CALCULAR O PERÍODO FÉRTIL SEM ERROS

Calcular o período fértil é essencial para quem quer engravidar. São esses os dias em que poderá ocorrer a fecundação do óvulo e, consequentemente, a gravidez. Sabe quando são os seus dias férteis? Mais de metade das mulheres não sabe identificar correctamente...

O cálculo do período fértil através da tabelinha já era usado pelas nossas avós e bisavós mas como forma de contracepção. Elas contavam o seu ciclo menstrual e, durante o período fértil, abstinham-se de ter relações com os seus companheiros/maridos para evitar a gravidez.

Com a chegada dos métodos contraceptivos como o preservativo (ou camisinha) e a pílula, as mulheres deixaram de usar este método para evitar a gravidez e passaram a utilizá-lo para a finalidade contrária: começaram a usar a tabelinha para tentar perceber quando ocorria o seu período fértil - porque é nessa altura que é possível a fecundação do óvulo pelo espermatozóide e, consequentemente, uma gravidez.

A Organização Mundial de Saúde continua a recomendar a tabelinha como método contraceptivo mas chama a atenção para um facto muito, muito importante: se o casal não for acompanhado por um profissional que ajude a aplicar o método correctamente de modo regular, a eficácia contraceptiva é de apenas 75%. Por essa razão, a maioria dos profissionais de saúde, prefere recomendar o uso de outros  métodos como o preservativo - já que este permite não só evitar uma gravidez com maior eficácia (98%) mas também evitar doenças sexualmente transmissíveis, como a AIDS (sida), Herpes Genital, Hepaptite B e a Sífilis (só para citar algumas).

Quer engravidar: saber quando é o período fértil vai ajudar!


Quando o objectivo é engravidar, a tabelinha é um dos métodos mais eficazes e recomendados para calcular o período fértil e ovulação!

Muitas mulheres não sabem quando é o seu período fértil... Um estudo comprovou que mais de metade das mulheres não o identifica correctamente! Leia:

Estudo comprova: Mais de metade das mulheres não sabe identificar o período fértil

Tem certeza que sabe quando é o seu? Tem dúvidas? Vamos aqui aprender a fazer o cálculo correctamente, sem erros! Para fazer estes cálculos, sem erros é muito importante que leia este artigo até ao final. Ele é um pouco longo, é verdade, não porque seja complicado fazer os cálculos (porque não é) mas porque eu quis explicar as coisas muito bem e claramente. Mas vai ver que vale a pena ler tudo!

A primeira coisa a fazer é saber qual o tamanho do seu ciclo menstrual. É aqui que a maioria das mulheres comete erros, por isso, mesmo que pense que sabe o tamanho do seu ciclo, por favor faça as contas novamente comigo! Isso não custa nada e é essencial para seguir para o cálculo do período fértil sem erros.

Tamanho do ciclo menstrual


O ciclo menstrual vai do primeiro dia de menstruação (1º dia de ciclo) até ao dia anterior ao regresso da menstruação seguinte. Já não se contabiliza o dia em que regressa a menstruação porque esse será o primeiro dia do ciclo menstrual seguinte.

Assim, por exemplo, vamos considerar o exemplo de uma mulher que menstruou no dia 5 de Dezembro e, depois, novamente no dia 30 de Dezembro. O dia 5 de Dezembro é o 1º dia de ciclo e o dia 29 de Dezembro será o último dia de ciclo (o dia 30 - dia em que regressou a menstruação - não se conta porque é o primeiro dia do ciclo menstrual seguinte). Isso quer dizer que esta mulher teve um ciclo menstrual de 25 dias de duração:


1º dia de ciclo


2º dia de ciclo
3º dia de ciclo
4 º dia de ciclo
5 º dia de ciclo
6 º dia de ciclo
7 º dia de ciclo
5 de Dezembro
6 de Dezembro
7 de Dezembro
8 de Dezembro
9 de Dezembro
10 de Dezembro
11 de Dezembro
8 º dia de ciclo
9 º dia de ciclo
10 º dia de ciclo
11 º dia de ciclo
12 º dia de ciclo

13 º dia de ciclo
14 º dia de ciclo
12 de Dezembro
13 de Dezembro
14 de Dezembro
15 de Dezembro
16 de Dezembro
17 de Dezembro
18 de Dezembro
15 º dia de ciclo
16 º dia de ciclo
17 º dia de ciclo
18 º dia de ciclo
19 º dia de ciclo

20 º dia de ciclo
21 º dia de ciclo
19 de Dezembro
20 de Dezembro
21 de Dezembro
22 de Dezembro
23 de Dezembro
24 de Dezembro
25 de Dezembro
22 º dia de ciclo
23 º dia de ciclo
24 º dia de ciclo
25 º dia de ciclo
1º dia do ciclo menstrual seguinte


26 de Dezembro
27 de Dezembro
28 de Dezembro
29 de Dezembro
30 de Dezembro




Ou seja, do primeiro dia de menstruação (5 de Dezembro) ao dia anterior ao regresso da menstruação seguinte (29 de Dezembro) contam-se 25 dias, no total. Então, isso quer dizer que, neste mês, o ciclo menstrual desta mulher foi de 25 dias.

Mas atenção: esse ciclo teve esse tamanho. Não quer dizer que os outros sejam iguais! Para saber o tamanho médio do seu ciclo menstrual, deve fazer estes cálculos considerando os últimos 6 ciclos menstruais, ou seja, vai precisar de considerar as últimas 6 datas de menstruação (livres de pílula) para ver se tem sempre o mesmo tamanho de ciclo menstrual. Se o tamanho diverge pouco de ciclo para ciclo (tem sempre ou quase sempre a mesma duração em dias), considere que tem um ciclo regular e continue lendo este artigo.

Se o tamanho do seu ciclo muda de mês para mês, considere fazer os cálculos considerando que tem um ciclo menstrual irregular, porque terá resultados mais fiáveis. Se é esse o seu caso, não continue a ler este artigo: faça os seus cálculos através de outro método que poderá encontrar no seguinte artigo:

Como calcular o período fértil no caso de ciclos irregulares

Se ainda tem dúvidas em relação à identificação do tamanho do ciclo menstrual recomendo vivamente que leia: 


Repito: é importante perceber qual costuma ser o tamanho do seu ciclo menstrual através da análise dos últimos ciclos menstruais. Não considere apenas o último ciclo! Isso poderá levá-la a erros nos cálculos seguintes...

Cálculo da Ovulação e Período Fértil


Agora que sabe o tamanho do seu ciclo menstrual vai poder calcular o período fértil, a altura do ciclo menstrual da mulher em que é possível engravidar.
A ovulação da mulher ocorre, sensivelmente, 14 dias antes do regresso da menstruação. Por isso, para encontrar o dia do ciclo menstrual em que é mais provável que ocorra a sua ovulação, bastará retirar 14 dias ao tamanho total do seu ciclo menstrual. Esse será o dia mais provável de ovulação.
[post_ads]

O período fértil ocorrerá nos três dias anteriores à ovulação (que são muito férteis) e no dia seguinte à ovulação (que poderá ou não ser fértil, de acordo com a duração do óvulo. Para mais informações leia 'O óvulo só pode ser fecundado durante 24 horas').

Explicando melhor: para  calcular o dia da ovulação bastará fazer um cálculo simples: terá que subtrair 14 ao tamanho do seu ciclo.
Assim, continuando a utilizar o exemplo da mulher que usamos em cima em que determinamos que o ciclo tinha 25 dias de duração, teremos que fazer o seguinte cálculo:

25 - 14 = 11

O resultado é 11. Isso quer dizer que, para esta mulher, a ovulação ocorrerá provavelmente no 11º dia de ciclo. Considerando que a menstruação tinha vindo a 5 de Dezembro (1º dia de ciclo), o 11º dia de ciclo será o dia 15 de dezembro. No ciclo seguinte, que começou no dia 30 de Dezembro (dia em que regressou a menstruação), a ovulação seria no dia 9 de Janeiro - isto se o ciclo tiver o mesmo tamanho (o que acontece nas mulheres regulares).

Percebeu?

Então, atendendo a que os 3 dias anteriores à ovulação são dias muito férteis e que o dia após a ovulação poderá também ser fértil, vamos considerar que, no caso desta mulher, o período fértil vai do 8º dia de ciclo até ao 12º de ciclo.

8º dia de ciclo
9º dia de ciclo
10º dia de ciclo
11º dia de ciclo
12º de ciclo
Dias Férteis
OVULAÇÃO
Dia fértil
Considerando outros tamanhos de ciclo como exemplos:

Tamanho do ciclo
Cálculos
Provável dia de ovulação
Período
Fértil
27 dias
27 -  14 =  13
13º dia de ciclo
8º ao 16º dia de ciclo
29 dias
29 – 14 = 15
15º dia de ciclo
10º ao 18º dia de ciclo
31 dias
31 – 14 = 17
17º dia de ciclo
12º ao 20º dia de ciclo

Um truque para não perder nenhum dia fértil

Reparou num pormenor importante?  Eu disse, em cima, que a ovulação da mulher ocorre sensivelmente 14 dias antes do regresso da menstruação. Digo 'sensivelmente' e não 'exactamente' porque, na verdade, esta é apenas a situação mais comum. Na verdade, a ovulação pode ocorrer 12 a 16 dias antes do regresso da menstruação.

