DICAS PARA CICLOS IRREGULARES

Ter um ciclo irregular não é o fim do mundo! Existem várias formas para conseguir identificar o período fértil. Veja aqui como!

Ter um ciclo irregular não é o fim do mundo! Mas há mulheres convencidas que, por terem ciclos menstruais irregulares, não podem identificar o seu dia fértil. 
Esta ideia é completamente errada!


Quando se tem um ciclo irregular, há que aprender a conhecer o seu corpo e a identificar os sinais que permitem identificar o período fértil, única altura do ciclo menstrual que permite engravidar.

Para mais informações leia. É possível engravidar fora do período fértil?

TER UM CICLO IRREGULAR NÃO IMPEDE A MULHER DE IDENTIFICAR O PERÍODO FÉRTIL.

Aqui mesmo no ficargravida.com já analisamos várias formas da mulher com um ciclo menstrual irregular identificar o seu período fértil. Experimente uma ou várias formas combinadas.

1- CALCULAR O PERÍODO FÉRTIL

Mesmo tendo ciclos irregulares é possível calcular o período fértil. Para isso, há que considerar o ciclo mais curto e o mais longo dos últimos 6 meses (pelo menos). Ao ciclo mais pequeno deve-se subtrair 17. O resultado representa o dia em que se deve começar a ter relações sexuais para engravidar. Ao ciclo mais longo deve subtrair-se 12. O resultado representará o último dia de treinos. Assim, por exemplo, considerando uma mulher que tenha tido, nos últimos seis meses, como ciclo mais curto um ciclo de 26 dias e, como ciclo mais longo, 31 dias:

26-17= 9
31-12= 19
Esta mulher deve manter relações, em dias alternados, entre o 9º e o 19º dia de ciclo.

Para informações mais detalhadas consulte:

2 - IDENTIFICAR O PERÍODO FÉRTIL ATRAVÉS DA MUDANÇA DE ASPECTO DA SALIVA SECA


Como vimos no artigo Teste caseiro de ovulação é possível realizar em casa um teste de ovulação super fiável. Basta que analise diariamente, através de um daqueles microscópios de brincar, a sua saliva depois de seca. Durante e logo após a menstruação, a saliva tem um aspecto de areias ou cristais soltos. Cerca de 7 dias antes do período fértil o aspecto começa a mudar. 3 a 4 dias antes da ovulação (período fértil) os cristais juntam-se e formam algo parecido com a folha de uma samambaia. Dois dias após a ovulação o aspecto da saliva seca volta ao aspecto de areias soltas.

É um método muito simples mas muito eficaz!
Para mais informações leia: Teste caseiro de ovulação

Se quiser, pode, simplesmente comprar um teste de ovulação (saliva) que utiliza o mesmo princípio: o Método de arborização: identificação do período fértil pela saliva


[post_ads]

3- REGISTAR A TEMPERATURA BASAL

Pode também identificar o seu período fértil através do registo da temperatura basal. A temperatura basal é a temperatura do corpo em absoluto repouso. Deve ser medida de manhã, logo ao acordar, antes mesmo de sentar, falar, beber ou comer algo. Se medir a sua temperatura ao longo de todo o ciclo, poderá verificar quando ocorreu a ovulação: cerca de 24 a 72 horas após a ovulação a temperatura sobe e mantém-se elevada por, pelo menos, 4 dias. Como é que isto pode servir para uma mulher com ciclo irregular? Se fizer o registo ao longo de alguns meses, poderá verificar quando é que a ovulação costuma ocorrer. Então, uns dias antes (cerca de 5 dias antes) deve começar a ter relações com o intuito de conceber um filho. Logo que registe 3 dias consecutivos de subida de temperatura saberá que nesse ciclo já não é possível conceber porque, como vimos no artigo O óvulo só poder ser fecundado durante 24 horas, o óvulo só está disponível para ser fecundado entre 12 a 24 horas após a ovulação. Como a temperatura basal só sobe 24 a 72 horas após a ovulação, sabemos que, após 3 dias consecutivos de temperatura em alta, a ovulação ocorreu há alguns dias atrás; por isso, já não é possível conceber.

Para mais informações sobre este tema, leia: Temperatura Basal

4 - ANALISAR O MUCO CERVICAL

O muco cervical muda de aspecto durante o ciclo. Uns dias antes da ovulação ocorrer, é possível observar o chamado muco clara de ovo, que indica que a ovulação está próxima (período fértil). Este muco é muito aquoso e tem a função de tornar mais fácil a passagem dos espermatozóides. Sendo mais líquido, eles conseguem mover-se melhor e chegar, mais facilmente, às trompas de falópio onde poderão fecundar o óvulo. Este muco é também muito elástico. Atinge a sua máxima elasticidade cerca de 1 dia antes da ovulação. Após a ovulação, o muco torna-se mais espesso e gelatinoso. Por isso, se observar com cuidado as alterações do muco ao longo do ciclo poderá ser capaz de identificar os dias férteis.

Para mais informações, consulte: 

Boa sorte!

OUTRAS SUGESTÕES DE LEITURA$type=three$ct=0$ct=hide$c=6$meta=hide$source=random-posts$hide=home

Nome

anticoncepção,2,calculadoras,2,calcular período fértil,13,Caso de Sucesso do Mês,6,conselhos e desabafos,32,dicas 1,5,dicas engravidar,27,doenças,1,dúvidas treinantes,51,é preciso saber que,3,entrevista,17,essenciais,4,estudos,5,fertilidade masculina,12,gravidez e bebês,42,infertilidade,31,Outras sugestões de leitura,98,período fértil,34,
false
ltr
item
Ficar Grávida: DICAS PARA CICLOS IRREGULARES
DICAS PARA CICLOS IRREGULARES
Ter um ciclo irregular não é o fim do mundo! Existem várias formas para conseguir identificar o período fértil. Veja aqui como!
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEja9Ix7x2vfEXFps-YtcfP4LNybsdzAyVtB4XQ49B4ldhWCwdeLnYjML8GxowTSBFlJ92KP7jEEUXsSBaTGcrZLZaFSwtQ3JmF2_MWmHiVz18NWsfGcjV6xByjNRi-HMMHnUVjVlhwSxYs/s200/MP900442480.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEja9Ix7x2vfEXFps-YtcfP4LNybsdzAyVtB4XQ49B4ldhWCwdeLnYjML8GxowTSBFlJ92KP7jEEUXsSBaTGcrZLZaFSwtQ3JmF2_MWmHiVz18NWsfGcjV6xByjNRi-HMMHnUVjVlhwSxYs/s72-c/MP900442480.jpg
Ficar Grávida
https://www.ficargravida.com/2012/07/dicas-ciclos-irregulares.html
https://www.ficargravida.com/
https://www.ficargravida.com/
https://www.ficargravida.com/2012/07/dicas-ciclos-irregulares.html
true
6803256439446963720
UTF-8
ARTIGO NÃO ENCONTRADO VER TODOS LEIA MAIS Responder Cancelar resposta Apagar Por Início PAGES POSTS Ver todos LEIA TAMBÉM: CATEGORIA ARCHIVE SEARCH TODOS OS ARTIGOS Nenhum artigo encontrado Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy