Teste de gravidez: quando fazer e como funciona

O que é o teste de gravidez?

Hoje em dia, na farmácia e até mesmo em alguns supermercados, podem comprar-se, facilmente, testes que conseguem identificar uma gravidez com bastante eficácia.

Como é que o teste deteta a gravidez?

Quando uma mulher está grávida, o corpo produz uma hormona (hormônio) chamada Gonadotrofina Coriónica humana (HCG). O teste de gravidez de farmácia simplesmente deteta a presença ou não dessa hormona na urina. Caso o teste detete a hormona o resultado é positivo (gravidez); se não deteta o resultado é negativo.

Quando fazer um teste de gravidez?

O teste deve ser feito com a primeira urina da manhã (pelo menos 6 horas sem urinar) a partir do primeiro dia de atraso menstrual. Muitas marcas de teste de gravidez anunciam conseguir detetar a hormona mesmo antes do atraso menstrual. Mas muitas mulheres têm baixas concentrações de HCG nos primeiros dias de gravidez, pelo que, nessa situação, os resultados poderão não ser rigorosos. Recomendo a leitura de:
Nidação
O que é HCG

Os testes podem dar Falso-negativo?

Sim, os testes podem dar "falso negativo". Se o teste for feito muito precocemente, numa altura em que ainda não seja possível detetar a hormona, o resultado do teste pode ser negativo, mesmo existindo uma gravidez.

Os testes de gravidez podem dar Falso-positivo?

Muito dificilmente os testes de gravidez dão falso positivo. Mas não é impossível; pode ocorrer nas seguintes situações:
  • a mulher está grávida no momento do teste e depois sofre um aborto expontâneo sem se aperceber (é muito parecido com a menstruação, se a gravidez for ainda muito inicial). Nesse caso, o resultado pode ser positivo, na altura do teste e, depois, dar negativo posteriormente.
  • Em casos muito, muito raros, o corpo da mulher pode produzir a hormona HCG mesmo não estando grávida. Neste caso, também pode haver um falso positivo.
  • Em algumas situações de tratamento de infertilidade, pode ser usada uma injeção de HCG pelo que o resultado também pode ser positivo, sem que haja ainda uma gravidez.
  • O mau estado da embalagem (fora da validade ou mal lacrada) do teste pode comprometer o resultado.

2 comentários:

  1. ola tenho 30 anos ha 1 ano que tento engravidar sera que tenho algum problema

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Os especialistas recomendam que, após um de tentativas para engravidar sem sucesso, se deve consultar um especialista em infertilidade para que ambos os membros do casal façam alguns exames de fertilidade.

    ResponderExcluir

Deixe a sua dúvida ou comentário.
Devido ao nº elevado de comentários, não poderei responder a todos!

Os comentários serão moderados, isto é, serão lidos antes de serem publicados.

Não serão publicados comentários que:
- peçam opinião sobre casos clínicos;
- ofendam pessoas ou instituições;
- contenham links;
- com propagando (spam.