APLICATIVOS (APPS) PARA CONTROLAR O CICLO MENSTRUAL: SIM OU NÃO?

Os aplicativos (ou apps) do calendário menstrual são óptimas ferramentas para quem quer engravidar, fornecendo informação sobre o dia provável da ovulação, dias férteis e dia esperado para a menstruação, entre muitas outras informações. Mas será que funcionam com todas as mulheres?

Hoje em dia existem muitas ferramentas que ajudam a mulher a controlar o ciclo menstrual. Algumas delas chegam-nos através de aplicativos (apps em Português de Portugal).
A maioria destes aplicativos são bastante fidedignos, isto é, dão uma informação bastante correcta sobre o ciclo menstrual da mulher, desde que sejam inseridas várias datas das últimas menstruações.
O cálculo é feito através do método da tabelinha (leia o nosso artigo sobre o assunto em: Tabelinha do Período Fértil). Assim, o aplicativo fornece informação sobre os dias da menstruação, os dias férteis e o dia mais provável para ovulação.
Juntamente com essa informação a mulher pode ainda ir colocando anotações, como os dias e que manteve 'treinos', se observou a clara de ovo, se teve ou não seios doloridos, entre muitos outros sintomas, para além de anotações livres.
Mas, obviamente, o aplicativo calcula através de uma média e isso pode gerar muitos erros.

As Apps (aplicativos) do calendário menstrual acertam sempre?

A verdade é que no caso de ciclos regulares, isto é de ciclos menstruais que têm sempre a mesma duração, estas apps acertam quase sempre ou ficam muito próximas da realidade, sem que isso interfira no processo. Podem ser uma excelente ferramenta para quem quer engravidar!
Mas no caso de ciclos irregulares (quer sejam só um pouco irregulares ou muito) as apps não terão a mesma utilidade.  Como calculam através de uma média,  a verdade é que podem acertar ou não! 
[post_ads]
Por exemplo, se a mulher inseriu no aplicativo a informação relativa a vários ciclos menstruais anteriores em que um teve o tamanho de 35 dias, outro de 25, outro de 27 e outros dois de 32, o aplicativo vai fazer uma média do tamanho de ciclo para poder calcular, o que dará um ciclo de 30 dias. Então indicará que a ovulação será ao 16º dia e que os dias férteis serão ao 13º, 14º e 15º dias de ciclo. Mas se a mulher nesse ciclo voltar a ter um ciclo de 25 dias ou um de 35 o aplicativo vai falhar redondamente as previsões:
  •  no caso do ciclo de 25 dias, a ovulação será ao 11º dia e os dias férteis serão no 8º, 9º e 10º dias... ou seja muito antes do período fértil indicado no aplicativo começar.
  • no caso de um ciclo de 35 dias,  ovulação seria ao 21º dia e os dias férteis seriam no 18º, 19º e 20º dias... ou seja, depois das datas indicadas pelo aplicativo.
Isto não quer dizer que mulheres com ciclos irregulares não devem usar este tipo de aplicativos. Eles podem ser óptimas ferramentas para anotar as informações relativamente aos ciclos passados e para poder comparar situações e ciclos. No entanto, as mulheres com ciclo menstrual irregular, devem ter em atenção que as informações indicadas pelo aplicativo podem não corresponder à realidade. Assim, devem fazer os cálculos do seu período fértil pelo método que já explicámos aqui anteriormente (ver artigo: Como calcular o período fértil no caso de ciclos irregulares).

Os aplicativos do calendário servem para quem não quer engravidar?

Os aplicativos não devem ser usados por quem não quer engravidar! Como já dissemos muitas vezes aqui no site, os espermatozóides ficam em média 3 a 5 dias vivos dentro do corpo da mulher. Mas isso é só uma média. Há alguns que sobrevivem muitos mais dias e podem ficar muito tempo à espera que um óvulo seja liberado! Não arrisque se não quer engravidar!



OUTRAS SUGESTÕES DE LEITURA$type=three$ct=0$ct=hide$c=6$meta=hide$source=random-posts$hide=home

Nome

anticoncepção,2,calculadoras,2,calcular período fértil,13,Caso de Sucesso do Mês,6,conselhos e desabafos,32,dicas 1,5,dicas engravidar,27,doenças,1,dúvidas treinantes,51,é preciso saber que,3,entrevista,17,essenciais,4,estudos,5,fertilidade masculina,12,gravidez e bebês,42,infertilidade,31,Outras sugestões de leitura,98,período fértil,34,
false
ltr
item
Ficar Grávida: APLICATIVOS (APPS) PARA CONTROLAR O CICLO MENSTRUAL: SIM OU NÃO?
APLICATIVOS (APPS) PARA CONTROLAR O CICLO MENSTRUAL: SIM OU NÃO?
Os aplicativos (ou apps) do calendário menstrual são óptimas ferramentas para quem quer engravidar, fornecendo informação sobre o dia provável da ovulação, dias férteis e dia esperado para a menstruação, entre muitas outras informações. Mas será que funcionam com todas as mulheres?
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgE85vaXMbuKPwZyT1UHB6oDkMNSAoUspiexkFZqQrzSSnKtpMoNmrFh9loLtyxPhFIraMNJm0hFB3ZQ21OJ3t0SNZtJZd2Rl6X1UWK0EHx6toC6ifMUZ9gQD60G9lCJhIRmEKi52GdF78/s320/45183566_s.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgE85vaXMbuKPwZyT1UHB6oDkMNSAoUspiexkFZqQrzSSnKtpMoNmrFh9loLtyxPhFIraMNJm0hFB3ZQ21OJ3t0SNZtJZd2Rl6X1UWK0EHx6toC6ifMUZ9gQD60G9lCJhIRmEKi52GdF78/s72-c/45183566_s.jpg
Ficar Grávida
https://www.ficargravida.com/2018/06/aplicativo-apps-calendario-ciclo-menstrual-irregular.html
https://www.ficargravida.com/
https://www.ficargravida.com/
https://www.ficargravida.com/2018/06/aplicativo-apps-calendario-ciclo-menstrual-irregular.html
true
6803256439446963720
UTF-8
ARTIGO NÃO ENCONTRADO VER TODOS LEIA MAIS Responder Cancelar resposta Apagar Por Início PAGES POSTS Ver todos LEIA TAMBÉM: CATEGORIA ARCHIVE SEARCH TODOS OS ARTIGOS Nenhum artigo encontrado Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy