Sintomas de toxoplasmose

Quais são os sintomas da toxoplasmose? Muitas grávidas e treinantes colocam esta questão tentando perceber se alguma vez já tiveram a doença  ou de modo a identificá-la, caso ainda se venha a manifestar. Este é apenas um de uma série de artigos sobre toxoplasmose. Para mais informações sobre esta infeção, causada pelo parasita toxoplasma gondii,

consulte:
Toxoplasmose na gravidez
Toxoplasmose: como se contrai
Como evitar a toxoplasmose
Quando a grávida é infetada com toxoplasmose
Treinantes e toxoplasmose

Sintomas de toxoplasmose

Normalmente, um adulto, quando é contaminado por este parasita - o toxoplasma - não sente absolutamente nada ou então, sente os sintomas de uma gripe muito ligeira - febre, mal-estar geral e gânglios inchados. A doença é absolutamente inofensiva.
Estima-se que, no Brasil, 50% a 80% das mulheres sejam imunes à toxoplasmose. Em Portugal, quase 59% da população é imune à toxoplasmose. A imunidade acontece após um contágio prévio pela doença., ou seja, quando uma pessoa é imune, isso quer dizer que já contraiu a doença anteriormente. Por norma, o parasita toxoplasma gondii não infeta novamente uma pessoa que já teve a doença, anteriormente mas há casos de reincidência da infeção. Por esta razão, muitos obstetras recomendam que as grávidas imunes tenham os mesmos cuidados com a doença, por precaução.

E quando a mulher está grávida, quais são os sintomas?

Quando uma mulher está grávida, os sintomas são exatamente os mesmos. Por isso, a única forma de saber se houve ou não contágio é através da realização de análises. Durante a gravidez, a mulher realiza, por norma, três exames de rastreio da toxoplasmose.
É extremamente importante determinar de houve ou não infeção anteriormente. Se a mulher não é imune ao toxoplasma gondii, isto é, se a mulher nunca teve toxoplasmose anteriormente, há que ter alguns cuidados porque, se for infetada durante a gravidez, poderá contagiar o seu bebé. Caso este seja infectado, as lesões poderão ser graves e o feto poderá, ou não, desenvolver doenças a nível ocular ou do cérebro. 
Recomendo a leitura de: quando a grávida é infetada por toxoplasmose.
Por isso, convém saber, antes de engravidar, se é ou não imune à Toxoplasmose. Esse é um dos exames que o médico, por norma, pede na consulta pré-concepcional. 
Recomendamos a leitura de Consulta pré-concepcional ePreparar a Gravidez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua dúvida ou comentário.
Devido ao nº elevado de comentários, não poderei responder a todos!

Os comentários serão moderados, isto é, serão lidos antes de serem publicados.

Não serão publicados comentários que:
- peçam opinião sobre casos clínicos;
- ofendam pessoas ou instituições;
- contenham links;
- com propagando (spam.