O dia da ovulação não é o dia mais fértil

Sabia que o dia da ovulação não é o dia mais fértil do ciclo, ou seja, não é o dia em que há mais hipóteses de engravidar? Em termos estatísticos, há menos probabilidades de engravidar no dia da ovulação do que nos dias  imediatamente anteriores, ainda que, obviamente, seja um dia fértil.

Confusa? Já vamos às explicações!
Obviamente, a ovulação é fundamental para conseguir engravidar! Sem ovulação, ou seja, sem que o óvulo seja libertado pelo ovário, é impossível haver fecundação e, consequentemente, uma gravidez.
Saber o dia da ovulação continua a ser importante! Só na altura da ovulação é possível engravidar.

Mas vamos aos números para percebermos melhor! Estudos mostram que:
  • 3 dias antes da ovulação há uma probabilidade de engravidar de 15%;
  • 1 a 2 dias antes da ovulação a probabilidade de conseguir uma gravidez é de 30%!
  • No dia da ovulação, a probabilidade de engravidar é de 12%.
Por isso, façam bem as contas!
Sabemos que, quando se pretende engravidar, se deve ter relações sexuais em dias alternados durante o período fértil (ou durante todo o ciclo se não quiser estar a fazer contas ou se tiver dificuldade em determinar o período fértil). Já vimos que fazer a pausa de um dia é importante para que os espermatozóides possam ficar mais fortes. Ejaculações diárias não permitem a produção de espermatozóides tão fortes e ágeis. (Para mais informações leia Ter relações sexuais dia sim dia não durante o período fértil para conseguir engravidar
Mas, se no dia anterior à ovulação a hipótese (a chance, em Português do Brasil) de engravidar é maior, então devemos escolher o dia da ovulação como dia de pausa nesse esquema de relações em dias alternados. 
Por exemplo, se a ovulação está prevista para o 15º dia de ciclo, deve-se ter relações sexuais no 10º, 12º, 14º e 16º dias de ciclo, deixando o dia da ovulação como dia de descanso!
Outro exemplo:
Se uma mulher tiver um ciclo de 25 dias, o dia provável para ocorrer a ovulação é o 11º dia de ciclo. Então, para tentar engravidar, deverá ter relações sexuais no 6º, 8º, 10º e 12º dias de ciclo, deixando assim o dia da ovulação como dia de descanso.

Se não sabe calcular a sua ovulação consulte:

Boa sorte!