QUANTO TEMPO DURA O PERÍODO FÉRTIL?

Período fértil, dias férteis, dias certos para engravidar... falamos disto a toda a hora quando queremos engravidar. Mas afinal quanto tempo dura o período fértil?

Período fértil, dias férteis, dias certos para engravidar... falamos disto a toda a hora quando queremos engravidar.
Mas afinal quanto tempo dura o período fértil?
Antes de sabermos quanto tempo dura temos que saber primeiro o que é isso de período fértil...

O QUE É O PERÍODO FÉRTIL?

O período fértil é a altura em que a mulher ovula. Já aqui dissemos que só é possível engravidar quando há uma ovulação (para mais informações leia: É possível engravidar fora do período fértil? e também Fecundação).
Não é possível saber exatamente quando é que a ovulação ocorre, a não ser através de ultrassonografia (ecografia).
Mas há vários métodos para identificar os dias mais prováveis para que a ovulação ocorra:

QUANTO TEMPO DURA O PERÍODO FÉRTIL?

Atendendo a que é impossível determinar com exactidão a ovulação sem recurso a ecografia (ultrassonografia) e atendendo a que os espermatozóides conseguem sobreviver alguns dias dentro do corpo da mulher (e, por isso, podem ficar à espera que o óvulo seja liberado) consideramos sempre que o período fértil dura cerca de 8 dias (1 semana): 5 dias antes da data prevista para a ovulação e até três dias depois. 
É fácil perceber porquê: a ovulação ocorre cerca de 14 dias antes da data prevista para o regresso da menstruação;  no entanto  ela pode ocorrer entre 12 a 16 dias antes da menstruação... por isso, para sermos absolutamente corretos  convém considerar que ela pode acontecer um pouco mais cedo...; da mesma forma, deve-se treinar até três dias mais tarde porque pode acontecer que o ciclo menstrual seja um ou dois dias maior do que o normal, nesse mês. 
[post_ads]

Por exemplo:

Se uma mulher teve a menstruação no dia 23 de Setembro e, depois, voltou a estar menstruada a 19 de Outubro, isso quer dizer que o ciclo dela tem 26 dias (para mais informações leia: ). O dia provável para a ovulação ocorre 14 dias antes do regresso da menstruação, logo:
26-14= 12º

O dia provável para a ovulação é o 12º dia de ciclo. Mas não podemos esquecer que a ovulação pode ocorrer 12 a 16 dias antes do regresso da menstruação; logo, neste caso, poderá ocorrer entre o 10º e o 14º dia de ciclo. Então, é aconselhável que esta mulher comece a treinar ao 7º dia (porque os espermatozóides podem sobreviver até à data da ovulação e porque nunca se sabe se esse ciclo poderá ser um pouco mais curto do que o normal) e terminar os treinos ao 15º dia de ciclo (para cobrir mais uns dias caso o ciclo seja um pouco mais longo do que o normal).

E SE O MEU CICLO FOR IRREGULAR?

Para mulheres com ciclos mais irregulares (isto é, que têm tamanhos diferentes de ciclo para ciclo) aconselho a que considerem um período maior de tempo para que não falhem o dia! Assim, considerem estar no período fértil cerca de 12 dias, dependendo da diferença sentida no tamanho do ciclo de mês para mês: cerca de 7 dias antes da data prevista para a ovulação e até 5 dias depois.

Consulte a lista completa de artigos do blog e encontre a informação de que necessita mais rapidamente!

OUTRAS SUGESTÕES DE LEITURA$type=three$ct=0$ct=hide$c=6$meta=hide$source=random-posts$hide=home

Nome

anticoncepção,2,calculadoras,2,calcular período fértil,13,Caso de Sucesso do Mês,6,conselhos e desabafos,32,dicas 1,5,dicas engravidar,27,doenças,1,dúvidas treinantes,51,é preciso saber que,3,entrevista,17,essenciais,4,estudos,5,fertilidade masculina,12,gravidez e bebês,42,infertilidade,31,Outras sugestões de leitura,98,período fértil,34,
false
ltr
item
Ficar Grávida: QUANTO TEMPO DURA O PERÍODO FÉRTIL?
QUANTO TEMPO DURA O PERÍODO FÉRTIL?
Período fértil, dias férteis, dias certos para engravidar... falamos disto a toda a hora quando queremos engravidar. Mas afinal quanto tempo dura o período fértil?
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjlra-FAOZJdOvlwnBF4qhNuBP4vaYQKchrFdsOVnVwDuUhzKxjYtkjv3Rn6qnro7EIVf7GJDzYhRr33kKfDCqfHBMzT8n9PvN0qlrx66y9sXTF18LZpEtV8CGsjxs657kABL7BGqmJOms/s200/24+comprimida.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjlra-FAOZJdOvlwnBF4qhNuBP4vaYQKchrFdsOVnVwDuUhzKxjYtkjv3Rn6qnro7EIVf7GJDzYhRr33kKfDCqfHBMzT8n9PvN0qlrx66y9sXTF18LZpEtV8CGsjxs657kABL7BGqmJOms/s72-c/24+comprimida.jpg
Ficar Grávida
https://www.ficargravida.com/2012/11/quanto-tempo-dura-o-periodo-fertil.html
https://www.ficargravida.com/
https://www.ficargravida.com/
https://www.ficargravida.com/2012/11/quanto-tempo-dura-o-periodo-fertil.html
true
6803256439446963720
UTF-8
ARTIGO NÃO ENCONTRADO VER TODOS LEIA MAIS Responder Cancelar resposta Apagar Por Início PAGES POSTS Ver todos LEIA TAMBÉM: CATEGORIA ARCHIVE SEARCH TODOS OS ARTIGOS Nenhum artigo encontrado Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy