ENTREVISTA DRª ROSELI ROSSI, NUTRICIONISTA (PARTE III)

3ª Parte da Entrevista a Dr.ª Roseli Rossi. Assuntos: a influência do inhame na fertilidade, perigo de combinar uxi amarelo com unha de gato quando se tenta engravidar ou está grávida, alimentos para aumentar a fertilidade feminina e masculina, alimentação adequada para treinantes, grávidas e mulheres que estão a amamentar, entre muitos outros assuntos.

(Terceira e última parte da entrevista a Dr.ª Roseli Rossi, nutricionista, directora da Clínica Equilíbrio Nutricional, em São Paulo [Brasil].  É uma longa conversa, rica em informações de grande relevância para treinantes e grávidas como a influência do inhame na fertilidade,  o perigo de combinar uxi amarelo e chá de unha de gato quando se tenta engravidar ou está grávida,  alimentos que aumentam a fertilidade masculina e feminina, alimentação adequada para treinantes, grávidas e mulheres que estão a amamentar, entre muitos outros assuntos...).
Aqui fica o nosso agradecimento à Drª. Roseli Rossi - e também à instituição que dirige, a Clínica Equilíbrio Nutricional - por nos ter concedido esta fabulosa entrevista.

«Leia a 1ª Parte da Entrevista

FICAR GRÁVIDA (FG): Há várias referências online no que diz respeito ao consumo do inhame para  aumentar a fertilidade. Segundo alguns sites, o inhame favorece a libertação de  mais do que um óvulo pelo ovário, aumentando, assim, as hipóteses de engravidar. Qual a sua opinião? 
Dr.ª ROSELI ROSSI (RR): Acredita-se que o consumo regular de inhame estimule a produção de mais de um óvulo por ciclo reprodutivo. Civilizações antigas, como os maias e os astecas, pareciam já saber disto. Eles estimulavam as mulheres a incluir o tubérculo na alimentação para que se tornassem mais férteis. O mesmo era feito em varias regiões da áfrica. Hoje os estudos científicos comprovam: “O PODER DO INHAME EM AUMENTAR A FERTILIDADE VEM DO FITO-HORMÔNIO DIOSGENINA, QUE NO ORGANISMO, É TRANSFORMADO EM OUTRA SUBSTÂNCIA DE NOME COMPLICADO, A DESIDROEPIANDROSTERONA (DHEA)." explica Magali Leonel, pesquisadora do centro de raízes e amidos tropicais da Unesp-Botucatu. 

FG: Existem referências científicas relativamente a este tema? Quais? 
RR: Magali Leonel, pesquisadora do centro de raízes e amidos tropicais da Unesp-Botucatu. Sonia Hirsch, autora do livro Inhame, Editora Corre Cotia. 

FG: Costuma aconselhar as suas pacientes a incluir o inhame nas duas dietas alimentares? 
RR: Sim, pois além de ter estes benefícios é um tubérculo de baixo índice glicêmico que ajuda a regular a liberação de insulina no organismo. Não só o inhame como outros tubérculos, como o cará, a batata doce e a mandioca.  

FG: Nos fóruns de gravidez, fala-se muito do chá de “uxi amarelo” e “unha de gato” e no seu suposto poder no que concerne a limpeza do útero em casos de miomas, por exemplo. Conhece o seu efeito? 
RR: O uxi amarelo, também conhecido como Endopleura uchi ou uxipuçu, é utilizado em forma de uma infusão feita a partir da casca da árvore que deve ser tomada frequentemente durante o dia, seu efeito é o de auxiliar no tratamento de miomas uterinos, infecções urinárias e doenças ligadas a descontroles do ciclo menstrual. Também pode-se utilizar o uxi em forma de cápsulas, geralmente a serem ingeridas a cada doze horas, seguindo orientação médica ou nutricional. Já a unha de gato, também utilizada em forma de chá ou pílulas, é conhecida como antiinflamatório e por alterar o funcionamento do sistema imunológico, diminuindo inchaços e melhorando a capacidade do organismo de combater infecções, tanto virais quanto bacterianas. Devido à presença de antioxidantes na planta, também existe a pesquisa sobre seu efeito no auxilio do tratamento a doenças mais graves, como o câncer [cancro, em Português de Portugal] ou AIDS [SIDA, em Português de Portugal], porém nada conclusivo. 
A combinação destas do uso destas plantas é muito comum, uma vez que o efeito antiinflamatório gerado pela unha de gato auxilia a ação do uxi amarelo em úteros problemáticos.
[post_ads]
Porém o uso desta combinação para engravidar é questionável, por mais que existam relatos de sucesso: o reforço causado no sistema imunológico pela ação da unha de gato pode vir a gerar problemas com o feto, motivo pelo qual não devemos utilizar da planta em grávidas ou mulheres que pretendem engravidar. Obviamente pode-se fazer uso da combinação uxi amarelo e unha de gato para auxiliar algum tratamento uterino e após o termino do tratamento, suspender o uso por um tempo e então tentar engravidar, obviamente que seguindo orientação de um profissional especializado. O efeito de remédios/fitoterapicos varia de pessoas para pessoas, podendo apresentar efeitos colaterais inesperados e não cumprir a função desejada. 

FG: Existem referências científicas sobre a relação destas plantas e a fertilidade? 
RR: Formulário Médico-Farmacêutico de Fitoterapia. José Carlos Tavares Carvalho. Editora Brasilis – 2005. 
Compêndio de Fitoterapia. Magrid Teske, Anny Margaly M. Trentini. Herbarium – Julho 2005. 
Índice Terapêutico Fitoterápico. Ervas Medicinais. 1ª Edição – EPUB. 

FG: Quer acrescentar alguma informação que considere importante? 
Dr.ª Roseli Rossi
RR: Acredito que este assunto foi bem explorado através das respostas, só gostaria de acrescentar que o ideal seria a mulher planejar uma gravidez na idade certa da fertilização, busca sempre uma alimentação saudável e ter um estilo de vida que garanta uma boa qualidade de vida para poder engravidar sem dificuldades e ter um período gestacional tranqüilo propiciando um bom desenvolvimento do bebê e também conduza bem a amamentação pelo menos até os seis primeiros meses de vida do seu filho. 
A maternidade é um dos maiores presentes de Deus, portanto a mulher tem priorizar este momento, respeitar e ter todos os cuidados para poder usufruir ao máximo esta alegria de ser mãe e ter um filho.

São Paulo, 7 de Agosto de 2012

Crédito: 
Dra. Roseli Rossi – Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica Funcional (CRN 2084) 
Clínica Equilíbrio Nutricional 
Tel. (11) 2672-7300 
E-mail: equilibrio@equilibrionutricional.com.br 
Facebook: facebook.com.br/Dra.RoseliRossi 

Nutricionista Dra. Roseli Rossi: CRN 2084 
Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica, Nutrição Esportiva e Fitoterapia aplicada à Nutrição Funcional; 
Formada pelas Faculdades Integradas São Camilo (CRN 2084 /1983); 
Pós Graduada em Planejamento, Organização e Administração de Serviços de Alimentação; 
Autora dos Livros “Saúde & Sabor com Equilíbrio Receitas Infantis” e “Saúde & Sabor com Equilíbrio – Receitas Diet e Light – Volumes I e II”; 
Diretora da Clínica Equilíbrio Nutricional.

OUTRAS SUGESTÕES DE LEITURA$type=three$ct=0$ct=hide$c=6$meta=hide$source=random-posts$hide=home

Nome

anticoncepção,2,calculadoras,2,calcular período fértil,13,Caso de Sucesso do Mês,6,conselhos e desabafos,32,dicas 1,5,dicas engravidar,27,doenças,1,dúvidas treinantes,51,é preciso saber que,3,entrevista,17,essenciais,4,estudos,5,fertilidade masculina,12,gravidez e bebês,42,infertilidade,31,Outras sugestões de leitura,98,período fértil,34,
false
ltr
item
Ficar Grávida: ENTREVISTA DRª ROSELI ROSSI, NUTRICIONISTA (PARTE III)
ENTREVISTA DRª ROSELI ROSSI, NUTRICIONISTA (PARTE III)
3ª Parte da Entrevista a Dr.ª Roseli Rossi. Assuntos: a influência do inhame na fertilidade, perigo de combinar uxi amarelo com unha de gato quando se tenta engravidar ou está grávida, alimentos para aumentar a fertilidade feminina e masculina, alimentação adequada para treinantes, grávidas e mulheres que estão a amamentar, entre muitos outros assuntos.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhzy7o7o0ibIL3GU9Ov7BXb_ZRDzDrLX0wGKYagu4cehXxpJswWLGiWnPv2KsVnip8KawYVib6WcspcJnLtliKa8J6nKbD0dfwktw_pirW0HtBFnOY2MYRb15yxlxNMsyspVY1d3-0j8xA/s320/roseli+rossi_QUADRADA.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhzy7o7o0ibIL3GU9Ov7BXb_ZRDzDrLX0wGKYagu4cehXxpJswWLGiWnPv2KsVnip8KawYVib6WcspcJnLtliKa8J6nKbD0dfwktw_pirW0HtBFnOY2MYRb15yxlxNMsyspVY1d3-0j8xA/s72-c/roseli+rossi_QUADRADA.jpg
Ficar Grávida
https://www.ficargravida.com/2012/08/entrevista-dr.roseli-rossi-3.html
https://www.ficargravida.com/
https://www.ficargravida.com/
https://www.ficargravida.com/2012/08/entrevista-dr.roseli-rossi-3.html
true
6803256439446963720
UTF-8
ARTIGO NÃO ENCONTRADO VER TODOS LEIA MAIS Responder Cancelar resposta Apagar Por Início PAGES POSTS Ver todos LEIA TAMBÉM: CATEGORIA ARCHIVE SEARCH TODOS OS ARTIGOS Nenhum artigo encontrado Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy