TABELINHA DO PERÍODO FÉRTIL: COMO CALCULAR OS DIAS FÉRTEIS

Saiba como calcular o período fértil seguindo o método da tabelinha! A tabelinha é uma óptima aliada para quem quer engravidar. Se tem ciclo irregular também temos dicas para calacular o período fértil! Lembre-se: se não quer engravidar este não é um método seguro porque o corpo da mulher nem sempre é um relógio: use um método contraceptivo eficaz.

Calcular o Período fértil

O Período Fértil é o momento do ciclo da mulher em que é possível engravidar. É nessa altura que o ovário liberta um óvulo que, se for fecundado, poderá originar uma gravidez. Calcular o período fértil é, por isso, necessário quando se pretende engravidar para que se possa ter relações nos dias certos.

O método que vamos estudar aqui hoje é o método da tabelinha (também conhecido como método do calendário). Nunca é demais dizer que, se não pretende engravidar, não deve usar este método mas sim um método contraceptivo eficaz! O corpo da mulher não é um relógio e pode haver surpresas!

Para calcular o período fértil basta considerar que a ovulação ocorre, em média, cerca de 14 dias ANTES do regresso da menstruação. Atenção: 14 dias ANTES e não 14 dias depois da menstruação, como muitas vezes se lê por aí na net (isso só é verdade para um ciclo de 28 dias, que é o tamanho padrão do ciclo menstrual). Ou seja, independentemente do tamanho do seu ciclo, para saber quando está fértil deve contar 14 dias para trás da data em que espera a próxima menstruação.

Para saber qual é  a data esperada da menstruação tem que saber o tamanho do seu ciclo menstrual (se não sabe ou não tem a certeza leia primeiro este artigo). Se tem um ciclo irregular e nunca sabe muito bem quando é que o seu período vai regressar, leia a secção 'Calcular o período fértil em caso de ciclos irregulares' no final deste artigo. Se não gosta de fazer contas e prefere 'treinar' de forma mais livre leia a secção 'A Tabelinha do período fértil vista pela ciência' no final deste artigo.

Sabendo o tamanho do seu ciclo menstrual, facilmente poderá saber quando esperar a menstruação e depois é só contar no calendário 14 dias para trás (sem contar com o dia da menstruação).
Assim, por exemplo, se a sua próxima menstruação for no dia 29 de Maio, deve contar 14 dias para trás no calendário para encontrar o dia mais provável para que a sua ovulação ocorra. Neste caso, o dia mais provável para a ovulação seria o dia 15 de Maio. Veja na imagem (conte os 14 dias para trás e verifique a seguinte tabelinha do período fértil):

Calendário (tabelinha) onde se marca o dia prevista para ovulação fazendo o cálculo do périodo fértil

Considerando que os espermatozóides podem sobreviver (em média) 72 horas dentro do corpo da mulher e que podem ficar à espera que o ovário liberte um óvulo para depois tentarem a fecundação, devemos marcar os 3 dias anteriores à ovulação (as tais 72 horas) como dias férteis. Ora se a ovulação está prevista para o dia 15, devemos marcar os dias 12, 13 e 14 de Maio - que são os 3 dias anteriores.

Considerando ainda que o óvulo pode ser fecundado durante 12 a 24 horas após o momento da ovulação, devemos marcar o dia seguinte à ovulação como dia fértil também, no caso, o dia 16 de Maio.
Assim, no nosso exemplo de tabelinha, o período fértil seria entre 12 e 16 de Maio.

Calendário (tabelinha) onde se marca o dia prevista para ovulação e os dias férteis, fazendo o cálculo do périodo fértil

Parece simples fazer a tabelinha do período fértil? Pois é, mas nem sempre as coisas são assim tão claras!
É verdade que a ovulação ocorre, por norma, 14 dias antes da menstruação seguinte. Mas em muitos casos, também, ela pode ocorrer 12 a 16 dias antes... E isso muda tudo! Essa é a razão porque tantas apps ou aplicativos falham na hora de indicar os dias férteis!

Então, vamos recomeçar do zero a nossa tabelinha do período fértil!
Vamos seguir o mesmo exemplo e marcar no calendário todos os dias em que a ovulação pode ocorrer, ou seja, o período entre 12 a 16 dias antes do dia esperado para a menstruação. Assim, se a menstruação está prevista para 29 de Maio, a ovulação poderá ocorrer entre 13 e 17 de Maio.

