Ter relações sexuais dia sim, dia não durante o período Fértil para conseguir engravidar

Treinar em dias alternados

Quantas vezes já ouviu dizer que se deve ter relações sexuais em dias alternados (dia sim, dia não) para conseguir engravidar? Muitas, não é? Efectivamente é verdade: se um casal pretende engravidar, deve "treinar" dia sim, dia não, durante o período fértil.

Porquê treinar dia sim dia não?

Há uma informação importante - relativamente à fecundação do óvulo pelos espermatozóides - que deve ter em conta quando treina no seu período fértil. Segundo alguns estudos científicos, depois da ejaculação, os espermatozóides demoram cerca de 30 a 40 minutos a chegar a uma das duas entradas das trompas de Falópio.
Mas os espermatozóides sobrevivem, em média, entre 48 e 72 horas dentro do corpo da mulher (ou seja entre 2 e 3 dias - os mais fortes podem sobreviver 5 ou até 7 dias).

Recomendo a leitura de :
Quantos dias o espermatozóide sobrevive dentro do corpo da mulher?
O óvulo só pode ser fecundado durante 24 horas

Isso quer dizer que, se tiver relações sexuais dois dias antes da ovulação ocorrer, os espermatozóides estarão ainda vivos, dentro do corpo da mulher, à espera do óvulo.
Se a ovulação ocorrer entre 12 a 24 horas antes dos espermatozóides chegarem às trompas, o ó
vulo ainda estará à espera, disponível, na trompa.
Mas, caso a ovulação já tenha ocorrido há mais de 24 horas, o óvulo já estará a degradar-se e a fecundação será impossível.
Assim, mantendo relações sexuais dia sim, dia não, durante o período fértil assegura que haverá sempre espermatozóides à espera do óvulo.

Porque não treinar diariamente?

Muitas mulheres julgam que aumentam as hipóteses de engravidar mantendo relações todos os dias do seu período fértil. Mas esta ideia é completamente errada: manter relações sexuais todos os dias pode implicar menor quantidade de espermatozóides e também menor qualidade.
Para saber mais consulte:  Porque não se deve ter relações todos os dias para conseguir engravidar
Mas importa então perguntar:
Sabe quando é o seu período fértil?
Se quer aprender a calcular o seu período consulte:
Calcule o seu período fértil
Ciclos irregulares: calcular o período fértil

Depois do "treino" é conveniente ficar deitada durante cerca de meia hora com o quadril ligeiramente elevado. Para saber mais leia: Ficar deitada após a relação sexual ajuda a engravidar.
Boa sorte