TUTORIAL: COMO CALCULAR O PERÍODO FÉRTIL (PASSO A PASSO)

Tutorial que explica, passo a passo, como fazer o cálculo da ovulação e também como calcular o período fértil (ou dias férteis).

Sabem aquelas receitas com fotos, mostrando passo-a-passo o que fazer? Decidi fazer algo parecido mas com os cálculos do período fértil...
Eu sei que já temos bastantes posts aqui no FicarGravida.com sobre o assunto mas a verdade é que continuo a receber muitas mensagens com dúvidas sobre os cálculos! Então decidi escrever um artigo explicando tudo de novo para que consiga fazer o cálculo da sua ovulação, sem dúvidas nenhumas!
Dividi este tutorial em 4 passos:

  • 1º passo: verificar o tamanho do ciclo menstrual
  • 2º passo: determinar a data provável da ovulação
  • 3º passo: calcular os dias férteis
  • 4º passo: Só para ciclos irregulares

Por isso, encham o peito de ar, preparem o papel e lápis e mãos à obra!
Nunca é demais dizer que, se não está a pensar engravidar, estes não são métodos seguros para evitar uma gravidez! Use um método contraceptivo realmente eficaz.

1º PASSO: VERIFICAR O TAMANHO DO CICLO MENSTRUAL

O primeiro passo é verificar qual o tamanho do seu ciclo menstrual. De acordo com a extensão do ciclo é que vamos poder determinar quando é o dia mais provável para a ovulação e, consequentemente, calcular os seus dias férteis. Para determinar o tamanho do ciclo, devemos analisar as últimas datas da menstruação. O ciclo menstrual vai do primeiro dia de menstruação até ao dia anterior à menstruação seguinte.
Vamos a um exemplo: imaginado que a sua menstruação veio no dia 23 de Janeiro e depois regressou a 17 de Fevereiro (CASO A). O 1º dia de ciclo será o dia 23 de Janeiro e o último será o dia 16 de Fevereiro. Não contamos o dia 17 de Fevereiro porque esse é o dia em que a menstruação regressa, logo é o 1º dia do ciclo menstrual seguinte. 
Teremos que contar o ciclo desde esse 1º dia (23 de Janeiro) até ao último (16 de Fevereiro). Se fizer as contas verá que são, no total, 25 dias. (Contou? Experimente fazer as contas para perceber melhor e seguir com certeza todo o procedimento de cálculo do período fértil).
Isso quer dizer que o ciclo menstrual foi de 25 dias!
Mas não deve fazer a contagem de um só ciclo. O ideal é contar cerca de cinco a seis ciclos para verificar se o tamanho se mantém (o que quer dizer que o ciclo é regular) ou se o tamanho muda a cada ciclo menstrual (ciclo irregular). 

2º PASSO: DETERMINAR A DATA PROVÁVEL DA OVULAÇÃO

Depois de identificar o tamanho do seu ciclo menstrual, está pronta para seguir para o segundo passo, em que vamos calcular qual a data provável para a ovulação.
A ovulação ocorre, por norma 12 a 16 dias antes do final do ciclo. Em média, considera-se que a ovulação acontece 14 dias antes do final do ciclo. Ou seja, para determinar o dia mais provável para a ovulação, teremos que subtrair 14 dias ao tamanho total do ciclo. 

Tamanho do ciclo menstrual - 14 = dia de ciclo em que é mais provável que ocorra a ovulação

Então, considerando o mesmo exemplo do 1º passo (CASO A), em que verificámos que o ciclo tinha 25 dias, teremos que fazer o seguinte cálculo:

25 - 14 = 11
Ou seja, isso quer dizer que o dia mais provável para a ovulação ocorrer é o 11º dia do ciclo menstrual.
Assim, considerando ainda o mesmo exemplo (CASO A), se a menstruação regressou a 17 de Fevereiro (1º dia do novo ciclo),  isso quer dizer que o 11º dia desse ciclo menstrual será o dia 27 de Fevereiro.


3º PASSO: CALCULAR OS DIAS FÉRTEIS

o cálculo do período fértil e da ovulação ajudam a mulher a identificar quando é possível engravidar.
Os dias férteis, ou o período fértil, são os 5 dias que ANTECEDEM a ovulação e o dia SEGUINTE à ovul
ação. 
Por isso, depois de ter calculado o dia da ovulação terá que subtrair, uma vez mais, 5 dias para determinar qual será o 1º dia do seu período fértil..

Dia da ovulação - 5 = 1º dia do período fértil

Pegando no mesmo exemplo que estamos utilizando neste tutorial (CASO A) se tínhamos determinado que a ovulação ocorria no dia 11º dia de ciclo, teremos que fazer o seguinte cálculo:

11 - 5 = 6

Ou seja, o primeiro dia do período fértil será o 6º dia de ciclo e este prolongar-se-à até ao dia seguinte da data que determinamos para a ovulação, ou seja, até ao 12º dia de ciclo. No caso do exemplo que estamos a utilizar (CASO A), isso significa que, em Fevereiro, o período fértil será entre o dia  22 de Fevereiro e o dia 28 de Fevereiro.

Mas, tendo em conta que, como eu disse no início do 2º passo, a ovulação pode ocorrer 12 a 16 dias antes do final do ciclo menstrual, por segurança, vamos acrescentar dois dias no final destas datas, para darmos uma margem de segurança e termos a certeza de que acertamos nos dias férteis. Assim, vamos considerar que o 1º dia do período fértil será no 6º dia de ciclo e que este se prolongará até ao 13º dia de ciclo, ou seja entre 22 de Fevereiro e 2 de Março.

Para ajudar nos cálculos, podem utilizar a nossa Tabela do Período Fértil!

Mas devo dizer que a American Pregnancy Association , recomenda que, quando um casal quer engravidar, por segurança, deve considerar estar no período fértil entre o 7º e o 21º dia de ciclo, considerando a estatística que mostra que nem sempre o método da tabelinha (este que estamos  a utilizar) funciona para todas as mulheres. É claro que aquela 'janela fértil' de seis dias antes da ovulação não dura esse tempo todo. Mas é uma forma de garantir que não se perde a altura da ovulação, quando esta não ocorre exactamente onde se espera que ela aconteça. Para resultados mais fidedignos, use um teste de ovulação.

4º PASSO: SÓ PARA CICLOS IRREGULARES

No caso de ciclos irregulares, o que eu recomendo é o seguinte: considerem o ciclo mais pequeno e o ciclo maior que tiveram nos últimos 6 meses. Considerem que estão no período fértil entre o 1º dia do período fértil do ciclo menor e o último dia do período fértil do ciclo maior. 
[post_ads]
Assim, por exemplo, imaginado que, ao verificar o tamanho do seu ciclo, concluiu que teve ciclos entre 27 e 32 dias de duração (CASO B).
Você irá seguir o 2º e 3º passos deste tutorial e encontrar o 1º dia do período fértil do ciclo menor, que é o de 27 dias

ciclo mais pequeno: 27 - 14 = 13

Isso quer dizer que o a ovulação de um ciclo de 27 dias ocorre ao 13º dia de ciclo.

Depois, deve subtrair 5 para poder determinar qual o 1º dia do período fértil:

13º dia de ciclo - 5 dias = 8ª dia de ciclo

O 1º dia do período féritil de um ciclo de 27 dias é o 8º dia de ciclo. 

Depois considere o ciclo maior e determine qual o último dia de período fértil desse tamanho de ciclo. No caso do nosso exemplo para ciclos irregulares (CASO B), para um ciclo de 32 dias teremos que fazer o seguinte cálculo:

32 - 14 = 18

Isso significa que o dia mais provável para a ovulação de um ciclo de 32 dias é o 18º dia de ciclo. Então, o período fértil desse ciclo terminará no dia seguinte, ou seja, no 19º dia de ciclo. 
Pelo sim pelo não, também aqui, vamos acrescentar a nossa margem de segurança de dois dias e considerar que terminará ao 21º dia de ciclo.

Agora, terá que juntar estes dois valores: o 1º dia de período fértil do ciclo menor e o último dia do período fértil do ciclo maior. Isto quer dizer, que no caso deste exemplo que utilizamos de dois ciclos de 27 e 32 dias (CASO B), deve considerar que está no período fértil entre o 8º dia e o 21º dia de ciclo menstrual.

Obviamente, não estará no período fértil durante todo este período. Mas, atendendo a que nunca sabe bem qual vai ser o tamanho do seu ciclo nesse mês, convém jogar pelo seguro e tomar todos esses dias  como o período provável para que possa existir a ovulação!

Boa sorte!

OUTRAS SUGESTÕES DE LEITURA$type=three$ct=0$ct=hide$c=6$meta=hide$source=random-posts$hide=home

Nome

anticoncepção,2,calculadoras,2,calcular período fértil,13,Caso de Sucesso do Mês,6,conselhos e desabafos,32,dicas 1,5,dicas engravidar,27,doenças,1,dúvidas treinantes,51,é preciso saber que,3,entrevista,17,essenciais,4,estudos,5,fertilidade masculina,12,gravidez e bebês,42,infertilidade,31,Outras sugestões de leitura,98,período fértil,34,
false
ltr
item
Ficar Grávida: TUTORIAL: COMO CALCULAR O PERÍODO FÉRTIL (PASSO A PASSO)
TUTORIAL: COMO CALCULAR O PERÍODO FÉRTIL (PASSO A PASSO)
Tutorial que explica, passo a passo, como fazer o cálculo da ovulação e também como calcular o período fértil (ou dias férteis).
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhnbPzFAvBjrOU8eZRngvIOqNb5kEJokq16KpzEo-Ce5jdvB0NpAPFNMYlWZBTHXHum_xiwP5JbgM2jFCfGHXGKyYPJpGLu1Y7rVSrim21VugYkQ0NgvzqSMemauwVq7Nj27XjvZsqdB9Q/s320/45183566_s.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhnbPzFAvBjrOU8eZRngvIOqNb5kEJokq16KpzEo-Ce5jdvB0NpAPFNMYlWZBTHXHum_xiwP5JbgM2jFCfGHXGKyYPJpGLu1Y7rVSrim21VugYkQ0NgvzqSMemauwVq7Nj27XjvZsqdB9Q/s72-c/45183566_s.jpg
Ficar Grávida
https://www.ficargravida.com/2015/02/tutorial-calcular-o-periodo-fertil.html
https://www.ficargravida.com/
https://www.ficargravida.com/
https://www.ficargravida.com/2015/02/tutorial-calcular-o-periodo-fertil.html
true
6803256439446963720
UTF-8
ARTIGO NÃO ENCONTRADO VER TODOS LEIA MAIS Responder Cancelar resposta Apagar Por Início PAGES POSTS Ver todos LEIA TAMBÉM: CATEGORIA ARCHIVE SEARCH TODOS OS ARTIGOS Nenhum artigo encontrado Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy