É possível engravidar fora do período fértil?

Engravidar fora do período fértil (altura em que ocorre a ovulação) é praticamente impossível...
Para existir uma gravidez é necessário que exista uma fecundação, isto é, tem que ocorrer a fertilização de um óvulo por um espermatozóide. Ora a única altura em que o óvulo está disponível para ser fecundado é no período fértil (e apenas está disponível para ser fertilizado durante cerca de 12 a 24 horas após a ovulação  - leia: O óvulo só pode ser fecundado durante 24 horas). Esta é a regra!
Por isso é tão importante identificar o período fértil corretamente! Há vários artigos aqui no FicarGravida.com que a podem ajudar a calcular os eu período fértil.



Mas em que situações é que é possível engravidar fora do período fértil?

Já todas ouvimos falar de casos em que houve uma gravidez após uma relação que ocorreu fora desse período!! Então, como são possíveis esses caos?
  1. quando a mulher tem uma ovulação provocada por um pico de adrenalina;
  2. quando um espermatozóide consegue sobreviver tempo suficiente para encontrar um óvulo, muitos dias depois da relação ter ocorrido.
A primeira situação não necessita de uma explicação muito aprofundada. O mediático ginecologista Dr. José Bento explicou essa possibilidade num dos programas da Rede Globo 'Bem estar' que foi para o ar a 6/9/2012 (veja o vídeo do programa aqui): algumas mulheres podem ter uma ovulação provocada por uma descarga de adrenalina no organismo (que pode ser causada até pela própria relação sexual). O óvulo liberado por essa ovulação extra - se for fecundado - poderá originar uma gravidez fora do período em que se esperava que ocorresse o chamado período fértil. Esta é a razão porque algumas mulheres engravidam muito facilmente (com um "copo de água", como se diz popularmente). Reveja: Porque é que algumas mulheres engravidam tão facilmente?

A segunda situação necessita de uma análise um pouco mais aprofundada:

Já aqui falámos que os espermatozóides conseguem sobreviver, em média, cerca de 3 dias dentro do corpo da mulher. 
Mas, nesse mesmo artigo, referimos que isto é apenas uma média... Estudos científicos provaram que alguns espermatozóides podem sobreviver até 7 dias dentro do corpo da mulher... No entanto, alguns cirurgiões referem situações em que encontram espermatozóides vivos - dentro das trompas da mulher - 15 a 20 dias após a relação sexual ter ocorrido!
Então, se alguns (raros) espermatozóides têm uma capacidade de sobrevivência tão grande, não é difícil de perceber que uma relação sexual fora do período fértil possa resultar numa gravidez... Basta que o espermatozóide consiga sobreviver durante dias a fio até encontrar um óvulo para fecundar.

É só fazer algumas contas... Por exemplo: se uma relação sexual ocorrer 7 dias antes da ovulação, ainda que esse seja um dia não fértil, poderá haver fecundação 7 dias mais tarde se um espermatozóide conseguir sobreviver durante esse tempo.
Já vimos uma situação parecida no artigo: É possível engravidar menstruada?
Vamos a um exemplo prático para tornar esta análise mais simples: se uma mulher tem um ciclo de 26 dias, isso significa que o dia provável de ovulação é o 12º dia de ciclo. O período fértil será, portanto, do 8º dia ao 14º dia de ciclo (4 dias antes da ovulação e até dois dias depois). Em princípio, se uma mulher quer engravidar, deve manter relações dia sim, dia não, durante este período. Mas suponhamos que esta mulher tem relações sexuais no 6º dia de ciclo, logo após a sua menstruação (ou seja, num dia que não faz parte do seu período fértil). Se um espermatozóide for capaz de sobreviver 7 dias, então a  fecundação  poderá acontecer, mesmo tendo a relação sexual ocorrido fora do período fértil! Neste caso, apesar da relação sexual ter acontecido num dia não fértil, a fecundação ocorreu dentro do período fértil porque o espermatozóide sobreviveu o tempo suficiente para esperar que o óvulo fosse liberado e fertilizou-o!

Obviamente, são mais raros os casos em que um espermatozóide consegue sobreviver 7 ou mais dias. Mas, apesar de não ser muito comum, não é impossível.
Por isso é que os médicos defendem que os métodos naturais (tabelinha, temperatura basal etc) não são métodos confiáveis se a mulher não pretender engravidar! Nestes casos, deve ser considerado um anti-concepcional.

Quer engravidar? Não perca o nosso artigo O que precisa saber para engravidar, com um resumo de tudo o que é importante para  tentante!

Veja também as nossas Dicas para que quem quer engravidar

Curta o Ficargravida.com no Facebook!

32 comentários:

  1. Olá bom dia me chamo Crys,é porque ja parei de tomar anticoncepcional ta quase completando dois anos,ocorre que mês de outubro minha menstruação não desceu, desceu somente dia 07 de novembro, sendo que ela normal desce todo dia 25 de cada mês,fiz o teste deu negativo,será que esse atraso que tive é porque estou quase conseguindi ficar gravida, tenho uma amiga que engravidou com dois anos certinhoos,me responda mandei um outro email mais não tive resposta até mais.

    ResponderExcluir
  2. Olá Crys!

    OS especialistas recomendam que, após 1 ano de tentativas para engravidar sem sucesso, se deve consultar um especialista em infertilidade para que ambos os membros do casal possam fazer alguns exames de fertilidade (para verificar o porquê de estar a demorar tanto tempo). Consulte um especialista ou então consulte o seu ginecologista e peça para ser encaminhada para um especialista.
    MArgarida

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu e o meu namorado fizemos sexo com preservativo só que ele retirou o pénis antes de se vir dentro de mim e demos conta que o preservativo se tinha rompido mas não foi a frente foi a trás..
    Corro riscos de engravidar ?
    fizemos 1 dia depois do periodo ter acabado ou seja não estava no período fértil estou a pensar tomar a pilula do dia seguinte mas o que me aconselha fazer?

    ResponderExcluir
  4. É muito pouco provável... Mas não quer correr riscos, tome a pílula do dia seguinte nas primeiras 72 horas a relação.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite queria que me responde se e possivel engravidar depois de ter mestruado ou seja após 3dias que ocorre o fim da mestruação mesmo usando preservativo

    ResponderExcluir
  6. Olá, sabado passado tive relações sexuais com o meu namorado e ele ejaculou dentro, porém estava na minha pausa de tomar anticoncepcional, estava portanto menstruada (no meu segundo dia). Tomo anticoncepcional já faz mais de 1 ano sem nunca ter parado, voltei a tomar no dia que tive a relacao. Só que 3 dias depois (na segunda) esqueci a pilula por 15 horas. Tomei logo que percebi e continuo agora tomando as outras pilulas no horario normal. Há risco de eu estar grávida? Por favor, me ajude!

    ResponderExcluir
  7. Se a relação foi no 2º dia de menstruação não deve estar grávida.

    Quando se esquece a pílula por mais de 12 horas, não adianta tomar a pílula esquecida. Pode continuar a tomar as restantes mas NESSE CICLO, a pílula já não faz efeito! Cuidado! Use outro método contraceptivo

    ResponderExcluir
  8. Se usou preservativo de modo correto, não se preocupe

    ResponderExcluir
  9. Ola , tenho relaçoes sexuais com meu namorado todo dia pelo menos 4 vzs ao dia e nunca usamos preservativo e nem tomo remedio e a maioria das vezes ejacula dentro de mim ,mais calculamos o periodo fertil e um dia antes paramos pelos 4 dias , esse mês me senti estranha , vou ao banheiro a cada 10 minutos e sinto pontadas no pé da barriga , dentre outros.. Mais a minha menstruaçao nao atrazou ainda faltan 5 dias , mais a duvida me mata ... Oqe acha , podem me dizer se corro o risco de estar gravida ?

    ResponderExcluir
  10. Sempre que há uma relação sexual desprotegida há risco de engravidar. Se não quer engravidar, o método da tabelinha não é seguro. Porque os espermatozóides podem sobreviver muito mais do que 5 dias...
    Se não quer engravidar e tem uma relação estável porque não usam a pílula?

    ResponderExcluir
  11. olá..tive a minha ultima mestruação a 7/12 tive relaões sexuais alguns dias após ter acabado,haverá alguma possibilidade de estar gravida visto que tenho tido dores nos rins e tipo na barriga?será cedo para ter algum sintoma?tenho algum corrimento também..já tomei uma caixa de folicil sera necessario continuar a tomar ou havera algum problema em tomar até ficar gravida???

    ResponderExcluir
  12. Se teve relações desprotegidas uns dias após a menstruação ter terminado sim, é possível que esteja grávida. Mas é muito cedo para sintomas. Deve tomar ácido fólico até conseguir engravidar. Depois o seu ginecologista dirá se continua ou não ou se acrescenta outras vitaminas e minerais.

    ResponderExcluir
  13. ola bom dia tiver relações esse mes inteiro de dezembro sem camisinha ai dia 27 veio minha mestruação normal com bastante sangue no primeiro e segundo dia ai depois começou a diminuir o fluxo e chegou ate para dia 29 e dia 30 31 e 1 de janeiro veio so akele final sera que posso esta gravida sendo tbm que tive relação dia 31 e dia 1 de janeiro.....

