IDENTIFICAR O TAMANHO DO CICLO MENSTRUAL

Identificar o tamanho do ciclo menstrual parece algo simples mas ainda causa muitos erros de avaliação do período fértil Saiba como contar o seu ciclo corretamente.

UM ERRO MUITO COMUM NA IDENTIFICAÇÃO DO PERÍODO FÉRTIL

Quando uma mulher decide engravidar é importante calcular o período fértil, única altura do ciclo em que é possível engravidar. 
Tabela do Período Fértil

Mas, para conseguir calcular a período fértil, é necessário fornecer, em primeiro lugar, um dado importante: o tamanho do ciclo.

Apesar de ser algo aparentemente simples, este ainda é um fator que causa muitos erros de avaliação do período fértil e que podem induzir algumas mulheres em erro na escolha dos dias em que devem manter relações com o intuito de engravidar.

Por norma, os erros são sempre os mesmos: as mulheres contam mais um dia do que o que deveriam, o que faz com que pensem que a ovulação é um dia mais tarde do que realmente é... ou então, contam apenas os dias entre menstruações.

COMO IDENTIFICAR CORRETAMENTE O TAMANHO DO CICLO

Contar o ciclo é algo que as mulheres devem fazer rotineiramente quando não estão a tomar a pílula, para saber quando virá a menstruação seguinte. O ciclo menstrual começa no primeiro dia de menstruação e vai até ao dia anterior ao regresso da menstruação seguinte. Por exemplo: se a menstruação veio no dia 23 de Julho e, depois regressou no dia 17 de Agosto conta-se assim:

Segunda
Terça
Quarta
Quinta
Sexta
Sábado
Domingo
23 Julho
Dia em que vem a menstruação
1º dia de ciclo


24 Julho

2º dia de Ciclo
25 Julho

3º dia de ciclo
26 Julho

4º dia de ciclo
27 Julho

5º dia de ciclo
28 Julho

6º dia de ciclo
29 Julho

7º dia de ciclo
Segunda
Terça
Quarta
Quinta
Sexta
Sábado
Domingo
30 Julho

8º dia de ciclo
31 Julho

9º dia de ciclo
1 Agosto

10º dia de ciclo
2 Agosto

11º dia de ciclo
3 Agosto

12º dia de ciclo
4 Agosto

13º dia de ciclo
5 Agosto

14º dia de ciclo
Segunda
Terça
Quarta
Quinta
Sexta
Sábado
Domingo
6 Agosto

15º dia de ciclo
7 Agosto

16º dia de ciclo
8 Agosto

17º dia de ciclo
9 Agosto

18º dia de ciclo
10 Agosto

19º dia de ciclo
11 Agosto

20º dia de ciclo
12 Agosto

21º dia de ciclo
Segunda
Terça
Quarta
Quinta
Sexta
Sábado
Domingo
13 Agosto

22º dia de ciclo
14 Agosto

23º dia de ciclo
15 Agosto

24º dia de ciclo
16 Agosto

25º dia de ciclo
17 Agosto
Dia do regresso da menstruação 1º dia do ciclo seguinte
18 Agosto
19 Agosto


[post_ads]
Portanto: é um ciclo de 25 dias. O facto da menstruação regressar ao 26º dia, não significa que o o ciclo tem 26 dias... Porque o dia em que regressa a menstruação é o primeiro dia do ciclo seguinte... Ou seja, neste caso o ciclo menstrual tem 25 dias.
Certo? Ou seja, o dia em que regressa a menstruação já não conta porque é o primeiro dia do ciclo seguinte.
Outro exemplo: se a menstruação vem ao 34º dia, isso não significa que o ciclo tem 34 dias mas sim que tem 33 dias.
É fácil não? É desta forma que devem identificar o tamanho do ciclo.
Veja aqui outros erros comuns:

QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DESTES ERROS?

Para quem conta mais um dia de ciclo do que deveria e treina em dias alternados durante o período fértil, o erro não é grave. Haverá sempre espermatozoides à espera do óvulo (esta é uma das razões porque devemos manter relações dia sim, dia não). 
Mas, aqueles casais que não mantêm relações em dias alternados, por opção ou porque, por razões profissionais - por exemplo - só estão juntos de vez em quando, este pode ser um erro grave. Se escolherem apenas o dia da ovulação para ter relações, poderão estar a escolher uma altura em que a ovulação já ocorreu e em que o óvulo já não está mais disponível para ser fecundado. O óvulo, depois de libertado pelo ovário, só está disponível para ser fecundado entre 12 a 24 horas no máximo (veja: O óvulo só pode ser fecundado durante 24 horas). Portanto, um dia mais tarde pode ser tarde demais...


Para os casais que contam só os dias entre menstruações o erro poderá ser grave se pretendem engravidar porque estarão a retirar ao tamanho do ciclo alguns dias que farão toda a diferença na contagem da ovulação. Por isso, façam bem as contas!

Veja também:

Lembre-se: treine em dias alternados durante todo o  período fértil.
Boa sorte!


OUTRAS SUGESTÕES DE LEITURA$type=three$ct=0$ct=hide$c=6$meta=hide$source=random-posts$hide=home

Nome

anticoncepção,2,calculadoras,2,calcular período fértil,13,Caso de Sucesso do Mês,6,conselhos e desabafos,32,dicas 1,5,dicas engravidar,27,doenças,1,dúvidas treinantes,51,é preciso saber que,3,entrevista,17,essenciais,4,estudos,5,fertilidade masculina,12,gravidez e bebês,42,infertilidade,31,Outras sugestões de leitura,98,período fértil,34,
false
ltr
item
Ficar Grávida: IDENTIFICAR O TAMANHO DO CICLO MENSTRUAL
IDENTIFICAR O TAMANHO DO CICLO MENSTRUAL
Identificar o tamanho do ciclo menstrual parece algo simples mas ainda causa muitos erros de avaliação do período fértil Saiba como contar o seu ciclo corretamente.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgYLXq-3ZvmhwspjDUZZU9-1QUDgqX1wTiSYuNhwsMksU-j-6eyMgGxpGj4LibK6gsqQsL8Zp6bjwob9eT-9F3jlmHyL5upYB8FV-2RlozHlsmxsfwCvrRi5TGIUolUcuMTwl4tpfNi8uY/s1600/24comprimida.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgYLXq-3ZvmhwspjDUZZU9-1QUDgqX1wTiSYuNhwsMksU-j-6eyMgGxpGj4LibK6gsqQsL8Zp6bjwob9eT-9F3jlmHyL5upYB8FV-2RlozHlsmxsfwCvrRi5TGIUolUcuMTwl4tpfNi8uY/s72-c/24comprimida.jpg
Ficar Grávida
https://www.ficargravida.com/2012/06/tamanho-do-ciclo-menstrual.html
https://www.ficargravida.com/
https://www.ficargravida.com/
https://www.ficargravida.com/2012/06/tamanho-do-ciclo-menstrual.html
true
6803256439446963720
UTF-8
ARTIGO NÃO ENCONTRADO VER TODOS LEIA MAIS Responder Cancelar resposta Apagar Por Início PAGES POSTS Ver todos LEIA TAMBÉM: CATEGORIA ARCHIVE SEARCH TODOS OS ARTIGOS Nenhum artigo encontrado Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy