Fecundação

Antes de ocorrer a ovulação, cerca de 3 ou 4 dias antes, a passagem da vagina para o útero enche-se de um muco transparente e aquoso, a que chamamos normalmente de muco ovulatório ou fértil. O objetivo é tornar a “viagem” dos espermatozoides rumo às trompas mais fácil. Não podemos esquecer que os espermatozoides nadam… por isso, este muco - que, nesta altura, é muito mais líquido do que no resto do ciclo - facilita a sua deslocação.
É por isso que devemos ter em atenção o aspeto do muco vaginal durante o ciclo menstrual quando tentamos engravidar (ver artigo sobre o muco aqui).
Os espermatozóides dirigem-se para as trompas de Falópio, passando primeiro pelo útero. É nas trompas que ocorre a fecundação (depois de fecundado é que o óvulo vai para o útero).
Só alguns milhares de espermatozoides chegam às trompas (os mais fortes). A maioria morre pelo caminho…
Apenas um espermatozoide consegue unir-se ao óvulo. Alguns especialistas acreditam que o espermatozoide escolhido é aquele que for mais apto a gerar um bebé saudável e não necessariamente o mais rápido. 

Quando se devem ter relações sexuais quando se pretende engravidar?

O que é a fecundação? Como se processa a fertilização do óvulo?
Segundo alguns estudos científicos, os espermatozoides demoram cerca de 30 a 40 minutos a chegar a uma das duas entradas das trompas de Falópio. Por isso, se tiver relações sexuais dois dias (ou 3) antes da ovulação ocorrer, os espermatozoides estarão vivos, à espera do óvulo. (Sugiro
Quantos dias sobrevive um espermatozóide dentro do corpo da mulher?). Se a ovulação ocorrer até 24 horas antes dos espermatozoides chegarem às trompas o óvulo ainda está à espera, disponível, na trompa. Mas, se a ovulação já tiver ocorrido há mais de 24 horas, o óvulo já estará a degradar-se e a fertilização será impossível.
Recomendao a leitura de: O óvulo só pode ser fecundado durante 24 horas
Por isso é que se diz que se deve ter relações sexuais dia sim, dia não durante o período fértil (de modo a que existam sempre espermatozoides á espera do óvulo…. J). Sugiro: Ter relações sexuais dia sim dia durante o período fértil para engravidar.

Para isso, precisa de perceber bem quando é o seu período fértil:
Período fértil: explicado tim-tim por tim!

Se a fecundação acontece o óvulo dirige-se para o útero e fixa-se no endométrio pelo processo a que chamamos Nidação. Recomendo  a leitura de:

Nidação
O que é o HCG?