10 PERGUNTAS SOBRE PERÍODO FÉRTIL QUE SEMPRE QUIS FAZER

10 perguntas essenciais sobre o período fértil: tudo o que precisa saber sobre ovulação, quais os dias mais férteis, chances de engravidar a cada ciclo e muito mais!

Todas as treinantes têm mil e uma perguntas sobre período fértil que querem ver respondidas. Eu recebo muitas questões de muitas mulheres com dúvidas sobre o período fértil. Resolvi pegar nas mais frequentes e respondê-las aqui para que todas tenham acesso às respostas. Espero que gostem!

1 - O que é o período fértil?

O Período fértil é o período de tempo (os dias) em que o seu corpo está disponível para  engravidar. Todos os meses, a mulher (sem problemas de fertilidade) libera um óvulo ( muito raramente será mais do que um). É nessa altura que se regista o período fértil, altura em que poderá ocorrer a fertilziação do óvulo por um espermatozóide.

2 - Quanto tempo dura o período fértil?

O período fértil estende-se por cerca de cinco dias antes da ovulação e até um dia depois. 

3- É verdade que o óvulo só pode ser fecundado durante 24 horas?

Na verdade, pode nem durar 24 horas! Quando o óvulo é liberado pelo ovário, se não for fecundado, ele entra em deterioração muito rapidamente. Entre 12 a 24 horas depois já não tem qualidade suficiente para gerar uma vida. Por isso é que se devem ter relações sexuais antes do dia da ovulação para assegurar que os espermatozoides estão lá à espera do óvulo. Estes sobrevivem em média 3 dias dentro do corpo da mulher (ainda que alguns possam durar muito mais).

4 - Como é que sei quando vou ovular?

Há várias formas ou métodos de saber quando é a sua ovulação. Pode usar:
  •  o método da tabelinha, que calcula o seu período fértil através do tamanho do seu ciclo menstrual. É particularmente útil para mulheres com um ciclo menstrual regular.
  • o método da temperatura basal, que identifica a sua ovulação através da alteração da temperatura basal do seu corpo. 
  • o método da observação do muco cervical, que identifica a ovulação através das mudanças no muco vaginal da mulher ao longo do ciclo.
  • o método de arborização que identifica a aovulação através das mudanças na saliva (pode ser feito em casa);
  • testes de ovulação de farmácia (de urina e saliva);
  • ou pode simplesmentente estar atenta aos sintomas do seu período fértil.
(basta clicar nos links para saber como suar esses métodos)

5 - Todos os dias do período fértil são iguais em termos de fertilidade?

Não, os dias do período fértil não são iguais em termos de fertilidade. Os dias mais ferteis são os dois dias que antecedem o dia da ovulação em que há cerca de 30% de chance de engravidar. No dia da ovulação, considerando que o óvulo se deteriora rapidamente (como vimos na questão nº 3) já apenas 12% de chance. 3 dias antes da ovulação a percentagem é de 15%.


[post_ads]

6 - É verdade que algumas mulheres sentem dor na altura da ovulação?

Algumas mulheres podem sentir uma leve cólica do lado do ovário que liberou o óvulo naquele ciclo. Quando o óvulo é liberado, rompe-se uma pequena membrana do folículo onde o óvulo amadureceu. Ao romper, isso pode gerar uma dor leve. Dores fortes não são normais e devem ser ser analisadas por um ginecologista.

7 - Porque é que se diz que no período fértil a mulher se sente mais húmida?

Porque durante o período fértil, o muco vaginal da mulher fica um pouco mais líquido e abundante para ajudar os espermatzoides na sua deslocação até às trompas onde se poderá dar a fecundação do óvulo. Os espermatozoides movem-se através da sua longa cauda que agitam, tal qual um girino nadando. No período fértil, o muco é mais líquido, o que permite que eles se movam mais facilmente, ao contrário de outras alturas em que há quase ausência de muco ou um muco muito espesso que dificulta a passagem.

8 - É verdade que os homens sentem quando uma mulher está a ovular?

Sentem mas não de uma forma consciente. Estudos demonstraram que, perante uma mulher na ovulação, o homem regista mudanças na sua tensão arterial, níveis de suor e batimentos cardíacos. No entanto, estas mudanças não são percebidas pelo próprio. Veja mais informações no artigo:

9- É verdade que no período fértil a mulher sente maior desejo sexual?

Sim! Na altura do período fértil a líbido da mulher aumenta, o que significa que o desejo sexual é maior. É outro sinal do corpo que indica que a mulher está disponível para ser fecundada.

10- Quero engravidar. Tenho mesmo que prestar atenção ao período fértil?

Não, não tem. Há mulheres que ficam muito stressadas quando pensam em período fértil, ovulação. Se esse é o seu caso, respire fundo e não faça mais cálculos. Opte por ter relações sexuias 3 vezes por semana, durante todo o ciclo menstrual, desde que termina a menstruação até ao regresso da próxima. Assim garante que há sempre espermatzoides à espera do óvulo e pronto! 
Cada mulher sabe de si. 
Haverá mulheres que preferem saber quando é o seu período fértil e programar as suas relações com o companheiro, outras que preferem não ligar a isso.

Espero que tenham gostado!

OUTRAS SUGESTÕES DE LEITURA$type=three$ct=0$ct=hide$c=6$meta=hide$source=random-posts$hide=home

Nome

anticoncepção,2,calculadoras,2,calcular período fértil,13,Caso de Sucesso do Mês,6,conselhos e desabafos,32,dicas 1,5,dicas engravidar,27,doenças,1,dúvidas treinantes,51,é preciso saber que,3,entrevista,17,essenciais,4,estudos,5,fertilidade masculina,12,gravidez e bebês,42,infertilidade,31,Outras sugestões de leitura,98,período fértil,34,
false
ltr
item
Ficar Grávida: 10 PERGUNTAS SOBRE PERÍODO FÉRTIL QUE SEMPRE QUIS FAZER
10 PERGUNTAS SOBRE PERÍODO FÉRTIL QUE SEMPRE QUIS FAZER
10 perguntas essenciais sobre o período fértil: tudo o que precisa saber sobre ovulação, quais os dias mais férteis, chances de engravidar a cada ciclo e muito mais!
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjXiBob1fPj68lk68OumZ-mcBSRuCotChST8tHoF2ad3WW8UPmiJe3pMSFvJiBvUT7AeOnoyOtWU6QWy6F7YecjXbIkJGGIXvL0749lVQY508MMzpxSKknERi9tBa8S5HoqOFIXMXiYMKU/s320/interroga%25C3%25A7%25C3%25A3o+periodo+fertil.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjXiBob1fPj68lk68OumZ-mcBSRuCotChST8tHoF2ad3WW8UPmiJe3pMSFvJiBvUT7AeOnoyOtWU6QWy6F7YecjXbIkJGGIXvL0749lVQY508MMzpxSKknERi9tBa8S5HoqOFIXMXiYMKU/s72-c/interroga%25C3%25A7%25C3%25A3o+periodo+fertil.png
Ficar Grávida
https://www.ficargravida.com/2016/01/10-perguntas-sobre-periodo-fertil.html
https://www.ficargravida.com/
https://www.ficargravida.com/
https://www.ficargravida.com/2016/01/10-perguntas-sobre-periodo-fertil.html
true
6803256439446963720
UTF-8
ARTIGO NÃO ENCONTRADO VER TODOS LEIA MAIS Responder Cancelar resposta Apagar Por Início PAGES POSTS Ver todos LEIA TAMBÉM: CATEGORIA ARCHIVE SEARCH TODOS OS ARTIGOS Nenhum artigo encontrado Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy