Quanto tempo uma mulher demora a engravidar?

Conseguir engravidar rapidamente é o desejo de qualquer mulher quando inicia as suas tentativas para conceber um filho. Mas engravidar, muitas vezes, demora tempo.

Mas afinal quanto tempo uma mulher demora a engravidar?

Não há uma resposta para esta questão... o tempo que uma mulher demora a engravidar depende de muitos factores...
Os especialistas defendem que um casal sem problemas de fertilidade pode demorar até um ano a conseguir conceber um filho (85% dos casais sem problemas de fertilidade conseguem engravidar dentro do 1º ano de tentativas).

Apenas 20 a 30% de probabilidade de conceber um filho a cada ciclo menstrual

É verdade! Cada mulher tem apenas 20 a 30% de probabilidade de engravidar a cada ciclo menstrual... por isso, engravidar pode demorar alguns meses, ainda que não exista qualquer problema de fertilidade com o casal.

O stress é o grande inimigo a combater

O stress é um grande inimigo quando se está a tentar engravidar... aliás, alguns especialistas até recomendam que o casal não faça o controle dos dias férteis, uma vez que isso, para alguns casais, pode ser um fator gerador de muito stress e ansiedade...

Recomendam, nesse caso, que os casais mantenham relações sexuais 3 dias por semana, ao longo de todo o ciclo, de modo a que haja sempre espermatozóides dentro do corpo da mulher à espera do óvulo.
Recomendo a leitura de:


Quais os factores que influenciam o tempo que uma mulher pode demorar a engravidar?

Há muitos factores que influenciam o tempo que uma mulher pode demorar a engravidar: a idade do casal, a alimentação e o estilo de vida do casal, o peso do casal e até a actividade física e profissional do casal.
Recomendo a leitura de:


Quando recorrer a um especialista de infertilidade?

O casal deve recorrer a um especialista de infertilidade quando está há mais de um ano sem conseguir engravidar (ou quando saiba à partida, que há um problema de infertilidade).

Erros na identificação do período fértil

Vários estudos mostram que muitos casais treinam nos dias errados (Erros na identificação do período fértil). Relembramos que a única altura em que a fecundação é possível é no período fértil da mulher (sugerimos a leitura de Calcule o seu período fértil e Como calcular o período fértil no caso de ciclos irregulares). Muitos casais não sabem fazer os cálculos ou acreditam na velha "lenda" que a ovulação é no 14º dia de ciclo... (Saiba mais em Ovulação é no 14º dia ciclo ou não). Por isso é que é tão importante conhecer bem o seu ciclo!

31 comentários:

  1. tenho 38 anos faz 8 anos que tento emgravidar .mais nao tenho sucesso.ja fiz varios emzemes. esta td certo com migo ecom meu marido tbm.
    nao sei mais o que fazer. ajude me por favor.

    ResponderExcluir
  2. Olá

    Não sei o seu nome... Ainda bem que não há problemas de infertilidade... MAs deve ser uma situação desgastante tentar engravidar durante tanto tempo. O stress pode influenciar muito porque pode até impedir a ovulação. Que tal comprar um teste de ovulação de saliva para identificar com precisão a ovulação?
    Sabia que há muitas mulheres que não conseguem engravidar porque "treinam" fora dos dias em que é possível engravidar? Aqui no site encontra muitos artigos para ajudar a identificar o período fértil.
    Boa sorte

    ResponderExcluir
  3. cristhinni tenho39 anos e tenho 3 meninos sera que tenho a chance de ter uma menina e omeu grande sonho beijos e boanoite

    ResponderExcluir
  4. Bem, a partir dos 35 amos as chances de conceber uma menina aumentam muito! Leia: http://www.ficargravida.com/2010/11/probabilidade-maior-de-ter-uma-menina.html

    ResponderExcluir
  5. olá, tenho 26anos, em outubro de 2011engravidei e não sabia pois estava de apenas 1 semana de gestção, na época eu tentava a 9 meses, foi umchoque pra mim pois eu nem sabia ke tinha conseguido o meu milagre,então no fim de semana, me lembro como se fosse hoj, passei toda a madrugada não dormi nem meu marido, mas tbm queria ir ao hospital minha barriga inchou tanto, fikei amarelinha,não imaginei ke fosse tão grave o ke eu tinha,meu diagnóstico veio na madrugada de domingo seria uma gravidez, mas não iria a frente,gravidez ectópica, não tenho mais minha trompa esquerda pois quase morri de hemorragia,foi uma barra, mas bola pra frente ainda kero meu milagre,e seike ele vaichegar, faz 4 meses ke parei com anticoncp, tenho uma histero agendada pra ficar tranquila com relação a outra trompa,mas creio em Deus e sei ke vai dar tudo certo, estou tão anciosa sei ke não é bom,por isso vim aki compartilhat um pouco de minha história e desabafar mesmo... obrigd pelo espaço
    Meu nome é Leili *.*

    ResponderExcluir
  6. Leili
    Muito obrigada pelos elogios! E boa sorte!!

    ResponderExcluir
  7. Faço 38 anos em setembro, e quero mto engravidar em 2013. Todos dizem que a gravidez pra pessoas acima de 35 anos já fica um pouco mais complicada, fico sem saber se já devo parar com o anticoncepcional ou se tomo até janeiro. E fiz um exame rescente que constatou que meu útero está com o tamanho reduzido. Isso dificultária pra conceber a gravidez?

    ResponderExcluir
  8. querida Sirlene:
    De facto, a partir dos 5 anos fica um pouco mais difícil engravidar porque a qualidade dos óvulos começa a diminuir. Mas não é impossível, de todo! Muitas mulheres engravidam após os 35 anos e têm uma gravidez saudável! Se, após 6 meses de tentativas, não conseguir engravidar, consulte um especialista para ter uma ajudinha...
    Após a toma do anti concepcional, por vezes, o ciclo demora um pouco a regular mas isso não quer dizer que não se possa engravidar desde o 1º ciclo. Se ficar mais segura, pode usar outros métodos contraceptivos - o preservativo, por exemplo - até Janeiro e ir analisando o seu ciclo mesntrual, apercebendo-se do muco cervical, quando é o período fértil, ovulação... isso vai ajudar quando quiser engravidar!

    ResponderExcluir
  9. tenho 33 anos tenho uma filha de onze anos parei de tomar anticoncepcional a um ano e não engravidei ainda e tambem tenho muita cólica em meu ciclo mestrual isso pode ser um problema?

    ResponderExcluir
  10. tenho33anos tenho uma filha de onze anos parei de tamar remedio anticomcepsonal a um ano eu tento engravidar e ate agora nada,todo meu ciclo mestrual tenho cólicas terriveis isso pode interferir na gravidez o que eu faço ?

    ResponderExcluir
  11. Olá
    Se já tenta há um ano, convém procurar um GO para que ele verifique se está tudo bem. Só um médico poderá dizer se as cólicas estão relacionadas com um problema ou não.
    Boa sorte

    ResponderExcluir
  12. Estou tentando engravidar faz três meses..sou gordinha e baixinha, t~em algum problema com isso, já ouvi falar muito sobre isso com preconceito, mas minha mãe sempre foi gordinha,e teve 5 filhos bem saudavéis

    ResponderExcluir
  13. 3 meses é muito pouco tempo. É normal demorar até um ano a engravidar. O excesso de peso pode ter um efeito negativo para quem quer engravidar e pode até, em alguns casos implicar ciclos anovulatórios (sem ovulação). NA consulta pré concepcional, o médico deve avaliara situação.

    ResponderExcluir
  14. ola tenho 24 anos e a 1 ano e 3 meses parei de tomar remedios tentando engravidar e até agora nada é normal até quanto tempo.

    ResponderExcluir
  15. Olá

    Cerca de 85% dos casais conseguem engravidar dentro do primeiro ano de tentativas. Depois de um ano de tentativas sem sucesso convém consultar um especialista em infertilidade. É necessário fazer alguns exames aos dois membros do casal.

    ResponderExcluir
  16. Tenho 35 anos e tento engravidar a 4 meses, isso é normal? até quantos meses posso ficar despreocupada? desde já agradeço a resposta.

    ResponderExcluir
  17. É normal sim. A cada ciclo há apenas 30% de hipótese de engravidar. Os especialistas recomendam que o casal deve procurar ajuda especializada após um ano de tentativas. No entanto, a partir dos 35, aconselham apenas a esperar 6 meses; após esse tempo deve-se consultar o médico.

    ResponderExcluir
  18. Oiii, esse assunto acaba comigo. Faz 1 ano e 4 meses que tento mais ate agora não deu certo, ha 3 meses minha mestruacão esta desregulada mais não acho q seja gravidez fico com medo de fazer algum exame e descobrir q não posso ter filho :(
    Me dá um conselho...

    Meu nome é Kauanny

    ResponderExcluir
  19. Kauanny:

    Compreendo o teu receio... Mas, de facto, se ainda não conseguiste engravidar, provavelmente há algum problema sim... ou contigo ou com o teu marido/companheiro. Por isso, não adianta negar a situação nem esconder. Pelo contrário, encara a consulta a um especialista como um rasgo de esperança. Às vezes são pequenas coisas... coisas simples de tratar! Convém que ambos os membros do casal façam testes! Não tenhas medo! são esses testes que te podem dar o filho que tanto queres!
    Fico a torcer por ti
    Margarida

    ResponderExcluir
  20. Oi meu nome é adriely!
    Estou a tres meses se tomar remedio e esse mes minha menstruação esta atrasada a cinco dias, estou ansiosa, porem com medo de fazer o exame e dar negativo! perdi um bebe no começo do ano!!

    ResponderExcluir
  21. Adriely
    Percebo o seu receio!! Mas, se de facto estiver grávida, precisa de consultar um obstetra, para acompanhar a gravidez de forma segura! Coragem!

    ResponderExcluir
  22. oi mim chamo Islane tenho desoito anos tento engravidar a tres e meu companheiro ja tem dois filhos da primeira relação. Ele tem 38 anos sera que esta diferença de idade pode influenciar na demora? desde já agradesco a resposta

    ResponderExcluir
  23. Islane: A diferença de idades não tem influÊncia. Não percebi se está a tentar há 3 meses ou há 3 anos... Se é só há 3 meses, não se preocupe, é normal. Se já tenta há mais de 3 anos, deve consultar um especialista para que ambos possam fazer testes de fertilidade.o facto do seu companheiro já ter filhos não quer dizer que não tenha um problema agora...

    ResponderExcluir
  24. oi tenho 23 anos ando sentindo umas dores esquisitas, colicas leves e mta dores nos seios minha m ta atrasadaja faz uns 5 dias mas desde antes do dia de vir pra mim eu ja estava sentindo essas dores mas ate hoje n parou, n tomo anticoncepcional ja faz 4 meses sera q estou gravida e o pior é q estou com medo de ir no medico pois tenho medo de me desepcionar, pois se eu for vai todo mundo aqui ficar na espectativa gostaria de ir sozinha mas n deixaram

    ResponderExcluir
  25. Tenho 29 anos e tomei anticomcepcional a amis de 5 cinco anos, agora parei de tomar para tentar engravidar, quanto tempo pode demorar para conseguir engravidar.

    ResponderExcluir
  26. ola chamo-me maria tenho 26 anos e gostava de saber o que fazer ....estou a tentar engravidar a um ano e um mês e ainda não consegui gostaria que alguém me dissesse o que fazer ....obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria! Se já estás a tentar engravidar há mais de um ano sem sucesso, deves consultar um especialista em infertilidade. Nessa consulta devem ir os dois membros do casal para fazer testes de fertilidade (mesmo que já tenham filhos de relações anteriores porque o problema pode ser posterior). Boa sorte

      Excluir
    2. ola senhora margarida sou a maria desde já agradeço a sua resposta a minha mensagem , eu já falei com a minha medica e agora vou ir a uma consulta para depois ir encaminhada para um especialista , vamos os dois , e nos não temos filhos anteriores serão os nossos primeiros ....não é fácil pensar que não estamos a conseguir mas esperamos ter ajuda obrigada pela suas palavras

      Excluir
    3. Que corra tudo bem, Maria! Boa sorte

      Excluir
  27. ola faz 5 meses de tentativa sera que vc poderia me dar alguma dica para engravidar mais rapido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Duda
      Tenha relações 3x por semana durante todo o ciclo menstrual...
      Mas não se preocupe! É normal demorara a engravidar! Um casal sem problemas de fertilidade pode demorar cerca de um ano para engravidar porque a cada mês temos só entre 20 a 30% de chance de engravidar!

      Excluir

Deixe a sua dúvida ou comentário.
Devido ao nº elevado de comentários, não poderei responder a todos!

Os comentários serão moderados, isto é, serão lidos antes de serem publicados.

Não serão publicados comentários que:
- peçam opinião sobre casos clínicos;
- ofendam pessoas ou instituições;
- contenham links;
- com propagando (spam.