VIDA DE TENTANTE: COMO MANTER O ÂNIMO!

Ser tentante (mulher que está a tentar conceber um filho) não é nada fácil... ! Ciclo, após ciclo, renasce a esperança de conceber um filho...

Ser tentante (mulher que está a tentar conceber um filho) não é nada fácil... ! Ciclo, após ciclo, renasce a esperança de conceber um filho... mas, depois, a desilusão toma conta de tudo quando a menstruação surge, uma vez mais. 
De facto, não é fácil suportar tantas desilusões.

Muitos amigos e familiares aconselham: "não penses tanto no assunto; relaxa!". Mas não pensar no assunto é praticamente impossível: a partir do momento em que uma mulher decide ser mãe, essa passa a ser uma grande prioridade na sua vida. Mãe é mãe, mesmo antes de sê-lo porque a vontade é imensa! 


MAS E RELAXAR, É POSSÍVEL?

Mas será que é possível relaxar? Sim, é possível relaxar. O truque é não deixar de pensar no assunto (conceber um filho) mas encarar toda a vida de tentante de uma forma completamente diferente! 
Então, como lidar com esta vida de tentante? Como não deixar que a desilusão e o sentimento de fracasso tomem conta quando, ciclo após ciclo, não se consegue engravidar?
Vamos ver aqui algumas estratégias!

PREPARAR-SE MENTALMENTE PARA A VIDA DE TENTANTE

Ninguém prepara uma mulher para a vida de tentante! Este é um erro profundamente enraizado na nossa sociedade. Todos preparam as mulheres para as maravilhas da maternidade, para o momento abençoado  que é a gravidez mas ninguém nos diz que, ser tentante, pode ser muito difícil! 
As mulheres crescem com medo de engravidar na altura errada, da pessoa errada... Por isso, crescem com a crença de que engravidar é muito fácil, quase tão fácil como respirar. E não é. Engravidar não é fácil! Ainda que o casal treine nos dias correctos (nos dias férteis), isso não significa que consiga engravidar! Cada casal tem apenas entre 20% a 30% de possibilidade de engravidar a cada ciclo, mesmo namorando nos dias férteis (para mais informações leia Quanto tempo uma mulher demora a engravidar?).

Por isso, ao inciar esta caminhada da concepção de um filho a mulher tem que estar preparada para o seguinte: 
- "engravidar leva tempo". esta frase tem que estar gravada na mente de uma tentante, de forma muito clara e presente. Ainda que queira muito engravidar, ainda que a mulher mantenha relações no período fértil sem contracepção, ainda que consiga identificar a ovulação, há apenas 20 a 30% de possibilidade de concepção a cada ciclo! Obviamente, se a mulher vir o assunto por este prisma, não será assim tão difcíl aceitar o regresso da menstruação porque isso quer dizer, apenas, que faz parte do grupo da grande maioria de 70% a 80% de mulheres que não conseguiu engravidar nesse ciclo! Certo? Já não parece o fim do mundo, pois não?
[post_ads]

FALAR SOBRE O ASSUNTO

É essencial desabafar!A vida de tentante é cheia de emoções: é a desilusão de ver, novamente, chegar a menstruação, é a esperança que cresce à medida que se aproxima o período fértil, é a certeza de que naquele mês se conseguiu engravidar e a sucessão louca de sintomas que depois, afinal, se provam imaginários com o regresso da menstruação. É extremamente importante que este turbilhão de emoções não fique enterrado dentro da mulher. Isso só gerará mais stress e ansiedade que não ajudam nada a engravidar (podem mesmo impedir a ovulação!). Falar sobre o assunto é fundamental. Poderá falar com o seu marido/companheiro, com um familiar ou com uma amiga. Mas muitas mulheres não gostam de revelar a familiares e amigos que estão a tentar engravidar. E ainda que revele, poucas pessoas terão paciência para ouvir sempre a mesma conversa... só há um tipo de pessoa que percebe uma tentante: outra tentante! E é tão fácil de encontrar formas de falar com outras tentantes! Hoje em dia, há imensos fóruns onde mulheres que querem engravidar se juntam para falar sobre o assunto. Desta forma, a tentante, se quiser ou sentir necessidade, pode passar horas falando e lendo sobre o assunto. Nesses fóruns ou grupos de discussão, pode encontrar outras tantas mulheres que ainda não conseguiram engravidar e que estão fazendo exatamente a mesma caminha e sentindo as mesmas inseguranças e sensações. Experimente o grupo Quem quer engravidar? - Grupo de Discussão do ficargravida.com no facebook! Peça a sua adesão ao grupo!

INFORMAR-SE BEM SOBRE O TEMA DA CONCEPÇÃO

A segunda coisa a fazer é ter a certeza de que está a proceder corretamente... mesmo quando está convicta de que as estratégias que está a usar para engravidar são as mais correctas. Um estudo recente mostrou que mais de metade das mulheres não sabe identificar os seus dias férteis (veja aqui o artigo Estudo comprova: mais de metade das mulheres não sabe identificar o período fértil). Por isso, é importante assegurar-se de que está bem informada sobre o tema e de que não está a seguir "velhas receitas", sem pés nem cabeça  e completamente ultrapassadas (leia Verdades e mentiras sobre o período fértil). Assim, a mulher deve:
  1. identificar o seu período fértil (leia  Calcule o seu período fértil e Período fértil: explicado tim-tim por tim!)
  2. Informar-se sobre todos os métodos naturais disponíveis e seleccionar, pelo menos, um para uso pessoal (para mais informações leia  Período Fértil).
Caso não pretenda seguir o seu ciclo (se isso a deixa ansiosa), opte por ter relações sexuais durante todo o ciclo, em dias alternados (3x por semana).
Pode começar por ler: O que precisa de saber para engravidar

APIMENTAR A RELAÇÃO

Uma das estratégias que tem maior sucesso junto das tentante é preparar momentos bem picantes para os "treinos". Preparar os pormenores de cada treino pode ajudar a mulher a desviar o foco da atenção do seu corpo, do período fértil, temperatura, muco para os preparativos de um momento especial. Leia mais em Apimentar a relação para engravidar...
Boa sorte!

COMENTÁRIOS

BLOGGER

OUTRAS SUGESTÕES DE LEITURA$type=three$ct=0$ct=hide$c=6$meta=hide$source=random-posts$hide=home

Nome

anticoncepção,3,calculadoras,2,calcular período fértil,11,Caso de Sucesso do Mês,6,conselhos e desabafos,33,dicas 1,5,dicas engravidar,28,doenças,1,dúvidas treinantes,52,é preciso saber que,3,entrevista,17,essenciais,4,estudos,5,fertilidade masculina,13,gravidez e bebês,42,infertilidade,31,Outras sugestões de leitura,100,período fértil,34,
false
ltr
item
Ficar Grávida: VIDA DE TENTANTE: COMO MANTER O ÂNIMO!
VIDA DE TENTANTE: COMO MANTER O ÂNIMO!
https://1.bp.blogspot.com/-25eyGSYPmAE/UBMPDBvvt0I/AAAAAAAAA-E/2OX1NkTw7aQ/s200/MP900430454.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-25eyGSYPmAE/UBMPDBvvt0I/AAAAAAAAA-E/2OX1NkTw7aQ/s72-c/MP900430454.jpg
Ficar Grávida
http://www.ficargravida.com/2012/07/treinantes-manter-o-animo.html
http://www.ficargravida.com/
http://www.ficargravida.com/
http://www.ficargravida.com/2012/07/treinantes-manter-o-animo.html
true
6803256439446963720
UTF-8
ARTIGO NÃO ENCONTRADO VER TODOS LEIA MAIS Responder Cancelar resposta Apagar Por Início PAGES POSTS Ver todos LEIA TAMBÉM: CATEGORIA ARCHIVE SEARCH TODOS OS ARTIGOS Nenhum artigo encontrado Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy