Combinação de "Uxi amarelo" e "unha de gato" NÃO aconselhada a treinantes e grávidas!

Muitas vezes, nos fóruns de gravidez, muitas treinantes incitam ao consumo de chá de uxi amarelo e de unha de gato para conseguir engravidar. (Se quer saber receitas, como tomar, em que consistem as plantas e os efeitos colaterais leia o artigo: Unha de Gato e Uxi amarelo)

Numa entrevista concedida pela Dr.ª Roseli Rossi ao ficargravida.com, ela deixou um alerta: apesar do reconhecimento das capacidades da combinação de uxi amarelo e de unha de gato no tratamento de alguns problemas não é recomendada a utilização combinada destes dois chás em mulheres que estão a tentar engravidar e grávidas... Saiba porquê!


Uxi amarelo e Unha de gato: para que são utilizados


O uxi amarelo é muitas vezes consumido sob a forma de infusão (chá) para auxiliar no tratamento de miomas  no útero, infecções urinárias e até para ajudar na regulação do ciclo menstrual. Também é possível encontrar Uxi amarelo em forma de cápsulas (comprmidos) - a quantidade deve ser prescrita por um médico ou nutricionista.

A unha de gato, por sua vez, tem propriedades anti-inflamatórias e de reforço do sistema imunitário. A Dr. Roseli Rossi, na entrevista concedida ao ficargravida.com, afirmou que:

"A unha de gato, também utilizada em forma de chá ou pílulas, é conhecida como antiinflamatório e por alterar o funcionamento do sistema imunológico, diminuindo inchaços e melhorando a capacidade do organismo de combater infecções, tanto virais quanto bacterianas. Devido à presença de antioxidantes na planta, também existe a pesquisa sobre seu efeito no auxilio do tratamento a doenças mais graves, como cancer [cancro em Português de Portugal] ou AIDS [Sida, em Português de Portugal], porém nada conclusivo."


Combinação dos dois não deve ser usada por treinantes nem mulheres grávidas


Dr.ª Roseli Rossi mencionou, também, nesta entrevista que a combinação destas duas plantas (uxi amarelo e unha de gato) é muito comum porque a unha de gato, com o seu efeito antiinflamatório, acaba por ajudar muito na acção do uxi amarelo, priciplamente em casos de problemas no útero. Mas esta nutricionista alerta:


"O uso desta combinação para engravidar é questionável, por mais que existam relatos de sucesso, o reforço causado no sistema imunológico pela ação da unha de gato pode vir a gerar problemas com o feto, motivo pelo qual não devemos utilizar da planta em grávidas ou mulheres que pretendem engravidar. "

Como proceder corretamente quando se quer engravidar

Como mencionámos em cima, as propriedades destas plantas são conhecidas e comprovadas. Elas podem, de facto, ajudar as mulheres no curso de um tratamento de um problema do útero ou de regularização do ciclo menstrual. Mas, após o consumo destas plantas, deve-se fazer um período de pausa, para que o organismo fique limpo das substâncias e só depois  se deve, então, começar a tentar engravidar! Este processo deve ser sempre acompanhado por um profissional de saúde. Isto porque, como afirma a Dr.ª Roseli Rossi: 


O efeito de remédios/fitoterapicos varia de pessoas para pessoas, podendo apresentar efeitos colaterais inesperados e não cumprir a função desejada.

Em relação à pausa necessária, a Dr.ª Roseli Rossi afirmou quando lhe expusemos a dúvida, após a entrevista:

Como qualquer ativo do fármaco ou fitoterápico, mesmo após a suspensão há um tempo de permanência do mesmo no organismo até ser totalmente eliminado; este tempo tempo varia de acordo com a eficiência do sistema de eliminação de cada um. Não li em nenhum estudo o tempo que deve ser respeitado entre a interrupção das ervas e o início da gravidez. Porém, para termos mais segurança, o melhor é só tomá-los durante o problema, como foi explicado [na entrevista], suspender assim que solucionado e esperar 40 dias pelo menos para dar início à gravidez.

Por isso, usem estas plantas com sabedoria e sempre com o conhecimento e indicação de um profissional de saúde!
Leiam também:
 Unha de Gato e Uxi Amarelo