Ovulação é no 14º dia de ciclo ou não?

Efectivamente, em muitos casos, a ovulação não é ao 14º dia de ciclo! Ao contrário do que se diz normalmente, a ovulação não ocorre ao 14º dia. Isso só será verdade para uma mulher que tenha ciclos regulares de 28 dias...
Caso pretendam engravidar, essas mulheres deverão ter relações sexuais entre o 10º e o 16º quarto dia de ciclo.

Mas, PARA A GRANDE MAIORIA DAS MULHERES, a ovulação ocorrerá 14 dias antes do dia marcado para a ovulação.

Exemplos:
Assim, se o ciclo for de 35 dias, por exemplo, a mulher terá, muito provavelmente, a sua ovulação ao 21º dia e, por isso, deverá ter relações sexuais entre o 17º e o 23º dia para conseguir engravidar.
Se o ciclo for de 25 dias, a mulher terá, muito provavelmente, a sua ovulação ao 11º dia de ciclo e deverá ter relações sexuais entre o 7º e o 13º dia de ciclo...
Leia mais pormenores em:

Calcule o seu período fértil

Uma forma ainda mais fácil de fazer as contas é: subtrai-se 18 dias ao tempo total de ciclo. O número que resulta dessa subtração é o dia em que se deve começar a "treinar". A partir desse dia, "treina-se" durante uma semana. Assim, por exemplo, no caso de uma mulher com um ciclo de 31 dias:

31-18=13
então, a partir do 13º dia deve-se treinar, dia sim dia não durante uma semana.

Recomendo a leitura:
Ter relações seuxias dia sim dia não durante o período fértil para conseguir engravidar

Esta é que é a grande verdade para a maioria das mulheres!!!
Faça bem as contas! Caso tenha dificuldade em determinar a sua ovulação, compre um kit de ovulação na farmácia (especialmente em caso de ciclos muito irregulares)!