Nidação: o que é nidação, quando ocorre e quais os sinais identificáveis
O QUE É A NIDAÇÃO?
Esta é uma dúvida muito frequente entre as mulheres que pretendem engravidar. Nos fóruns sobre gravidez esta palavra impera entre os posts e todas procuram sinais que possam indicar que ela ocorreu.
Mas afinal o que é nidação?
A nidação é, simplesmente, o processo pelo qual o óvulo se implanta, ou seja, se fixa, no endométrio (membrana mucosa que reveste a parede uterina), dentro do útero.
A IMPLANTAÇÃO DO ÓVULO NO ÚTERO
O óvulo, depois de ser fertilizado pelo espermatozóide nas trompas de falópio, inicia a sua viagem até ao útero (saiba mais lendo o artigo Fecundação). Esta viagem faz-se muito lentamente enquanto o endométrio se torna mais espesso.
Ao chegar ao útero, o óvulo "encosta-se à parede uterina e alimenta-se, literalmente, das células do endométrio; por esta razão, vai-se afundando na parede do útero, ao mesmo tempo que é envolvido por outras células do endométrio que, entretanto, se desenvolveram. A este processo chamamos de Nidação.
A partir deste momento o óvulo está implantado e começa a formação da placenta, do cordão umbilical e do saco amniótico.
[post_ads]
Como já vimos em O que é HCG? o próprio óvulo começa a produzir a hormona HCG para evitar que haja menstruação, evitando, assim também, que o endométrio páre de crescer.Ao chegar ao útero, o óvulo "encosta-se à parede uterina e alimenta-se, literalmente, das células do endométrio; por esta razão, vai-se afundando na parede do útero, ao mesmo tempo que é envolvido por outras células do endométrio que, entretanto, se desenvolveram. A este processo chamamos de Nidação.
A partir deste momento o óvulo está implantado e começa a formação da placenta, do cordão umbilical e do saco amniótico.
NIDAÇÃO E SANGRAMENTO
A nidação ocorre cerca de 5 a 15 dias depois da fecundação. Durante este processo de "digestao" das células do endométrio, é possível que se soltem algumas células do endométrio, o que pode dar origem a um pequeno sangramento, muito leve. Mas isto nem sempre acontece e, quando acontece, nem sempre é detetável. Por isso, se está a tentar engravidar, não procure por sinais da nidação. Isso só vai deixá-la mais ansiosa - o que não é nada bom quando se tenta engravidar.
Começa a formação do seu bebé! Recomendamos a leitura de: