É POSSÍVEL ENGRAVIDAR FORA DO PERÍODO FÉRTIL?

É possível engravidar fora do período fértil? A resposta a esta questão é aparentemente 'Não, não é possível'. Mas alguns especialistas alertam: 'É muito difícil mas não é impossível...' Veja aqui a explicação!

Engravidar fora do período fértil (altura em que ocorre a ovulação) é possível?
Para existir uma gravidez é necessário que exista uma fecundação, isto é, tem que ocorrer a fertilização de um óvulo por um espermatozóide. Ora a única altura em que o óvulo está disponível para ser fecundado é no período fértil (e apenas está disponível para ser fertilizado durante cerca de 12 a 24 horas após a ovulação  - leia: O óvulo só pode ser fecundado durante 24 horas). Esta é a regra!

Por isso é tão importante identificar o período fértil corretamente! Há vários artigos aqui no FicarGravida.com que a podem ajudar a calcular o seu período fértil.


EM QUE SITUAÇÕES É POSSÍVEL ENGRAVIDAR FORA DO PERÍODO FÉRTIL?

Já todas ouvimos falar de casos em que houve uma gravidez após uma relação que ocorreu fora desse período!! Então, como são possíveis esses caos?
  1. quando a mulher tem uma ovulação provocada por um pico de adrenalina;
  2. quando um espermatozóide consegue sobreviver tempo suficiente para encontrar um óvulo, muitos dias depois da relação ter ocorrido.
A primeira situação não necessita de uma explicação muito aprofundada.
O mediático ginecologista Dr. José Bento explicou essa possibilidade num dos programas da Rede Globo 'Bem estar' que foi para o ar a 6/9/2012 (veja o vídeo do programa aqui): algumas mulheres podem ter uma ovulação provocada por uma descarga de adrenalina no organismo (que pode ser causada até pela própria relação sexual). O óvulo liberado por essa ovulação extra - se for fecundado - poderá originar uma gravidez fora do período em que se esperava que ocorresse o chamado período fértil. Esta é a razão porque algumas mulheres engravidam muito facilmente (com um "copo de água", como se diz popularmente). Reveja: Porque é que algumas mulheres engravidam tão facilmente?

A segunda situação necessita de uma análise um pouco mais aprofundada:

[post_ads]
Já aqui falámos que os espermatozóides conseguem sobreviver, em média, cerca de 3 dias dentro do corpo da mulher. 
Mas, nesse mesmo artigo, referimos que isto é apenas uma média... Estudos científicos provaram que alguns espermatozóides podem sobreviver até 7 dias dentro do corpo da mulher... No entanto, alguns cirurgiões referem situações em que encontram espermatozóides vivos - dentro das trompas da mulher - 15 a 20 dias após a relação sexual ter ocorrido!
Então, se alguns (raros) espermatozoides têm uma capacidade de sobrevivência tão grande, não é difícil de perceber que uma relação sexual fora do período fértil possa resultar numa gravidez... Basta que o espermatozóide consiga sobreviver durante dias a fio até encontrar um óvulo para fecundar.

É só fazer algumas contas... Por exemplo: se uma relação sexual ocorrer 7 dias antes da ovulação, ainda que esse seja um dia não fértil, poderá haver fecundação 7 dias mais tarde se um espermatozóide conseguir sobreviver durante esse tempo.
Já vimos uma situação parecida no artigo: É possível engravidar menstruada?
Vamos a um exemplo prático para tornar esta análise mais simples: se uma mulher tem um ciclo de 26 dias, isso significa que o dia provável de ovulação é o 12º dia de ciclo. O período fértil será, portanto, do 8º dia ao 14º dia de ciclo (4 dias antes da ovulação e até dois dias depois). Em princípio, se uma mulher quer engravidar, deve manter relações dia sim, dia não, durante este período. Mas suponhamos que esta mulher tem relações sexuais no 6º dia de ciclo, logo após a sua menstruação (ou seja, num dia que não faz parte do seu período fértil). Se um espermatozóide for capaz de sobreviver 7 dias, então a  fecundação  poderá acontecer, mesmo tendo a relação sexual ocorrido fora do período fértil! Neste caso, apesar da relação sexual ter acontecido num dia não fértil, a fecundação ocorreu dentro do período fértil porque o espermatozóide sobreviveu o tempo suficiente para esperar que o óvulo fosse liberado e fertilizou-o!

Obviamente, são mais raros os casos em que um espermatozóide consegue sobreviver 7 ou mais dias. Mas, apesar de não ser muito comum, não é impossível.
Por isso é que os médicos defendem que os métodos naturais (tabelinha, temperatura basal etc) não são métodos confiáveis se a mulher não pretender engravidar! Nestes casos, deve ser considerado um anti-concepcional.
Para mais informações leia: Não quer engravidar? Então não use métodos de cálculo de ovulação!

Quer engravidar? Não perca o nosso artigo O que precisa saber para engravidar, com um resumo de tudo o que é importante para  tentante!

Veja também as nossas Dicas para que quem quer engravidar

OUTRAS SUGESTÕES DE LEITURA$type=three$ct=0$ct=hide$c=6$meta=hide$source=random-posts$hide=home

Nome

anticoncepção,2,calculadoras,2,calcular período fértil,13,Caso de Sucesso do Mês,6,conselhos e desabafos,32,dicas 1,5,dicas engravidar,27,doenças,1,dúvidas treinantes,51,é preciso saber que,3,entrevista,17,essenciais,4,estudos,5,fertilidade masculina,12,gravidez e bebês,42,infertilidade,31,Outras sugestões de leitura,98,período fértil,34,
false
ltr
item
Ficar Grávida: É POSSÍVEL ENGRAVIDAR FORA DO PERÍODO FÉRTIL?
É POSSÍVEL ENGRAVIDAR FORA DO PERÍODO FÉRTIL?
É possível engravidar fora do período fértil? A resposta a esta questão é aparentemente 'Não, não é possível'. Mas alguns especialistas alertam: 'É muito difícil mas não é impossível...' Veja aqui a explicação!
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgRbYNUkqBX0zoweVKtA-3I5k3KVlYOEOCA4O2Fx8nAbiC9Qsxd_X5Um8Xgpmu_gFfRREgfhiLQ0aroribTXpl472oRST-_8Qs1O4mncSuDpJVvJvSyshpe9Qh29N0bck-iwARGW-jNtzY/s1600/Fotolia_37977579_XS320+comprimida.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgRbYNUkqBX0zoweVKtA-3I5k3KVlYOEOCA4O2Fx8nAbiC9Qsxd_X5Um8Xgpmu_gFfRREgfhiLQ0aroribTXpl472oRST-_8Qs1O4mncSuDpJVvJvSyshpe9Qh29N0bck-iwARGW-jNtzY/s72-c/Fotolia_37977579_XS320+comprimida.jpg
Ficar Grávida
https://www.ficargravida.com/2012/06/engravidar-fora-periodo-fertil.html
https://www.ficargravida.com/
https://www.ficargravida.com/
https://www.ficargravida.com/2012/06/engravidar-fora-periodo-fertil.html
true
6803256439446963720
UTF-8
ARTIGO NÃO ENCONTRADO VER TODOS LEIA MAIS Responder Cancelar resposta Apagar Por Início PAGES POSTS Ver todos LEIA TAMBÉM: CATEGORIA ARCHIVE SEARCH TODOS OS ARTIGOS Nenhum artigo encontrado Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy