É possível engravidar durante a menstruação?

Esta é uma questão que muitas mulheres colocam. Já todas ouvimos, uma ou outra vez, relatos de alguém que afirma ter engravidado durante o período menstrual - apesar de sempre nos ter sido dito que tal era impossível.
São só histórias ou há alguma possibilidade de engravidar durante a menstruação?

É possível engravidar durante a menstruação?

É muito raro acontecer uma gravidez fruto de uma relação sexual que ocorre durante a menstruação. O ambiente vaginal durante a menstruação é extremamente agreste para os espermatozóides que, praticamente, não têm hipótese de sobrevivência. Mas, não sendo muito provável, é, de facto, possível.

Em que situações pode ser possível engravidar durante a menstruação?

Durante a menstruação ninguém engravida. O endométrio está a descamar e é impossível receber o óvulo. Mas, apesar de ser altamente improvável, poderá acontecer uma gravidez fruto de uma relação sexual que ocorre durante a menstruação. Ou seja, ninguém engravida na menstruação: o que pode acontecer é o espermatozóide sobreviver, dentro do corpo da mulher, até acontecer uma ovulação. Isso será possível em casos de mulheres com ciclos menstruais curtos e duração da menstruação longa.
Muito complicado? Vamos a um exemplo para tornar as coisas mais claras.

Suponhamos que uma mulher tem um ciclo de 24 dias e uma menstruação de 7 dias. No 7º dia de ciclo, ainda menstruada mas já com perdas muito, muito pequenas de sangue, tem relações sexuais sem proteção.  Tendo esta mulher um ciclo de 24 dias, isso significa que o dia provável para a sua ovulação é o 10º dia de ciclo... ou seja, apenas três dias após o 7º dia (o dia em que teve relações sexuais ainda menstruada)... É possível que o espermatozóide sobreviva durante esse período e que esteja ainda vivo quando o óvulo é transportado pela trompa de falópio ao 10º dia. Nessa situação pode ocorrer fecundação do óvulo, já depois da menstruação ter terminado porque o espermatozóide foi capaz de sobreviver (sugerimos Quantos dias sobrevive o espermatozóide dentro do corpo da mulher?). Ou seja: a relação sexual dá-se durante a menstruação mas a fecundação acontece apenas uns dias depois.

Mas, repetimos, apesar de ser possível esta situação é muito pouco provável e muito pouco comum!

Não sabe calcular o seu período fértil?
Consulte:

NOTA: Se não quer engravidar, sugerimos que use sempre proteção durante todo o ciclo!

8 comentários:

  1. Achei muito bom o texto. Acontece que minha namorada e eu tivemos relação enquanto ela estava menstruada. Passaram-se dois dias e a menstruação continuou. Mesmo sendo difícil a chance de gravidez, o fato de ela continuar a menstruar após a relação elimina a chance de gravidez?

    ResponderExcluir
  2. Sim. Seria preciso um espermatozóide super homem para sobreviver a mais dois dias de menstruação. Mas se o objectivo não é engravidar porquê arriscar? Usem anticoncepcionais! A pílula, preservativo (camisinha)... são simples de usar!

    ResponderExcluir
  3. oi meu nome é angela meu ciclo é de 28 dias sendo que já estou mest.dura 4 dias que dia podera ser meu periodo fertil preciso muito engravidar

    ResponderExcluir
  4. Ângela: O dia da ovulação, no seu caso (ciclo de 28 dias) ocorre entre o 12º dia e o 16º dia de ciclo (o 1º dia de ciclo é o primeiro dia da menstruação). O mais normal é ocorrer ao 14º dia. O período fértil será entre o 9º dia e o 17º dia! Tenha relações sexuais desprotegidas, dia sim dia não, durante esse período.

    ResponderExcluir
  5. Olá, meu ciclo menstrual varia de 28 a 30 dias em média e neste mês minha menstruação deveria vir entre os dias 22 a 24/12. No entanto, tive uma relação sexual desprotegida no dia 22 e neste mesmo dia tomei uma pílula do dia seguinte, porém minha menstruação até agora não chegou. Seria possível ter engravidado nestas circunstâncias?

    ResponderExcluir
  6. se tomou a pílula do dia seguinte e a menstruação não veio deve consultar um ginecologista o mais rapidamente possível

    ResponderExcluir
  7. olá tive relacão com minha parceira no 2 dias após sua mestruação e possivel ela engravidar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chaian: se teve relações 2 dias após o término da menstruação, há possibilidade de engravidar se o ciclo for relativamente curto ou se os espermatozóides forem capazes de sobreviver alguns dias.... Mas se foi no 2º dia após a chegada da menstruação, muito dificilmente poderá ocorrer uma gravidez. Se não pretendem engravidar, usem anticoncepcional sempre!

      Excluir

Deixe a sua dúvida ou comentário.
Devido ao nº elevado de comentários, não poderei responder a todos!

Os comentários serão moderados, isto é, serão lidos antes de serem publicados.

Não serão publicados comentários que:
- peçam opinião sobre casos clínicos;
- ofendam pessoas ou instituições;
- contenham links;
- com propagando (spam.