Toxoplasmose: como se contrai

Já aqui falamos, num post anterior, do toxoplasma, parasita que causa a Toxoplasmose. Nesse artigo, foi feita uma pequena introdução à doença. Vamos agora tentar perceber, de forma mais pormenorizada, como se pode contrair toxoplasmose.


O que é a toxoplasmose?

A toxoplasmose é uma doença infecciosa causada pelo toxoplasma gondii. O principal hospedeiro deste parasita é o gato. É no intestino deste animal que o toxoplasma gondii atinge a maturidade e se reproduz (liberta uma espécie de ovos que são eliminados nas feses do gato). A terra, areia, água ou plantas que estejam em contacto com as feses do gato ficam, assim, contaminadas. Da mesma forma, animais que comam estas plantas ou bebam esta água também podem ficar contaminados (por exemplo, a vaca, porco ou carneiro , mas também peixes e aves) ficando a sua carne, ovos ou leite também contaminados.

Como é que uma pessoa pode contrair a toxoplasmose?

A toxoplasmose contrai-se pela ingestão de alimentos contaminados (que contenham os ovos do parasita) ou pela manipulação de objectos ou matérias contaminados (para saber quais os sintomas leia Sintomas de toxoplasmose).Vamos examinar caso a caso.

Cuidados na alimentação para não contrair toxoplasmose

A toxoplasmose contrai-se pela ingestão de alimentos que contenham os ovos do parasita toxoplasma, ou seja que estejam contaminados. Como referi atrás, todos os vegetais, frutas, águas que entrem em contacto com as feses do gato são contaminados. Por esta razão, é muito importante lavar (em água corrente) e desinfetar muito bem todos os vegetais e frutas que são consumidos crus (os vegetais e frutas cozidos não transmitem a doença). No que toca à fruta, pode optar, caso queira, por comê-la sem casca. 
Comer carne ou peixe mal passados também é desaconselhado porque podem conter ovos do parasita que não serão eliminados se estes não forem bem cozinhados. É esta a razão porque é pedido às grávidas que não comam carne crua: pela possibilidade de transmissão de doenças e parasitas (e não é só o parasita toxoplasma). Este cuidado em relação é carne crua/mal passada é extensivel ao fiambre de porco.
O leite de origem animal também pode estar contaminado, pelo que uma grávida deve apenas consumir leite e queijos pasteurizados.
Não devem ser consumidos ovos crus ou mal passados.


Cuidados na preparação de alimentos

A outra forma de contágio é por contacto com objectos ou matérias que tenham estado em contacto com feses de gato. Por isso, deve manipular-se carne crua com luvas e lavar muito bem todos os instrumentos utilizados para a manipular (facas, garfos, tábuas de cozinha, por exemplo). Deve também lavar-se muito bem todos os utensílios utilizados para cortar e lavar vegetais ou frutas crus. Não se esqueça de lavar bem também a bancada da sua cozinha.

Cuidados no jardim

Se tem um jardim ou vasos e costuma fazer um pouco de jardinagem é aconselhado usar sempre luvas. Depois de terminada a tarefa lave muito bem as mãos e unhas.

Cuidados na limpeza e manipulação da caixa de areia do gato.

Se tem um gato e pode pedir a alguém que limpe a caixa de dejetos do animal, é preferível que o faça. Se tem que ser você mesma a fazê-lo, use sempre luvas e evite aspirar o pó da areia (quando se procede à troca da areia, há muitas partículas que se levantam no ar). Troque a areia todos os dias e passe o caixote por água a ferver para o desinfetar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua dúvida ou comentário.
Devido ao nº elevado de comentários, não poderei responder a todos!

Os comentários serão moderados, isto é, serão lidos antes de serem publicados.

Não serão publicados comentários que:
- peçam opinião sobre casos clínicos;
- ofendam pessoas ou instituições;
- contenham links;
- com propagando (spam.