NÃO CONSIGO ENGRAVIDAR DO MEU SEGUNDO FILHO. PORQUÊ?

Se já tenho um filho, porque razão não consigo engravidar novamente? esta é uma questão colocada por muitas mulheres que, apesar das tentativas, não conseguem a segunda gravidez.

Recebo muitos pedidos de ajuda por parte de mulheres que não compreendem porque razão não conseguem engravidar do seu segundo filho. Se já têm um filho (ou até mais), depreendem que não têm problemas de fertilidade. Mas, apesar disso, tentam engravidar durante meses, às vezes anos, e a gravidez não acontece. Qual será a razão?
Segundo números apresentados pelo projecto alfa, nos EUA 12% dos casais enfrentam esse problema, o que representa mais de metade dos casos totais de infertilidade. Esta é uma percentagem altíssima que comprova que, de facto, este é um problema muito comum.

Quando uma mulher não consegue engravidar novamente após ter tido um ou mais filhos estamos perante um caso de infertilidade secundária.

Infertilidade Secundária

As razões das dificuldades em engravidar uma segunda vez podem ser muitas e variadas. Estas não são muito diferentes das razões que podem levar à infertilidade no primeiro filho (infertilidade primária). Mas sabia que a infertilidade secundária é mais comum do que a infertilidade primária?
Infelizmente, existem problemas de fertilidade que podem surgir entre uma gravidez e outra, quer no caso da mulher, quer no caso do homem.  A boa notícia é que, nos casos em que a mulher já foi mãe anteriormente, as chances de engravidar novamente com um tratamento são bem maiores do que numa primeira gravidez!

Por isso, não há razão para que sinta culpada por não conseguir engravidar ou maluca por achar que tem problemas de fertilidade quando já tem outro filho. É necessário, isso sim, procurar um especialista em reprodução humana para a ajudar. E alguns tratamentos serão bastante simples, resolvidos com medicação apenas.
Como  a maioria dos casais desconhece que este problema existe, muitos demoram mais de 3 anos a consultar um médico, algo desaconselhado pelos especialistas que afirmam que a consulta deve ser marcada após um ano de tentativas para engravidar sem sucesso (6 meses no caso de mulheres acima dos 35 anos).
Alguns casais referem também a pressão da família que não compreende como é que um casal que já tem outros filhos pode falar em problemas de fertilidade e que nega o problema à partida, ajudando assim a retardar o pedido de ajuda por parte do casal.

De seguida, vamos explicar de forma simples as possíveis causas da infertilidade secundária.

Novos problemas de fertilidade

Como foi dito atrás, entre uma gravidez e outra, podem ocorrer novos problemas de fertilidade, mesmo que estes não existissem antes, quer no caso do homem, quer no caso da mulher.
No caso do homem, os problemas mais comuns dizem respeito à baixa qualidade do esperma. Um teste rápido dirá se este tem ou não a qualidade necessária para ocorrer a fecundação. Se não tiver, terá que ser feito um tratamento para tentar melhorar os valores apresentados. As razões para uma baixa motilidade e vitalidade dos espermatozóides podem ser muitas mas abusar de bebidas alcoólicas, consumir drogas, permanecer com o computador ao colo durante longos períodos de tempo,  e varicocele ou varicocelo (conhecido como as varizes das veias testiculares - leia mais sobre o asunto em MDSaúde) são causas prováveis e cientificamente comprovadas da diminuição da motilidade e qualidade do esperma.
Sugerimos a leitura de:
5 mitos sobre fertilidade masculina
Entrevista ao Dr. Rodrigo Leão sobre fertilidade masculina
Nozes aumentam vitalidade e motilidade dos espermatozóides

[post_ads]
Há inclusivamente especialistas que defendem que o homem deveria fazer esse teste logo no inicio das tentativas para engravidar. Se a mulher faz exames quando pretende engravidar, porque razão o homem não faz? Tem uma certa lógica, não acham?

 No caso da mulher, os problemas podem também ser variados: síndrome dos ovários policísticos (SOP), endometriose, miomas, menopausa precoce, problemas de irregularidade do ciclo que façam com que não exista ovulação, etc são os problemas mais comuns. Podem também ocorrer problemas relacionados com a idade da mulher (que discutiremos mais à frente) e com aderências no útero devidas a cicatrizes provocadas por cesarianas anteriores ou por curretagens.

Porque as coisas são sempre diferentes (e por razões de saúde também) deve-se fazer uma consulta pré-concepcional para preparar a segunda gravidez. Antes da consulta pré concepcional, conte o seu ciclo menstrual para verificar se este é regular ou peça ajuda ao seu ginecologista. Este é um dado extremamente importante para o processo de concepção.
Se quiser ajuda nos cálculos consulte os nossos artigos:
Como contar o ciclo menstrual correctamente
Período fértil explicado tim tim por tim-tim

Mas mesmo que os testes revelem que está tudo ok de início (os primeiros testes verificam apenas imunidade a determinadas doenças) se, depois de um ano de tentativas (6 meses no caso de mulheres acima dos 35 anos), o casal não consegue engravidar, então são necessários exames mais profundos aos dois membros do casal. 

O factor idade

A idade é um factor importante também. Os óvulos da mulher vão perdendo qualidade com o avançar da idade e podem tornar a concepção um pouco mais difícil. Hoje em dia há cada vez mais mulheres  a deixar a maternidade para bem mais tarde do que era comum há duas décadas atrás. Se tem mais de 35 anos, fale com o seu ginecologista sobre o assunto.
Mas a idade não é um factor exclusivo da mulher. Apesar do mito, a idade do homem também, influencia a qualidade e quantidade de espermatozóides. Se a qualidade não for a ideal, das duas uma: ou o espermatozóide não chega ao óvulo ou o o óvulo não seleciona o espermatozóide e a fecundação não ocorre.

O factor excesso de peso

Este é outro problema muito comum e que já discutimos aqui várias vezes no FicarGravida.com. Quando há excesso de peso, a fertlidade é comprometida quer no caso da mulher, quer no caso do homem. Na mulher, os seus ciclos tornam-se, por vezes, anovulatórios, o que quer dizer que não é liberado nenhuma óvulo para ser fecundado. E sem fecundação, não há bebé. No caso do homem, a qualidade do espermatozódie poder ser seriamente comprometida também, com as consequências que já vimos em cima na prmeira secção.
Para mais informações leia:
Excesso de Peso e infertilidade 
Eu quero engravidar... por isso vou ter que perder peso


Cuidados

Não esqueçam: antes de começar a tentar engravidar (cerca de 2 meses antes), a Organização Mundial de Saúde recomenda que a mulher tome vários suplementos, incluindo o ácido fólico que ajuda a diminuir em 70% o risco de gerar um feto com problemas do tubo neural (uma das mal formações mais comuns).
Quando começar a tomar ácido fólico
O ácido fólico ajuda a  engravidar?

OUTRAS SUGESTÕES DE LEITURA$type=three$ct=0$ct=hide$c=6$meta=hide$source=random-posts$hide=home

Nome

anticoncepção,2,calculadoras,2,calcular período fértil,13,Caso de Sucesso do Mês,6,conselhos e desabafos,32,dicas 1,5,dicas engravidar,27,doenças,1,dúvidas treinantes,51,é preciso saber que,3,entrevista,17,essenciais,4,estudos,5,fertilidade masculina,12,gravidez e bebês,42,infertilidade,31,Outras sugestões de leitura,98,período fértil,34,
false
ltr
item
Ficar Grávida: NÃO CONSIGO ENGRAVIDAR DO MEU SEGUNDO FILHO. PORQUÊ?
NÃO CONSIGO ENGRAVIDAR DO MEU SEGUNDO FILHO. PORQUÊ?
Se já tenho um filho, porque razão não consigo engravidar novamente? esta é uma questão colocada por muitas mulheres que, apesar das tentativas, não conseguem a segunda gravidez.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi3ftgQtLBZDWqoFVEu-KJCbCyiK8zXkOpYJQkuUeZ-CFC_dEEtL67xjSCi0FK6Sfkk2WJdpH28D6ItN8M8VRVuXtIbMHCbjAP13Tg4PWwRxjLY2EWtiSW_Uz1ZtqHl4ATWJMlBygjN37w/s320/MP900442218.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi3ftgQtLBZDWqoFVEu-KJCbCyiK8zXkOpYJQkuUeZ-CFC_dEEtL67xjSCi0FK6Sfkk2WJdpH28D6ItN8M8VRVuXtIbMHCbjAP13Tg4PWwRxjLY2EWtiSW_Uz1ZtqHl4ATWJMlBygjN37w/s72-c/MP900442218.jpg
Ficar Grávida
https://www.ficargravida.com/2016/11/nao-consigo-engravidar-do-meu-segundo-filho.html
https://www.ficargravida.com/
https://www.ficargravida.com/
https://www.ficargravida.com/2016/11/nao-consigo-engravidar-do-meu-segundo-filho.html
true
6803256439446963720
UTF-8
ARTIGO NÃO ENCONTRADO VER TODOS LEIA MAIS Responder Cancelar resposta Apagar Por Início PAGES POSTS Ver todos LEIA TAMBÉM: CATEGORIA ARCHIVE SEARCH TODOS OS ARTIGOS Nenhum artigo encontrado Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy