Muco clara de ovo aparece antes da ovulação

O muco clara de ovo é um sinal claro de que uma mulher está fértil. Já aqui falamos sobre o muco cervical e explicamos as várias fases durante o ciclo menstrual. Recomendamos a leitura desse artigo:

Muco cervical. um aliado na identificação da ovulação

O muco clara de ovo é um muco transparente, muito aquoso (com as aspecto de água) que aparece durante alguns dias do ciclo menstrual. O muco clara de ovo, de facto, surge cerca de 3 dias antes da ovulação mas mantém-se até lá e vai aumentando a elasticidade. Depois da ovulação, repentinamente, desaparece.

Quais os cuidados que devemos ter ao tentar identificar o muco?

Existem vários problemas que podem confundir as mulheres que tentam identificar o muco clara de ovo. Em primeiro lugar, ele nem sempre é visível... Muitas mulheres nunca chegam a ver o muco... Por isso, se quer mesmo identificá-lo deve fazer a colheita do muco.

Como se faz a colheita do muco?

De manhã, após a primeira urina do dia e com as mãos bem lavadas, deve introduzir o dedo médio o mais fundo que conseguir no canal vaginal. Depois, verifique a elasticidade do muco que sair. Para isso, esfregue o dedo médio no polegar e depois separe os dedos e verifique se o muco estica. Durante grande parte do mês, o muco vai partir imediatamente.... mesmo aquele meio gelatinoso que parece elástico (mas não é!). Mas se conseguir esticar alguns centímetros, é sinal de que esse é o muco fértil - o muco clara de ovo.

Segundo problema: se vê o muco está ou não no dia da ovulação?

O muco surge cerca de 3 dias antes da ovulação. A elasticidade vai aumentando até ao dia ovulação. Depois desaparece. Mas, qual o problema aqui? A mulher, se não faz a colheita do muco todos os dias (a grande maioria de nós não faz, claro) pode não ver o muco logo no primeiro dia em que ele está lá... Ou seja, não assuma que faltam 3 dias para a ovulação... quem sabe se já não é o 3º dia em que ele está lá e só agora se apercebeu da sua existência... Assuma apenas que está fértil!! Isso será sempre verdade!
Consulte a lista completa de artigos do blog e encontre a informação de que necessita mais rapidamente!