Calendário (tabelinha) onde se marca os vários dias possíveis para a ovulação, fazendo o cálculo do périodo fértil
[post_ads]

Agora, considerando que os espermatozóides podem sobreviver 72 horas, em média, no corpo da mulher, vamos marcar como dias férteis os 3 dias anteriores ao primeiro dia possível de ovulação que, neste caso, é o dia 13; então vamos marcar os dias 10, 11 e 12 de Maio como dias férteis.

Considerando, também, que o óvulo pode sobreviver entre 12 a 24 horas vamos marcar o dia seguinte ao último dia possível para ovulação como dia fértil também. Ora, neste caso, o último dia possível para a ovulação é o dia 17 de Maio; então, vamos marcar o dia 18 de Maio como possível dia fértil.

Desta forma, o período fértil provável fica bem maior, entre 10 e 18 de Maio... Vejam como agora a tabelinha do período fértil ficou diferente:

Calendário (tabelinha) onde se marca o dia prevista para ovulação e dias férteis, fazendo o cálculo do périodo fértil

É claro que sabemos que a ovulação só vai acontecer num daqueles dias; e sabemos também que o período fértil não vai ser tão grande. Mas, como não há certeza absoluta em relação ao dia em que a ovulação vai ocorrer mais vale considerar  essas várias possibilidades para não perder a janela de fertilidade do mês! Nesses dias deve manter relações dia sim dia não.

Se quiser ter certezas absolutas, use um teste de ovulação!

Tabelinha do período fértil para todas!


Se já sabe o tamanho do seu ciclo, então basta consultar esta tabela que eu construí para as leitoras do ficargravida.com. Nela poderá encontrar o dia mais provável para a ovulação (14 dias do regresso da menstruação), o período total em que ela pode ocorrer (12 a 16 dias antes do regresso da menstruação) e o tamanho total do período fértil. Não se esqueça que o 1º dia de ciclo é o 1º dia da menstruação.


Tamanho do ciclo
Dia mais provável de ovulação
Ovulação pode ocorrer entre
Período fértil
23 dias de ciclo
9º dia de ciclo
7º e 11º dias de ciclo
Entre o 4º e o 12º dia de ciclo
24 dias de ciclo
10º dia de ciclo
8º e 12º dias de ciclo
Entre o 5º e o 13º dia de ciclo
25 dias de ciclo
11º dia de ciclo
9º e 13º dias de ciclo
Entre o 6º e o 14º dia de ciclo
26 dias de ciclo
12º dia de ciclo
10º e 14º dias de ciclo
Entre o 7º e o 15º dia de ciclo
27 dias de ciclo
13º dia de ciclo
11º e 15º dias de ciclo
Entre o 8º e o 16º dia de ciclo
28 dias de ciclo
14º dia de ciclo
12º e 16º dias de ciclo
Entre o 9º e o 17º dia de ciclo
29 dias de ciclo
15º dia de ciclo
13º e 17º dias de ciclo
Entre o 10º e o 18º dia de ciclo
30 dias de ciclo
16º dia de ciclo
14º e 18º dias de ciclo
Entre o 11º e o 19º dia de ciclo
31 dias de ciclo
17º dia de ciclo
15º e 19º dias de ciclo
Entre o 12º e o 20 dia de ciclo
32 dias de ciclo
18º dia de ciclo
16º e 20º dias de ciclo
Entre o 13º e o 21º dia de ciclo
33 dias de ciclo
19º dia de ciclo
17º e 21º dias de ciclo
Entre o 14º e o 22º dia de ciclo
34 dias de ciclo
20º dia de ciclo
18º e 22º dias de ciclo
Entre o 15º e o 23º dia de ciclo
35 dias de ciclo
21º dia de ciclo
19º e 23º dias de ciclo
Entre o 16º e o 24º dia de ciclo
Acima de 36 dias ou abaixo de 23 dias
Consulte o seu ginecologista para regular o seu ciclo menstrual.


Veja este artigo com fotos de testes positivos e negativos, de vários tipos e marcas para que não tenha dúvidas na hora de ler o resultado: Teste de Gravidez Positivo (com fotos)

Calcular o período fértil em caso de ciclos irregulares

Já existe aqui no ficargravida.com um bom artigo sobre o cálculo do período fértil em caso de ciclos irregulares (é, aliás, um dos artigos mais lidos no site). Siga este link para ler.

Resumidamente, podemos dizer que, se tem um ciclo irregular, para calacular o seu período fértil deve analisar o tamanho dos seus ciclos menstruais nos últimos meses (pelo menos nos últimos 6 meses mas quanto mais perto dos 12 meses melhor) e identificar qual foi o ciclo mais pequeno e qual foi o maior. Ao mais pequeno deve subtrair o número 18 e ao maior deve subtrair o número 11. Assim, por exemplo, se o seu ciclo mais pequeno nos últimos meses foi de 25 dias e o maior de 35 dias:
  1. deve primeiro subtrair 17 ao ciclo menor: 25-18= 7
  2. deve depois subtrair 12 ao ciclo maior: 35-11= 24
Ou seja, deve considerar que está no período fértil entre o 7º dia de ciclo e o 24º de ciclo (o 1º dia de ciclo é o 1º dia da menstruação).

A Tabelinha do período fértil vista pela ciência

A tabelinha do período fértil é resultado da investigação científica feita nesta área. Mas existem estudos recentes que comprovam que, por vezes, o período fértil da mulher não segue estes padrões e ninguém sabe explicar muito bem porquê. Por isso, a American Pregnancy Association - A Associação Americana de gravidez - recomenda que, quando um casal quer engravidar, por segurança, deve considerar estar no período fértil entre o 7º e o 21º dia de ciclo, seja qual for o tamanho do ciclo. Isto porque foram observados casos em que a ovulação não ocorria na altura esperada, ou seja, casos que não seguiam os padrões. Por exemplo, num desses estudos, foi registado que uma mulher que tinha um ciclo menstrual de 28 dias, estava fértil ao 7º dia de ciclo (segundo a tabelinha do período fértil esse seria um dia infértil). 
Assim, porque nem todas cabemos nestes padrões da tabelinha, o melhor será considerar que podemos estar férteis entre o 7º e 21º dia de ciclo menstrual.
Mas, se tem um ciclo menstrual acima dos 32 dias, eu aconselho que considere ainda mais dias extra: entre o 7º dia e o 24º dia do ciclo menstrual.

OUTRAS SUGESTÕES DE LEITURA$type=three$ct=0$ct=hide$c=6$meta=hide$source=random-posts$hide=home

Nome

anticoncepção,2,calculadoras,2,calcular período fértil,13,Caso de Sucesso do Mês,6,conselhos e desabafos,32,dicas 1,5,dicas engravidar,27,doenças,1,dúvidas treinantes,51,é preciso saber que,3,entrevista,17,essenciais,4,estudos,5,fertilidade masculina,12,gravidez e bebês,42,infertilidade,31,Outras sugestões de leitura,98,período fértil,34,
false
ltr
item
Ficar Grávida: TABELINHA DO PERÍODO FÉRTIL: COMO CALCULAR OS DIAS FÉRTEIS
TABELINHA DO PERÍODO FÉRTIL: COMO CALCULAR OS DIAS FÉRTEIS
Saiba como calcular o período fértil seguindo o método da tabelinha! A tabelinha é uma óptima aliada para quem quer engravidar. Se tem ciclo irregular também temos dicas para calacular o período fértil! Lembre-se: se não quer engravidar este não é um método seguro porque o corpo da mulher nem sempre é um relógio: use um método contraceptivo eficaz.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjl_Me61s9_04OR3-INwTDUmuHjSqJGJEvE-NsCJcaekuWnsPpC_yJ4N4_2-jpKo-kxgMsmT9dqg4dsap4-fkXdOtqsKTzvejsJyK0f-XfVbgfzQlcpt8RyWLNINlEuGVKE7Dh3uEAXj6U/s640/2.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjl_Me61s9_04OR3-INwTDUmuHjSqJGJEvE-NsCJcaekuWnsPpC_yJ4N4_2-jpKo-kxgMsmT9dqg4dsap4-fkXdOtqsKTzvejsJyK0f-XfVbgfzQlcpt8RyWLNINlEuGVKE7Dh3uEAXj6U/s72-c/2.png
Ficar Grávida
https://www.ficargravida.com/2017/05/tabelinha-do-periodo-fertil-calcular-periodo-fertil.html
https://www.ficargravida.com/
https://www.ficargravida.com/
https://www.ficargravida.com/2017/05/tabelinha-do-periodo-fertil-calcular-periodo-fertil.html
true
6803256439446963720
UTF-8
ARTIGO NÃO ENCONTRADO VER TODOS LEIA MAIS Responder Cancelar resposta Apagar Por Início PAGES POSTS Ver todos LEIA TAMBÉM: CATEGORIA ARCHIVE SEARCH TODOS OS ARTIGOS Nenhum artigo encontrado Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy