SINTOMAS DO PERÍODO FÉRTIL

Sabia que o corpo da mulher envia vários sinais quando está no período fértil? Sabe quais são e como identicá-los? A maioria das mulheres não sabe... Vamos começar a prestar atenção ao nosso corpo?

Ovulação, período fértil, muco cervical... A verdade é que a grande maioria das mulheres só toma um verdadeiro contacto com estes conceitos quando decide engravidar. Até lá, grande parte delas desconhece exactamente quando é o seu período fértil e a sua ovulação. Lembra-se daquele estudo de que falámos aqui que comprovou que mais de metade das mulheres não sabe quando é o seu período fértil (ou acha que sabe mas está enganada)?

As nossas avós eram experts na identificação da ovulação e do período fértil... Mas, a chegada dos métodos de controle da natalidade como a pílula, o preservativo (camisinha), o preservativo feminino, o DIU, entre tantos outros métodos que existem na actualidade veio simplicar a vida dos casais que querem evitar uma gravidez. Por essa razão,  nós mulheres, acabamos por deixar de controlar o nosso ciclo, de saber como funciona e deixámos, também, de prestar atenção aos sinais que o nosso corpo nos dá quando está a ovular.

Aliás, essa foi uma das razões que me levou a criar esse blog... 
O nosso corpo envia-nos muitos sinais quando vai ovular. Só temos que estar atentas, prestar atenção e ouvir o nosso corpo! 

Quais são os sintomas do período fértil e da ovulação?


Antes de começar a  enumerar os três sintomas mais comuns, quero relembrar que o período fértil não ocorre sempre nos mesmos dias do ciclo menstrual para todas as mulheres. Ele pode ocorrer logo a seguir à menstruação, uns dias depois de terminar a menstruação ou muitos dias depois de terminar a  menstruação. Isso depende do tamanho do ciclo da mulher. Para mais informações sobre este assunto sugiro a leitura de:


Comecemos então!

Líbido aumentada

Acredite ou não, este é um dos sintomas mais comuns... Muitas mulheres, dois ou três dias antes da ovulação, apresentam uma maior predisposição (ou seja, um maior desejo) para ter relações com o seu parceiro -  a isso se chama líbido aumentada. Quando sentir a sua líbido em alta, coloque a questão: será possível estar no período fértil? 
É claro que o período fértil não é a única causa de líbido aumentada na mulher. Mas acredite, pode ser um sinal forte de que a sua ovulação está para acontecer. É mais um sinal da Mãe Natureza de que, também nós, seres humanos, somos comandados por ela, por mais que a gente ache que somos racionais demais para isso...
Para mais informações leia: 


Muco clara de ovo e a sensação de maior humidade

[post_ads]
Mais ou menos na mesma altura em que se regista este aumento da líbido na mulher, ou seja, cerca de 3 dias antes da mulher ovular, surge o muco clara de ovo. Durante todo o ciclo a mulher tem maior ou menor quantidade de secreção vaginal (ou muco) que varia também em densidade. Durante o período fértil, esse muco ganha o aspecto de uma clara de ovo. Fica bem mais líquido do que no resto do ciclo, por isso é que, muitas vezes, a mulher se sente mais húmida nestes dias. Porque razão o muco fica mais líquido? Não podemos esquecer que a forma que os espermatozóides têm de se mover é nadando... E claro que, quanto mais líquido for o muco cervical (ou secreção vaginal), mais facilmente eles se vão poder deslocar até às trompas, local onde pode ocorrer a fecundação.
A quantidade de muco tende a ser maior no dia da ovulação.
Nas outras alturas do ciclo, o muco pode ser praticamente inexistente ou ter uma consistência muito mais densa, o que torna a viagem dos espermatzoides muito difícil ou quase impossível.
Para mais informações leia:

Leve dor na região pélvica (Fisgadas no pé da barriga)

Quando o óvulo sai do ovário, ele rompe o folículo onde se desenvolveu dentro do ovário. Quando isso ocorre, é possível sentir uma ligeira dor do lado em que se ovulou, que pode durar desde uns minutos até algumas horas (às vezes até 48 horas). Não esqueça que temos dois ovários, um no lado esquerdo e  outro no lado direito mas, por norma, só um deles libera um óvulo em cada ciclo (são raros os ciclos em que são liberados dois óvulos). Nem todas as mulheres se apercebem deste sinal. Mas, se estiver atenta, vai ver que, por vezes, no dia da ovulação, haverá um momento em que sentirá uma ligeira dor ou pontada (que muitas mulheres apelidam de fisgada) do lado correspondente ao ovário que, nesse ciclo, liberou o óvulo. Portanto, num ciclo pode sentir de um lado e noutro do outro... esta dor é, por norma, ligeira. 
Os ovários ficam mesmo ao lado do útero que, por sua vez, se situa cerca de 6 cm abaixo do umbigo. Por isso, quando sentir uma ligeira pontada nessa zona do corpo, já sabe: considere a possibilidade de estar a ovular.
Lembre-se: esta dor da ovulação é uma dor leve, uma pontada, apenas. Se sentir dores fortes deve procurar o seu ginecologista porque poderá ser sinal de algum problema que exija atenção do seu médico.

Estes são os sintomas mais comuns. Acha que é capaz de identificá-los?

OUTRAS SUGESTÕES DE LEITURA$type=three$ct=0$ct=hide$c=6$meta=hide$source=random-posts$hide=home

Nome

anticoncepção,2,calculadoras,2,calcular período fértil,13,Caso de Sucesso do Mês,6,conselhos e desabafos,32,dicas 1,5,dicas engravidar,27,doenças,1,dúvidas treinantes,51,é preciso saber que,3,entrevista,17,essenciais,4,estudos,5,fertilidade masculina,12,gravidez e bebês,42,infertilidade,31,Outras sugestões de leitura,98,período fértil,34,
false
ltr
item
Ficar Grávida: SINTOMAS DO PERÍODO FÉRTIL
SINTOMAS DO PERÍODO FÉRTIL
Sabia que o corpo da mulher envia vários sinais quando está no período fértil? Sabe quais são e como identicá-los? A maioria das mulheres não sabe... Vamos começar a prestar atenção ao nosso corpo?
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjT7KjYaQz2YWrDszOwLkW_GgIs8LTvbm2jgvC09Rs8Xr7Th5tDdU0PC-UG-UQ1RA-MPwMDQxToOqdeB5bqGABDT2NaNdxDc1zxB5ltfzTNuChnV0HVZPujy1Rvlh9PIzvYOKSTYdMBiTs/s1600/Fotolia_22795533_XS+comprimida.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjT7KjYaQz2YWrDszOwLkW_GgIs8LTvbm2jgvC09Rs8Xr7Th5tDdU0PC-UG-UQ1RA-MPwMDQxToOqdeB5bqGABDT2NaNdxDc1zxB5ltfzTNuChnV0HVZPujy1Rvlh9PIzvYOKSTYdMBiTs/s72-c/Fotolia_22795533_XS+comprimida.jpg
Ficar Grávida
https://www.ficargravida.com/2015/12/sintomas-do-periodo-fertil.html
https://www.ficargravida.com/
https://www.ficargravida.com/
https://www.ficargravida.com/2015/12/sintomas-do-periodo-fertil.html
true
6803256439446963720
UTF-8
ARTIGO NÃO ENCONTRADO VER TODOS LEIA MAIS Responder Cancelar resposta Apagar Por Início PAGES POSTS Ver todos LEIA TAMBÉM: CATEGORIA ARCHIVE SEARCH TODOS OS ARTIGOS Nenhum artigo encontrado Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy