É POSSÍVEL ENGRAVIDAR DURANTE A MENSTRUAÇÃO?

Esta é uma questão que muitas mulheres colocam. Já todas ouvimos, uma ou outra vez, relatos de alguém que afirma ter engravidado durante o período menstrual - apesar de sempre nos ter sido dito que tal era impossível.
São só histórias ou há alguma possibilidade de engravidar durante a menstruação?


DURANTE A MENSTRUAÇÃO A GRAVIDEZ É POSSÍVEL?

É muito raro acontecer uma gravidez fruto de uma relação sexual que ocorre durante a menstruação. O ambiente vaginal durante a menstruação é extremamente agreste para os espermatozóides que, praticamente, não têm hipótese de sobrevivência. Mas, não sendo muito provável, é, de facto, possível.

EM QUE SITUAÇÕES PODE SER POSSÍVEL ENGRAVIDAR DURANTE A MENSTRUAÇÃO?

Durante a menstruação ninguém engravida. O endométrio está a descamar e é impossível receber o óvulo. Mas, apesar de ser altamente improvável, poderá acontecer uma gravidez fruto de uma relação sexual que ocorre durante a menstruação. Ou seja, ninguém engravida na menstruação: o que pode acontecer é o espermatozóide sobreviver, dentro do corpo da mulher, até acontecer uma ovulação. Isso será possível em casos de mulheres com ciclos menstruais curtos e duração da menstruação longa.
Muito complicado? Vamos a um exemplo para tornar as coisas mais claras.

Suponhamos que uma mulher tem um ciclo de 24 dias e uma menstruação de 7 dias. No 7º dia de ciclo, ainda menstruada mas já com perdas muito, muito pequenas de sangue, tem relações sexuais sem proteção.  Tendo esta mulher um ciclo de 24 dias, isso significa que o dia provável para a sua ovulação é o 10º dia de ciclo... ou seja, apenas três dias após o 7º dia (o dia em que teve relações sexuais ainda menstruada)... É possível que o espermatozóide sobreviva durante esse período e que esteja ainda vivo quando o óvulo é transportado pela trompa de falópio ao 10º dia. Nessa situação pode ocorrer fecundação do óvulo, já depois da menstruação ter terminado porque o espermatozóide foi capaz de sobreviver (sugerimos Quantos dias sobrevive o espermatozóide dentro do corpo da mulher?). Ou seja: a relação sexual dá-se durante a menstruação mas a fecundação acontece apenas uns dias depois.

Mas, repetimos, apesar de ser possível esta situação é muito pouco provável e muito pouco comum!

Não sabe calcular o seu período fértil?
Consulte:

NOTA: Se não quer engravidar, sugerimos que use sempre proteção durante todo o ciclo!

Related

dúvidas treinantes 2161219835356522934

Postar um comentário

  1. Achei muito bom o texto. Acontece que minha namorada e eu tivemos relação enquanto ela estava menstruada. Passaram-se dois dias e a menstruação continuou. Mesmo sendo difícil a chance de gravidez, o fato de ela continuar a menstruar após a relação elimina a chance de gravidez?

    ResponderExcluir
  2. Sim. Seria preciso um espermatozóide super homem para sobreviver a mais dois dias de menstruação. Mas se o objectivo não é engravidar porquê arriscar? Usem anticoncepcionais! A pílula, preservativo (camisinha)... são simples de usar!

    ResponderExcluir
  3. oi meu nome é angela meu ciclo é de 28 dias sendo que já estou mest.dura 4 dias que dia podera ser meu periodo fertil preciso muito engravidar

    ResponderExcluir
  4. Ângela: O dia da ovulação, no seu caso (ciclo de 28 dias) ocorre entre o 12º dia e o 16º dia de ciclo (o 1º dia de ciclo é o primeiro dia da menstruação). O mais normal é ocorrer ao 14º dia. O período fértil será entre o 9º dia e o 17º dia! Tenha relações sexuais desprotegidas, dia sim dia não, durante esse período.

    ResponderExcluir
  5. Olá, meu ciclo menstrual varia de 28 a 30 dias em média e neste mês minha menstruação deveria vir entre os dias 22 a 24/12. No entanto, tive uma relação sexual desprotegida no dia 22 e neste mesmo dia tomei uma pílula do dia seguinte, porém minha menstruação até agora não chegou. Seria possível ter engravidado nestas circunstâncias?

    ResponderExcluir
  6. se tomou a pílula do dia seguinte e a menstruação não veio deve consultar um ginecologista o mais rapidamente possível

    ResponderExcluir
  7. olá tive relacão com minha parceira no 2 dias após sua mestruação e possivel ela engravidar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chaian: se teve relações 2 dias após o término da menstruação, há possibilidade de engravidar se o ciclo for relativamente curto ou se os espermatozóides forem capazes de sobreviver alguns dias.... Mas se foi no 2º dia após a chegada da menstruação, muito dificilmente poderá ocorrer uma gravidez. Se não pretendem engravidar, usem anticoncepcional sempre!

      Excluir
  8. olá tive relação com o meu marido dia 3/12/2014 na quarta feira. e hj sexta feira dia 5/12/2014 ouve um corrimento marron como borra de café será que ocorreu uma nidação? estou tentando engravidar.. minha menstruação só vem dia 20/12/2014 me ajudem pufavor! desde já obrigado..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A nidação ocorre cerca de 5 a 15 dias após a fecundação. Por isso, acho muito cedo para ser nidação. MAs isso não quer dizer que não tenha engravidado. Boa sorte!

      Excluir
  9. Boa tarde!! Estou querendo engravidar, minha menstruação veio dia 15/01 e parou dia 18/01 quando
    Qual é o dia da minha ovulação?

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, tive minha primeira relação no dia 12/02 e no dia 13/02 minha menstruacao veio e durou seus cincos dias normais. Obs:(usei camisinha), e no mês seguinte ela veio no dia 21/03 e durou quatro dias e com um fluxo menor, mas desdo começo de Março venho sentindo uma dor unilateral do lado dereito o que pode ser? Alguém me ajuda por favor! Estou desesperada!

    ResponderExcluir

Devido ao nº elevado de comentários, não poderei responder a todos!

emo-but-icon

item