6803256439446963720
UTF-8
ARTIGO NÃO ENCONTRADO VER TODOS LEIA MAIS Responder Cancelar resposta Apagar Por Início PAGES POSTS Ver todos LEIA TAMBÉM: CATEGORIA ARCHIVE SEARCH TODOS OS ARTIGOS Nenhum artigo encontrado Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy