Calcule o seu período fértil

Como calcular o período fértil?

Calcular o período fértil é algo muito simples...
Não exige muitos cálculos... mas é essencial!
Por isso, você mesma pode fazê-lo, de forma muito mais fiável do que uma calculadora  de ovulação- da net - alguma vez o poderia fazer.

Por isso, pegue em papel e lápis e mãos à obra!

Para os resultados serem mais fiáveis, considere vários ciclos menstruais (por exemplo, os últimos 4 ciclos).

Vai ver que é muito mais simples do que julgava:

  1. Em primeiro lugar, identifique o tamanho do seu ciclo menstrual. Por exemplo: Se a sua menstruação vem ao 27º dia, isso quer dizer que o seu ciclo tem 26 dias de duração (o dia em que chega a menstruação é o primeiro dia do ciclo seguinte). Se a sua menstruação vem ao 35º dia, então isso quer dizer que o seu ciclo tem 34 dias... e assim sucessivamente.
    Para mais informações, consulte: Identificar o tamanho do ciclo menstrual .
  2. Em segundo lugar, subtraia 14 dias ao tamanho total do seu ciclo para obter o dia provável da ovulação.  Por exemplo: se o seu ciclo tem 29 dias faça este cálculo: 29-14=15. Isso quer dizer que a sua ovulação, muito provavelmente, será no 15º dia de ciclo. Se o seu ciclo tem 25 dias, isso quer dizer que a sua ovulação provavelmente será no 11º dia de ciclo (25-14=11). Se o o seu ciclo tem 34 dias isso quer dizer que o dia provável para a sua ovulação é no 20º dia de ciclo (34-14=20).
  3. Em terceiro lugar, comece a treinar cinco dias antes do dia marcado para a ovulação e até três dias depois, em dias alternados (sugiro a leitura de
    Ter relações sexuais dia sim dia não para conseguir engravidar).  Assim, se o seu dia previsto para a ovulação é o 12º dia, deve treinar no 7º, 9º 11º, 13º e 15º dia de ciclo. Se o dia previsto para a sua ovulação é o 19º dia, então deve treinar no 14º, 16º, 18º, 20ºe 22º dias. Desta forma cobre um período mais alargado, antes e depois do dia da ovulação, caso ela não ocorra exactamente no dia previsto (para perceber melhor o porquê destes cálculos consulte Período fértil: explicado tim-tim por tim!). Este período é o seu período fértil. Opta-se por treinar durante todo este período para assegurar que há sempre espermatozoides à espera do óvulo durante esses dias (sugiro a leitura de Quantos dias o espermatozoide sobrevive dentro da mulher?). O dia previsto de ovulação deve ser um dia de descanso porque há mais probabilidade de engravidar no dia anterior à ovulação (30% de hipóteses) do que no próprio dia da ovulação (12% de hipóteses) - leia: O dia da ovulação não é o dia mais fértil.
Para um resumo de informação importante para conseguir engravidar leia:
O que precisa de saber para engravidar

Se o seu ciclo é irregular, veja aqui como pode fazer os cálculos:
Como calcular o seu período fértil no caso de ciclos irregulares
Dicas para ciclos irregulares

Poderá também querer tentar outro método de identificação: Conhece o método de arborização que faz a identificação dos dias férteis pela saliva ou o Método da Temperatura Basal? Leia Método de arborização: identificação dos dias férteis pela saliva e também Temperatura Basal

Experimente fazer o seu teste caseiro de ovulação, super fiável!

Você já curtiu o Ficargravida.com no Facebook?

35 comentários:

  1. Não tomo nenhum tipo de remédio para evitar a gravidez, e o 1° dia da minha última menstruação foi no dia 08/11, então pelo calculo da calculadora fertil meus dias ferteis é de 20/11 a 24/11. E tive relação sem proteção no dia 21/11 exatamente no 14°. Então existe a possíbilidade de eu estar grávida?

    ResponderExcluir
  2. ja faz 2 anos q eu estou casada, eu e meu marido tamos loucos pra ter um bb! já tamos tentando faz 5 mezes, segui os calculos direitinho dessa vez. minha mostra é pra vim dia 04/12, tomara q ñ venha, tou rezando pra isso!

    ResponderExcluir
  3. Boa sorte!!
    Mas considere que, mesmo "treinando" nos dias férteis, há apenas 30% de hipótese de engravidar... Por isso, é que se diz que é normal que um casal demore até um ano a engravidar!

    ResponderExcluir
  4. a minha ultima mestruação foi no dia 17/11 e étoda desregulada mas mesmo assim fiquei com meu namorado dia 28/11 será q estou no meu periodo fertil? corro risco d esta gravida?.

    ResponderExcluir
  5. Sempre que alguém tem relações desprotegidas corre o risco de estar grávida, sim. Mesmo que não esteja no período fértil. Porque nunca sabemos quantos dias os espermatozóides poderão sobreviver. A média são três dias. Mas há casos de 25 e 20 dias de sobrevivência dentro do corpo da mulher. por isso, quando não se quer engravidar, a única forma segura de ter relações é usando preservativo (camisinha) ou um anticoncepcional.

    ResponderExcluir
  6. Já tive dois abortos, e agora quero tentar novamente, minha mestruacao foi dia 07.11.12, quais os melhores dias para tentar? Conhece algum médico bom para me indicar??

    ResponderExcluir
  7. OLá!
    Para calcular o seu período fértil, preciso de saber o tamanho do seu ciclo menstrual (faça as contas desde o 1º dia da menstruação até ao dia anterior ao regresso da menstruação).
    Antes de começar as tentativas convém estar a tomar ácido fólico há, pelo menos, 3 meses. Imagino que um médico esteja a segui-la. É importante que um médico avalie a sua situação.
    Boa sorte

    ResponderExcluir
  8. Olá minha mestruação veio dia 25 de setembro normal. Ja no mês de outubro não veio,desceu somente no dia 07:11,a mestruação durou até dia 12:11 fiz o teste deu negativo,mais minha barriga ta um pouco grande além do normal,parei de tomar o anticoncepcional faz quase dois anos,será que estou perto de engravidar,será um bom sinal o atraso que tive,ja estamos casados a seis anos e somos loucos para ser pais.

    ResponderExcluir
  9. Olá

    O seu ciclo foi de mais de cerca de 43 dias. Ciclos longos não são indício de que a gravidez está perto ou longe. Não tem nada a ver. Mas ciclos acima dos 35 dias são, muitas vezes, sinais de ciclos anovulatórios, isto é, em que não ocorre ovulação. Por isso, é importante consultares um ginecologista para que ele verifique porque é que o ciclo está a ser tão longo.
    Em segundo lugar: depois de um ano de tentativas sem sucesso, é importante consultar um especialista em infertilidade. Se já estão a tentar há dois anos é importante fazerem exames (os dois) para verificar porque é que está a demorar tanto tempo. Às vezes são coisas muito simples de resolver. por isso é importante consultar um médico o quanto antes!

    ResponderExcluir
  10. Oi,o primeiro dia da minha ultima menstruação foi dia 21 de novembro,dia 6 de dezembro eu estou no meu período fértil???

    ResponderExcluir
  11. para identificar o período fértil precisamos de saber o tamanho do ciclo menstrual (isto é quantos dias costumam passar entre o primeiro dia da menstruação e o dia anterior ao regresso da menstruação)...

    ResponderExcluir
  12. Minha menstruação veio dia 13/10/12 , meu dia fértil seria de 25/10 à 29/10 certo? Se eu tiver relação dois antes e dois dia depois do dia fértil teria como eu engravidar?

    ResponderExcluir
  13. Só é possível determinar o período fértil através do tamanho do ciclo menstrual. Teoricamente , é possível engravidar em qualquer altura do ciclo porque há espermatozóides que conseguem sobreviver longos dias dentro do corpo da mulher (há relatos científicos de mais de 15 dias de sobrevivência). Por isso é que quem não quer engravidar deve usar um anticoncepconal SEMPRE.

    ResponderExcluir
  14. Ola, minha menstruaçāo veio dia 21/11 e foi 24/11. Gostaria de saber qual seria meu periodo fertil pois no inicio do mes 11 tomei a pilula do dia seguinte e tive um sangramento logo apos 5 dias. Qual seria o melhor dias p tentar engravidar????Aguardo a resp. Obrigada.

    ResponderExcluir
  15. Para saber os dias férteis, é necessário saber o tamanho normal do ciclo, isto é quantos dias normalmente vão desde o primeiro dia da menstruação até ao dia anterior da menstruação seguinte. VEja o artigo sobre isso:
    http://www.ficargravida.com/2012/09/periodo-fertil-explicado-detalhadamente.html

    ResponderExcluir
  16. Olá! meu ciclo é de 30 dias, minha última menstruação foi dia 21/11 e durou até 24/11,
    treinei nos dias 28/11, 30/11 e 04/12..
    tenho chances de engravidar?
    Voltei a treinar agora, pois tive um aborto espontâneo em junho.
    desde já, obrigada!

    ResponderExcluir
  17. Se o seu ciclo é de 30 dias, a ovulação provavelmente ocorre por volta do 16º dia de ciclo. Logo, se a menstruação veio a 21/11, o teu dia de ovulação será amanhã, dia 6/12. Por isso, se treinou no dia 4/12 tem chances de ter engravidado.
    Mas e que tal treinar amanhã cedo? Boa sorte!

    ResponderExcluir
  18. Oi, meu nome é Ellen, minha ultima menstruação foi no dia 27/10 e durou até o dia 31/10 ... eu e meu namorado tivemos relação no dia 17/11 com camisinha, 10 minutos após ele ter ejaculado pela segunda vez, eu limpei e apenas colocamos e tiramos até a metade uma vez... era pra minha menstruação ter vindo dia 27/11 e hoje ja sao 07/12 e não veio, tenho chances de ter engravidado?
    (dia 02/12) fiz uma prova do concurso, estava muito tensa e anciosa.. tem alguma chance desse atraso ter sido causado por isso?

    ResponderExcluir
  19. Ellen: Sempre que se tem uma relação sexual desprotegida há hipótese de engravidar! Pr isso, faça um teste de gravidez o mais rapidamente possível!
    A ansiedade e o stress podem provocar alterações hormonais, sim. MAs só há uma forma de saber... faz o teste!

    ResponderExcluir
  20. Obrigada, irei fazer o teste, Abraços..

    ResponderExcluir
  21. olá,fiz espermograma e mostrou q tenho mais de 100 milhoes de espermatozoides,só q mesmo assim não consigo engravidar minha mulher,os medicos não me dize nada e a minha mulher tem ciclos menstruais de 29 dias,o que será?

    ResponderExcluir
  22. a cada ciclo, uma mulher tem apenas 30% de hipótese de engravidar. Não sei há quanto tempo estão a tentar mas os médicos dizem que é normal tentar até 1 ano.
    O consumo de bebidas alcoólicas, drogas e tabaco está associado a dificuldades de engravidar.
    Se a sua mulher tem ciclos de 29 dias, então a ovulação ocorrer por volta do 15º dia de ciclo (o 1º dia é o 1º dia da menstruação). Mas pode ocorrer entre o 13 e o 17º dias de ciclo. por isso, devem ter relações desprotegidas do 10º ao 18º dia, dia sim dia não. Nos dias de pausa, não deve ejacular. O casal deve ter relações dia sim dia não para dar tempo para os espermatozóides ficarem fortes o suficiente para conseguirem fazer a viagem até às trompas (tal como qando fez o espermograma teve que ficar de abstinência sexual uns dias, não é verdade?).
    Boa sorte

    ResponderExcluir
  23. A pessoa q tem um ciclo maior que 35 dias pode ser anovulatório como vc disse , e isso pode detctar em uma transvaginal ou em algum outro exame ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser detetado, por exemplo, através de um teste de ovulação.
      Fale com o seu GO.

      Excluir
  24. Tomei anticoncepcional Level por 7 anos,tenho um filho de 7 anos,e tem 4 meses q parei de usar a pílula,pois quero muito meu segundo BB,será q devido ter evitado muito tempo terei dificuldade de engravidar?Meu ciclo é de 28 dias,esse mês meu período fértil foi dia 17,tive relação sexual dia 16 e 18,posso esta gravida?Deus abençoe que sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O uso prolongada da pílula não interfere com a fertilidade da mulher. Pode interferiri é com o tamanho do ciclo.... pode demorar um pouco a regular o tamanho do ciclo. Mas a mulher pode engravidar desde logo! Boa sorte!

      Excluir
  25. oooi, boua tarde nunca tomei anticoncepcional ,minha menstruação chegou no dia 5 e tive relacoes no dia 15 ,e possivel esta gravida ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com os dados que me forneceu não dá para saber o tamanho do ciclo....

      Excluir
  26. Mestruei em 17/03/14 meu dia fértil qual será? e gostaria de tirar uma grande dúvida caso queira tentar uma menina tenho k ter relacao dois dias antes do dia fertil e nao ter mas relacao é ?me fala tbm os dias melhores p ter relacao obrigada por responder.eliane bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para calcular o período fértil é necessário saber o tamanho do ciclo menstrual (que vai desde o 1º dia da menstruação até ao dia anterior ao regresso da menstruação seguinte ). Veja aqui como identificar o tamanho do cilo menstrual: http://www.ficargravida.com/2012/06/tamanho-do-ciclo-menstrual.html

      Excluir
  27. Olá, Minha menstruação veio hoje 24/04/2014, ela dura em cerca de 5 a 6 dias. Quero engravidar !
    Pode me ajudar? preciso saber quando é meu dia fértil? para que eu possa poder me programar.
    Estou tentando engravidar já faz uns 6 meses e, nada ainda. :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lais
      Por favor leia este artigo: http://www.ficargravida.com/2012/09/periodo-fertil-explicado-detalhadamente.html

      Excluir
  28. Oi Margarida...tive minha menstruação dia 27 de outubro até dia 31 de outubro e desde esse dia até hoje que tivemos relações sem proteção nenhuma....posso estar grávida ou ainda vou a tempo de engravidar?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende sempre do tamanho do seu ciclo. Mas relações diarimanet não é a melhor opção para quem quer engravidar. Opte por ter relações dia sim, dia não, durante todo o ciclo, se não consegue perceber bem o seu período fértil! Boa sorte!!

      Excluir

Deixe a sua dúvida ou comentário.
Devido ao nº elevado de comentários, não poderei responder a todos!

Os comentários serão moderados, isto é, serão lidos antes de serem publicados.

Não serão publicados comentários que:
- peçam opinião sobre casos clínicos;
- ofendam pessoas ou instituições;
- contenham links;
- com propagando (spam.