o que é o óvulo?


O que é o óvulo?

Muitas mulheres deixam esta questão "o que é o óvulo?".
Querer perceber tudo sobre a fertilidade é um processo natural quando se está a tentar engravidar. Assim aqui fica uma explicação simples para dar resposta à tão repetida questão "o que é o óvulo"...
O óvulo é a célula sexual feminina e tem a função reprodutora (se for fecundada por um espermatozoide dá origem a um embrião). É bastante grande comparada com a maioria das células do corpo humano e bem maior do que o espermatozoide (lembram-se daquelas fotos em que se vê milhares de espermatozoides em cima do óvulo tentando entrar para conseguir fecundá-lo?).
O óvulo tem uma forma esférica e é formado por um núcleo, citoplasma e células foliculares.

A mulher nasce com 450 000 óvulos

Uma mulher nasce com cerca de 450 000 óvulos que começarão a ser libertados, a cada ciclo menstrual, na adolescência. A cada ciclo, o óvulo é libertado do ovário e transportado ao longo das trompas de Falópio em direção ao útero.  O óvulo estará apenas disponível para ser fecundado entre 12 a 24 horas (Veja: O óvulo só pode ser fecundado durante 24 horas). Nas trompas, poderá ser fecundado por um espermatozoide. Quando isso acontece, fundem-se os dois núcleos (o do óvulo com o do espermatozoide) e gera-se o zigoto(para mais informações leia O que é o HCG?)que dará origem, por mais alguns processos, ao feto e à placenta .
Recomendo a leitura de:

Fecundação
Quanto dias sobrevive o espermatozoide dentro do corpo da mulher?


A viagem do óvulo até ao útero

A viagem do óvulo fertilizado até ao útero demora cerca de 5 dias.
Quando é fertilizado, o óvulo permanece no útero (recomendo a leitura de Nidação). Quando não é, o óvulo é eliminado, assim como todo o revestimento interno da parede do útero (e surge a menstruação que não é mais do que uma limpeza de células para que o útero possa estar preparado para o ciclo seguinte e para uma eventual gravidez).

Agora é só seguir as nossas Dicas para conseguir engravidar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua dúvida ou comentário.
Devido ao nº elevado de comentários, não poderei responder a todos!

Os comentários serão moderados, isto é, serão lidos antes de serem publicados.

Não serão publicados comentários que:
- peçam opinião sobre casos clínicos;
- ofendam pessoas ou instituições;
- contenham links;
- com propagando (spam.