Quanto tempo dura o período fértil?

Período fértil, dias férteis, dias certos para engravidar... falamos disto a toda a hora quando queremos engravidar.

Mas afinal quanto tempo dura o período fértil?

Antes de sabermos quanto tempo dura temos que saber primeiro o que é isso de período fértil...

O que é o período fértil?

O período fértil é a altura em que a mulher ovula. Já aqui dissemos que só é possível engravidar quando há uma ovulação (para mais informações leia: É possível engravidar fora do período fértil? e também Fecundação).
Não é possível saber exatamente quando é que a ovulação ocorre, a não ser através de ultrassonografia (ecografia). Mas há vários métodos para identificar os dias mais prováveis para que a ovulação ocorra:

Quanto tempo dura o período fértil?

Atendendo a que é impossível determinar com exactidão a ovulação sem recurso a ecografia (ultrassonografia) e atendendo a que os espermatozóides conseguem sobreviver alguns dias dentro do corpo da mulher (e, por isso, podem ficar à espera que o óvulo seja liberado) consideramos sempre que o período fértil dura cerca de 8 dias (1 semana): 5 dias antes da data prevista para a ovulação e até três dias depois. 
É fácil perceber porquê: a ovulação ocorre cerca de 14 dias antes da data prevista para o regresso da menstruação;  no entanto  ela pode ocorrer entre 12 a 16 dias antes da menstruação... por isso, para sermos absolutamente corretos  convém considerar que ela pode acontecer um pouco mais cedo...; da mesma forma, deve-se treinar até três dias mais tarde porque pode acontecer que o ciclo menstrual seja um ou dois dias maior do que o normal, nesse mês. 

Por exemplo:

Se uma mulher teve a menstruação no dia 23 de Setembro e, depois, voltou a estar menstruada a 19 de Outubro, isso quer dizer que o ciclo dela tem 26 dias (para mais informações leia: ). O dia provável para a ovulação ocorre 14 dias antes do regresso da menstruação, logo:
26-14= 12º

O dia provável para a ovulação é o 12º dia de ciclo. Mas não podemos esquecer que a ovulação pode ocorrer 12 a 16 dias antes do regresso da menstruação; logo, neste caso, poderá ocorrer entre o 10º e o 14º dia de ciclo. Então, é aconselhável que esta mulher comece a treinar ao 7º dia (porque os espermatozóides podem sobreviver até à data da ovulação e porque nunca se sabe se esse ciclo poderá ser um pouco mais curto do que o normal) e terminar os treinos ao 15º dia de ciclo (para cobrir mais uns dias caso o ciclo seja um pouco mais longo do que o normal).

E se o meu ciclo é irregular?

Para mulheres com ciclos mais irregulares (isto é, que têm tamanhos diferentes de ciclo para ciclo) aconselho a que considerem um período maior de tempo para que não falhem o dia! Assim, considerem estar no período fértil cerca de 12 dias, dependendo da diferença sentida no tamanho do ciclo de mês para mês: cerca de 7 dias antes da data prevista para a ovulação e até 5 dias depois.

Consulte a lista completa de artigos do blog e encontre a informação de que necessita mais rapidamente!