    ResponderExcluir
  14. ola,tive relações com meu namorado com camisinha,mais depois que ele gozou retirou a camisinha e depois de 2 horas tivemos outra relação sem camisinha,meu ultimo dia de mestruação foi dia 15/12/12,foi muito rapido mais tenho dúvidas,tem algum risco de estar gravida??? OBS:por favor me responde o mais rápido possivel! OBG bjbj

    ResponderExcluir
  15. SE teve relações no final da menstruação dificilmente estará gráviad... MAs não é impossível!

    ResponderExcluir
  16. Sempre que há relações desprotegidas, há chance de uma gravidez....

    ResponderExcluir
  17. E se a relação ocorrer após o período fértil é possível engravidar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é quase impossível...
      Para ser possível teria que haver uma segunda ovulação e esses casos são muito, muito raros (quase inexpressivos).

      Excluir
  18. Olá boa noite, tive relação sexual com meu namorado 4 dias após meu período fértil. E já tem estou com minha menstruação 9 dias atrasada. Há possibilidade de estar grávida? Obrigada desde já. Jacqueline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jacque

      Sempre que há uma relação desprotegida, existe a possibilidade de gravidez...
      quem sabe o teu período fértil foi um pouco mais tarde este mês...
      Faz um teste de gravidez!
      Boa sorte!

      Excluir
  19. Olá margarida sou mãe de um pequena de 3 anos ,eu tenho a mestruaçao irregular nunca vem no mes certo ,no meu de dezembro minha mestrução se nao me falha veio no dia 5 ,ja no mes de janeiro minha mestrução veio no dia 01 e esse mes de fevereiro ainda não veio,e eu entre os dia 12 de fev começou a descer o muco eu eu tive relação com meu marido sem proteção no dia 13 e no dia 16 e eu desejo muitoter meu segundo filho vc pode me ajudar .e eu sera que tenho possibilidade de estar gravida ..pois o muco ja ta com 3 dias que o muco desapareceu e minha mestruação ainda nao deceu..pois ela e irregular mais todo mes desce sem problemas..me ajude por favor ..me chamo luziane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luziane
      O muco fértil (transparente e aquoso) surge antes da ovulação. Se você treinou nos dias 13 e 16, ótimo. Mas agora vai ter que esperar... Após a ovulação,normalmente são 14 dias até à data da menstruação... (mas podem ser entre 12 e 16 dias)... Por isso, só vai dar para fazer o teste lá para o dia 26 ou 27 de Fevereiro... Boa sorte! se, por acaso, a menstruação vier, convém consultar um ginecologista para verificar essa irregularidade menstrual, ok?

      Excluir
  20. oi tive relaçao sem camisinha e nao esto tomado remedio e nao sei se estava no periodo fertil sera ki posso esta gravida ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre que há uma relação desprotegida há hipótese de uma gravidez. se não quer engravidar use anticoncepcional!

      Excluir
  21. Ola! Boa tarde, meu ciclo é 28 dias, menstruei dia 15/02 e dia 23/02 tive relacoes. Ha possibilidades de ter engravidado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é pequena mas existe, sim. A sua ovulação deve ocorrer entre o 12º e o 16º dia de ciclo mas é mais provável que tenha ocorrido no 14º dia . Você teve relações no 9º dia... Se o espermatozóide sobreviver até à ovulação.há uma chance. Boa sorte

      Excluir
  22. Olá tive relação sexual sem camisinha uns 3, 4 dias antes do meu período fértil e minha menstruação é desregulada. Será que é possível ocorrer uma gravidez ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valerie! Se a sua menstruação é desregulada como sabes quando é o teu período fértil? Fizeste testes de ovulação? Viste muco?

      Excluir
  23. Tive relaçao sexual dia 02/11/13 sem camisinha com meu ex namorado, depois dia 10/11/13 com o atual com camisinha, dia 11 menstruei a durou ate o dia 16/11 no dia 28/12 teste de gravidez positivo no dia da ultrasom a idade gestacional do feto era de 11 semanas o que calculando dava dia 23/11 como posso ter engravidado? E o pai, quem é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se menstruaste dia 11/11, então é porque não ocorreu gravidez anteriormente. Em que dia fizeste o ultra som?

      Excluir
  24. Tive relação 3 dias antes da data prevista para a menstruação. Depois percebi que havia esquecido de tomar a pilula e nao tomei as outras 2 que restavam. Meu ciclo eh regular. Minha menstruação esta atrasada ha 20 dias. Posso estar gravida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giih: mesmo usando pílula, não há 100% de certeza de não engravidar. Faça um teste de gravidez porque se estiver grávida deve começar o pré-natal rapidamente!

      Excluir

Deixe a sua dúvida ou comentário.
Devido ao nº elevado de comentários, não poderei responder a todos!

Os comentários serão moderados, isto é, serão lidos antes de serem publicados.

Não serão publicados comentários que:
- peçam opinião sobre casos clínicos;
- ofendam pessoas ou instituições;
- contenham links;
- com propagando (spam.