Por isso, o mais seguro será considerar um período fértil um pouco maior.
Ou seja, retiramos 14 dias ao tamanho do ciclo menstrual para encontrar o dia da ovulação e, depois, consideramos os 5 dias anteriores ao dia da ovulação e os 3 dias após a ovulação como possíveis dias férteis, só para ter a certeza de que não falhamos nenhum dia!

Assim, no exemplo que estamos a utilizar da mulher com um ciclo de 25 dias, vamos considerar que o período fértil é do 6º dia de ciclo até ao 14º dia de ciclo.

Para ajudar as leitoras do FicarGravida.com eu elaborei uma tabela que poderá consultar com os dias férteis a considerar em cada tamanho de ciclo.

Tabela do Período Fértil

Esse cálculos são exactos?

Na verdade, não podemos ter 100% de certezas relativamente ao dia em que ocorre a ovulação utilizando apenas a tabelinha. Isto porque nós apenas prevemos que a nossa menstruação venha no dia tal ou tal, de acordo com o tamanho do ciclo menstrual que temos normalmente. Mas a menstruação nem sempre vem na data prevista, não é mesmo? Por vezes ela atrasa ou antecipa um ou dois dias (mais do que isso, considere ter um ciclo irregular e use este link para calcular)...

No entanto, apesar de podermos não acertar no dia preciso da ovulação, ao considerarmos 5 dias antes e 3 dias depois como parte integrante do período fértil - como sugeri em cima - estamos a incluir alguns dias extra que diminuem a margem de erro a praticamente 0%. Asseguramos assim que será nesses dias que ocorrerá o nosso período fértil! Isso é o que importa quando queremos engravidar! Mesmo não tendo 100% de certeza relativamente ao dia em que a ovulação vai ocorrer, sabemos que ela vai correr dentro daquele período, o que é mais do que suficiente!!

Depois, é só assegurar que, durante o período fértil, existem sempre espermatozoides à espera do óvulo (que será liberado no dia da ovulação). Para isso, os especialistas recomendam que o casal, quando pretende concer um filho, tenha relações dia sim dia não durante o período fértil.
Ter relações dia sim dia não durante o período fértil para engravidar

Para ajudar, pode também estar atenta aos sintomas do período fértil.

Para ler mais sobre cálculo do Período Fértil leia também:

Período fértil explicado tim-tim por tim-tim
Tutorial: Calcular o período fértil (passo-a-passo)

E pronto! Foi longo mas valeu a pena, não?
Deixe as suas dúvidas e comentários!

COMENTÁRIOS

BLOGGER

OUTRAS SUGESTÕES DE LEITURA$type=three$ct=0$ct=hide$c=6$meta=hide$source=random-posts$hide=home

Nome

anticoncepção,3,calculadoras,2,calcular período fértil,11,Caso de Sucesso do Mês,6,conselhos e desabafos,33,dicas 1,5,dicas engravidar,28,doenças,1,dúvidas treinantes,52,é preciso saber que,3,entrevista,17,essenciais,4,estudos,5,fertilidade masculina,13,gravidez e bebês,42,infertilidade,31,Outras sugestões de leitura,100,período fértil,34,
false
ltr
item
Ficar Grávida: CALCULAR O PERÍODO FÉRTIL SEM ERROS
CALCULAR O PERÍODO FÉRTIL SEM ERROS
Calcular o período fértil é essencial para quem quer engravidar. São esses os dias em que poderá ocorrer a fecundação do óvulo e, consequentemente, a gravidez. Sabe quando são os seus dias férteis? Mais de metade das mulheres não sabe identificar correctamente...
http://1.bp.blogspot.com/-2FxEJ5eV3ic/Vo5SQPYJg9I/AAAAAAAAEkM/z-6iy13qNSk/s320/10091910_s.jpg
http://1.bp.blogspot.com/-2FxEJ5eV3ic/Vo5SQPYJg9I/AAAAAAAAEkM/z-6iy13qNSk/s72-c/10091910_s.jpg
Ficar Grávida
http://www.ficargravida.com/2016/01/como-calcular-o-periodo-fertil-ovulacao.html
http://www.ficargravida.com/
http://www.ficargravida.com/
http://www.ficargravida.com/2016/01/como-calcular-o-periodo-fertil-ovulacao.html
true
6803256439446963720
UTF-8
ARTIGO NÃO ENCONTRADO VER TODOS LEIA MAIS Responder Cancelar resposta Apagar Por Início PAGES POSTS Ver todos LEIA TAMBÉM: CATEGORIA ARCHIVE SEARCH TODOS OS ARTIGOS Nenhum artigo encontrado Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy