ENTREVISTA AO DR. ROGÉRIO LEÃO SOBRE INFERTILIDADE MASCULINA - 1ª PARTE

Entrevista com Dr. Rogério Leão, especialista em medicina de reprodução, sobre infertilidade masculina.

É uma honra ter como nosso convidado o Dr. Rogério Leão, médico assistente na área de Ginecologia, Obstetrícia e Medicina de Reprodução do IPGO - Centro de Reprodução Humana, uma das clínicas mais conceituadas por seus tratamentos de infertilidade.

O Dr. Rogério teve a amabilidade de aceitar falar um pouco connosco sobre infertilidade masculina e assim acabar com muitas das dúvidas dos nossos leitores sobre esta matéria!



FicarGravida.com (FG):  Dr. Rogério Leão: muito obrigada por ter aceite esta entrevista! A infertilidade masculina está aumentar ou apenas se fala mais no assunto?
Dr. Rogério Leão (DRL): Realmente, hoje em dia os casais buscam mais ajuda para engravidar e com isso acaba-se descobrindo um maior número de homens inférteis. Acredita-se que fatores ambientais como poluição podem também ser prejudiciais e contribuir para o aumento da infertilidade.
FG: Imagino que no contacto com casais que pretendem engravidar, o Dr. Rogério Leão deve observar muitos casos diferentes… Quais são os principais mitos associados à infertilidade masculina?
DRL: Muita gente acha que a maioria dos casos tem como causa problemas ligados à mulher, o que não é verdade. Metade dos casos é masculina e metade feminina., isoladamente ou em conjunto.
Outro ponto importante é que a idade avançada atrapalha não só a fertilidade feminina, mas também a masculina. Entretanto, isso não é tão marcante no homem como na mulher, pois apesar de diminuir, não termina definitivamente como na mulher. Outro ponto é que nem sempre se pode reverter a vasectomia, embora mesmo assim, ainda haja tratamento para engravidar colhendo espermatozoides diretamente do testículo ou do epidídimo (órgão próximo ao testículo que armazena espermatozoides) e fazer uma fertilização in vitro.

FG: Muitas leitoras do ficargravida.com referem sentir grande dificuldade em convencer os seus companheiros a fazer testes de fertilidade. Qual o seu conselho para estas situações?
DRL: Hoje, no Brasil, cerca de 2 milhões de casais requerem assistência para engravidar. A incidência mundial do que chamamos de infertilidade conjugal aproxima-se de 15%, ou seja, um em cada seis casais pode enfrentar este desafio. O homem está envolvido diretamente na causa da infertilidade em até 50% das vezes, de forma exclusiva, ou em associação com um fator feminino. Assim, é algo muito comum e não é vergonha alguma enfrentar esse problema. Além disso, nada tem a ver com virilidade. Outro ponto a ser considerado é que tem tratamento na maioria dos casos e considerando que quanto maior a idade materna, pior os resultados, quanto mais adiar a investigação e tratamento, pior a chance de sucesso.

FG: Porque acha que existe ainda tanta resistência por parte dos homens?
DRL:O grande problema é que grande parte dos homens associa fertilidade com virilidade, o que não tem nada a ver. Ser infértil parece despertar nos homens sentimentos de impotência e menos valia. Além disso, o sonho da maternidade é muito forte em algumas mulheres. Assim, quando o marido descobre que a causa é masculina faz com que sinta muito mal por achar que por culpa dele o sonho de sua mulher está prejudicado. Pelo medo de enfrentar esse problema, muitos homens evitam fazer os testes. Na verdade, pelo medo de ter que encarar que possam ter algum problema.

[post_ads]
FG: É verdade que a varicocele é uma das principais causas de infertilidade masculina? Pode explicar-nos um pouco em que é que consiste exatamente?
DRL: A varicocele é considerada a causa mais comum de infertilidade masculina. Corresponde à dilatação das veias que circundam os testículos, semelhante a varizes. Acredita-se que esta alteração cause aumento da temperatura local prejudicando a produção dos espermatozóides (o calor elevado prejudica a produção). A varicocele ocorre em 15% da população masculina, e é encontrada em 50% dos homens com dificuldade em ter o seu primeiro filho, mas nem sempre tem interferência na fertilidade. A varicocele é classificada em graus de severidade. Somente os graus avançados são responsáveis pela infertilidade e devem ser submetidas a cirurgias para a sua correção. Estudos pós-cirúrgicos da varicocele, concluíram que é possível melhorar a qualidade seminal (concentração espermática, morfologia e motilidade) podendo, algumas vezes, melhorar a taxa de gravidez após a intervenção cirúrgica. As indicações cirúrgicas, entretanto, para melhora da função reprodutiva devem ser criteriosamente analisadas e o paciente deve estar ciente dos possíveis resultados insatisfatórios após a intervenção, uma vez que em alguns casos não existe melhora da concentração e da qualidade dos espermatozoides. Os resultados são melhores em homens mais jovens.
Dr. Rogério Leão

FG: Como se pode diagnosticar a varicocele?
DRL: A varicocele normalmente pode ser diagnosticada pelo exame físico. Alguns casos mais leves somente são percebidos através de exame de ultrassom de bolsa escrotal.

FG: Quais os tratamentos existentes? As taxas de sucesso são altas?
DRL: A varicocele pode ser corrigida por cirurgia. A correção cirúrgica pode reverter as alterações em aproximadamente 65% a 80% dos casos, o que implica numa chance de gravidez 30% a 40% maior. A melhora do espermograma tende a ocorrer em média 5 a 7 meses após a cirurgia, mas a gravidez pode levar mais tempo, entre 10 e 12 meses, em média.



Você já curtiu o Ficargravida.com no Facebook?


OUTRAS SUGESTÕES DE LEITURA$type=three$ct=0$ct=hide$c=6$meta=hide$source=random-posts$hide=home

Nome

anticoncepção,2,calculadoras,2,calcular período fértil,13,Caso de Sucesso do Mês,6,conselhos e desabafos,32,dicas 1,5,dicas engravidar,27,doenças,1,dúvidas treinantes,51,é preciso saber que,3,entrevista,17,essenciais,4,estudos,5,fertilidade masculina,12,gravidez e bebês,42,infertilidade,31,Outras sugestões de leitura,98,período fértil,34,
false
ltr
item
Ficar Grávida: ENTREVISTA AO DR. ROGÉRIO LEÃO SOBRE INFERTILIDADE MASCULINA - 1ª PARTE
ENTREVISTA AO DR. ROGÉRIO LEÃO SOBRE INFERTILIDADE MASCULINA - 1ª PARTE
Entrevista com Dr. Rogério Leão, especialista em medicina de reprodução, sobre infertilidade masculina.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjitBIFzSGRTE5Nvh3ej8IlXqUIO347T25H2F01B2ewreiSpAnYEo8BXmYBgHD71NkXBn-hm2dGNlnN6X4qENHNawjiDKFvPGld5WGVAXSwGAKprJWHu9tEODRIqN25byoCVez5jq-chpM/s1600/Rogerio+Leao+quadrada.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjitBIFzSGRTE5Nvh3ej8IlXqUIO347T25H2F01B2ewreiSpAnYEo8BXmYBgHD71NkXBn-hm2dGNlnN6X4qENHNawjiDKFvPGld5WGVAXSwGAKprJWHu9tEODRIqN25byoCVez5jq-chpM/s72-c/Rogerio+Leao+quadrada.jpg
Ficar Grávida
https://www.ficargravida.com/2014/02/entrevista-dr-rogerio-leao-infertilidade-masculina.html
https://www.ficargravida.com/
https://www.ficargravida.com/
https://www.ficargravida.com/2014/02/entrevista-dr-rogerio-leao-infertilidade-masculina.html
true
6803256439446963720
UTF-8
ARTIGO NÃO ENCONTRADO VER TODOS LEIA MAIS Responder Cancelar resposta Apagar Por Início PAGES POSTS Ver todos LEIA TAMBÉM: CATEGORIA ARCHIVE SEARCH TODOS OS ARTIGOS Nenhum artigo encontrado Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy