FECUNDAÇÃO

O que é a fecundação? Como se processa a fertilização do óvulo?

Antes de ocorrer a ovulação, cerca de 3 ou 4 dias antes, a passagem da vagina para o útero enche-se de um muco transparente e aquoso, a que chamamos normalmente de muco ovulatório ou fértil. O objetivo é tornar a “viagem” dos espermatozoides rumo às trompas mais fácil. Não podemos esquecer que os espermatozoides nadam… por isso, este muco - que, nesta altura, é muito mais líquido do que no resto do ciclo - facilita a sua deslocação.
É por isso que devemos ter em atenção o aspeto do muco vaginal durante o ciclo menstrual quando tentamos engravidar (ver artigo sobre o muco aqui).
Os espermatozóides dirigem-se para as trompas de Falópio, passando primeiro pelo útero. É nas trompas que ocorre a fecundação (depois de fecundado é que o óvulo vai para o útero).
Só alguns milhares de espermatozoides chegam às trompas (os mais fortes). A maioria morre pelo caminho…
Apenas um espermatozoide consegue unir-se ao óvulo. Alguns especialistas acreditam que o espermatozoide escolhido é aquele que for mais apto a gerar um bebé saudável e não necessariamente o mais rápido. 

Quando se devem ter relações sexuais quando se pretende engravidar?

Segundo alguns estudos científicos, os espermatozoides demoram cerca de 30 a 40 minutos a chegar a uma das duas entradas das trompas de Falópio. Por isso, se tiver relações sexuais dois dias (ou 3) antes da ovulação ocorrer, os espermatozoides estarão vivos, à espera do óvulo.
[post_ads]
(Sugiro
Quantos dias sobrevive um espermatozóide dentro do corpo da mulher?). Se a ovulação ocorrer até 24 horas antes dos espermatozoides chegarem às trompas o óvulo ainda está à espera, disponível, na trompa. Mas, se a ovulação já tiver ocorrido há mais de 24 horas, o óvulo já estará a degradar-se e a fertilização será impossível.
Recomendao a leitura de: O óvulo só pode ser fecundado durante 24 horas
Por isso é que se diz que se deve ter relações sexuais dia sim, dia não durante o período fértil (de modo a que existam sempre espermatozoides á espera do óvulo…. J). Sugiro: Ter relações sexuais dia sim dia durante o período fértil para engravidar.

Para isso, precisa de perceber bem quando é o seu período fértil:
Período fértil: explicado tim-tim por tim!

O que é a fecundação? Como se processa a fertilização do óvulo?Se a fecundação acontece o óvulo dirige-se para o útero e fixa-se no endométrio pelo processo a que chamamos Nidação. Recomendo  a leitura de:

Nidação
O que é o HCG?

OUTRAS SUGESTÕES DE LEITURA$type=three$ct=0$ct=hide$c=6$meta=hide$source=random-posts$hide=home

Nome

anticoncepção,2,calculadoras,2,calcular período fértil,13,Caso de Sucesso do Mês,6,conselhos e desabafos,32,dicas 1,5,dicas engravidar,27,doenças,1,dúvidas treinantes,51,é preciso saber que,3,entrevista,17,essenciais,4,estudos,5,fertilidade masculina,12,gravidez e bebês,42,infertilidade,31,Outras sugestões de leitura,98,período fértil,34,
false
ltr
item
Ficar Grávida: FECUNDAÇÃO
FECUNDAÇÃO
O que é a fecundação? Como se processa a fertilização do óvulo?
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhi6s4ZSs6oZnNN61_hYFVLABeTMvsKRnNT13RTnVGfnRWkBDKSWSdW1sT9uwB46mUecL2yHA6SYpLBI2d56XANhc2CtIgU7bfIAskLkvgAhx9G6UXuVKjBQe8HX7mCejjb3k20-hHRP6Q/s200/Fotolia_7442692_XS.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhi6s4ZSs6oZnNN61_hYFVLABeTMvsKRnNT13RTnVGfnRWkBDKSWSdW1sT9uwB46mUecL2yHA6SYpLBI2d56XANhc2CtIgU7bfIAskLkvgAhx9G6UXuVKjBQe8HX7mCejjb3k20-hHRP6Q/s72-c/Fotolia_7442692_XS.jpg
Ficar Grávida
https://www.ficargravida.com/2009/04/fecundacao.html
https://www.ficargravida.com/
https://www.ficargravida.com/
https://www.ficargravida.com/2009/04/fecundacao.html
true
6803256439446963720
UTF-8
ARTIGO NÃO ENCONTRADO VER TODOS LEIA MAIS Responder Cancelar resposta Apagar Por Início PAGES POSTS Ver todos LEIA TAMBÉM: CATEGORIA ARCHIVE SEARCH TODOS OS ARTIGOS Nenhum artigo encontrado Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy