Nidação

O que é nidação?

Esta é uma dúvida muito frequente entre as mulheres que pretendem engravidar. Nos fóruns sobre gravidez esta palavra impera entre os posts.

Mas afinal o que é nidação?

A nidação é, simplesmente, o processo pelo qual o óvulo se implanta, ou seja, se fixa, no endométrio (membrana mucosa que reveste a parede uterina), dentro do útero.

Implantação do óvulo no útero

O óvulo, depois de ser fertilizado pelo espermatozóide nas trompas de falópio, inicia a sua viagem até ao útero (saiba mais lendo o artigo Fecundação). Esta viagem faz-se muito lentamente enquanto o endométrio  se torna mais espesso.
Como já vimos em O que é HCG? o próprio óvulo começa a produzir a hormona HCG para evitar que haja menstruação, evitando, assim também, que o endométrio páre de crescer.
Ao chegar ao útero, o óvulo "encosta-se à parede uterina e alimenta-se, literalmente, das células do endométrio; por esta razão, vai-se afundando na parede do útero, ao mesmo tempo que é envolvido por outras células do endométrio que, entretanto, se desenvolveram. A este processo chamamos de Nidação.
A partir deste momento o óvulo está implantado e começa a formação da placenta, do cordão umbilical e do saco amniótico. 

Nidação e sangramento

A nidação ocorre cerca de 5 a 15 dias depois da fecundação. Durante este processo de "digestao" das células do endométrio, é possível que se soltem algumas células do endométrio, o que pode dar origem a um pequeno sangramento, muito leve. Mas isto nem sempre acontece e, quando acontece, nem sempre é detetável. Por isso, se está a tentar engravidar, não procure por sinais da nidação. Isso só vai deixá-la mais ansiosa - o que não é nada bom quando se tenta engravidar. 

Começa a formação do seu bebé! Recomendamos a leitura de:

6 comentários:

  1. acho que estou passando por esse processo de nidação...

    ResponderExcluir
  2. estou no 3 dia após a implantação dos embriões fiz fertilização e hoje comecei a sentir uma cólica leve estou preocupada será que é a nidaçõa obrigado

    ResponderExcluir
  3. É melhor falar com o médico que está a seguir! Nestes casos, deve-se ser cauteloso.

    ResponderExcluir
  4. Olá, eu estou na metade da cartela do meu anticoncepcional(yasmim) e há 3 dias começou a aparecer um ''corrimento'' caremelo bem fraquinho. (nunca tive antes)Pode ser nidação? Agora o que é melhor fazer? Ainda restam 8 pílulas e estou suspeitando de gravidez pois esqueci de tomar 1 comprimido e sinto meus seios doloridos. Eu paro de tomar o anticoncepcional? Um teste de gravidez agora daria falso negativo? Preciso de ajuda. Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Falhar uma toma da pílula retira o efeito da pílula para todo o mês! Sim, há possibilidade de estar grávida. Tome a pílula até ao fim e espere pela menstruação.
    Como demorei a responder, faltam agora cerca de 4 pílulas... ainda é cedo para um teste.

    ResponderExcluir
  6. Olá. Recomecei a tomar a pílula e 7 dias depois tive relações sem preservativo 21/12. No dia 25/12, tive um pequeno sangramento q só se mostrava quando eu me limpava, bem fraquinho. Durou três dias. 1 semana depois estou a sentir muito sono, enjoo e um mal humor da peste. Posso estar grávida? Não fiz o exame pq ainda é cedo. Estou muito ansiosa...

    ResponderExcluir

Deixe a sua dúvida ou comentário.
Devido ao nº elevado de comentários, não poderei responder a todos!

Os comentários serão moderados, isto é, serão lidos antes de serem publicados.

Não serão publicados comentários que:
- peçam opinião sobre casos clínicos;
- ofendam pessoas ou instituições;
- contenham links;
- com propagando (spam.