Programar relações para engravidar é um 'truque' usado por muitos casais quando querem ter um filho. Mas muitos casais limitam o coito apenas aos dias férteis, o que pode ser prejucial para quem quer engravidar.
Actualmente, muitos casais, quando decidem engravidar, estabelecem uma estratégia:
- verificam quando é o período fértil da mulher, isto é, a altura em que é mais provável conseguir uma gravidez;
- calendarizam relações para esses dias.
Isto não é novidade. Mas o problema é que muitos casais só têm relações nesse período, durante os dias férteis. Isso pode prejudicar as chances de gravidez, sabia?
A verdade é que estes casais acreditam que, se o homem mantiver os espermatozoides dentro do seu corpo durante muito tempo, estes vão ficar mais fortes. A razão desta crença, prende-se com o facto de que os espermatozoides necessitam de um algum tempo para ganhar a qualidade suficiente para poder chegar até ao óvulo (acreditem, é uma viagem bem difícil!). Aliás, é por causa disso, que os especialistas recomendam que, durante os dias férteis, o casal mantenha relações dia sim, dia não. Deixando um dia de intervalo, o casal assegura que os espermatozoides ganham forças para a terrível viagem que têm de fazer até conseguirem chegar às trompas da mulher - o local onde poderão encontrar o óvulo.
Então, se é assim, porque é que é prejudicial ter relações apenas no período fértil?
Porque após cinco dias depois da sua produção, o espermatozoide começa a enfraquecer...
Então, se o casal espera pelos dias férteis para ter relações isso vai significar que, provavelmente, os espermatozoides não vão ter qualidade suficiente para chegar até ao óvulo (quanto mais para fecundá-lo!). Ou seja, não é recomendável que o espermatozoide fique nem tempo a menos (apenas um dia) nem tempo a mais (mais de cinco dias) dentro do corpo do homem.
Atendendo a esta informação, o casal deve pensar como vai organizar ou programar as relações para tentar conceber o seu filho!
Para além disso, como vimos no artigo Tenha relações sexuais fora do período fértil para engravidar, manter relações durante todo o ciclo vai também ajudar a que o corpo da mulher aceite melhor a gravidez e não combata o feto como se fosse um corpo estranho (para mais informações clique aqui).
Para além disso, como vimos no artigo Tenha relações sexuais fora do período fértil para engravidar, manter relações durante todo o ciclo vai também ajudar a que o corpo da mulher aceite melhor a gravidez e não combata o feto como se fosse um corpo estranho (para mais informações clique aqui).
Como calendarizar as relações do casal para engravidar
O ficargravida.com recomenda o seguinte para os casais que querem ter um filho:
[post_ads]
- Identifiquem os dias férteis da mulher. Para isso podem consultar a nossa Tabela do período fértil;
- Durante o período fértil, mantenham relações dia sim, dia não;
- Durante o resto do ciclo menstrual da mulher mantenham relações regularmente, livres das ideias de ovulação, dias férteis e desfrutem do vosso amor! Isso vai ajudar-vos a relaxar e a libertar o stress acumulado durante o período de tentativas dos vossos corpos e mentes (engravidar não é tão fácil assim para muitos casais).
Ou então, se vocês são um daqueles casais que não gosta de fazer as contas dos dias férteis, ou que não tem jeito nenhum para as fazer ou se isso vos deixa muito stressados ou se simplesmente não ligam nenhuma e não querem estar a impor demasiadas regras à relação, sigam um outro conselho de especialistas: tenham relações 3 vezes por semana durante todo o ciclo menstrual (o ciclo menstrual vai desde o 1º dia da menstruação até ao dia anterior ao regresso da menstruação seguinte).
O que é importante reter aqui nesta informação, quer na primeira opção quer na segunda opção, é que o casal deve manter-se sexualmente activo durante todo o ciclo menstrual da mulher. Isso vai ajudar a manter os espermatozoides mais fortes e preparados.
Para além disso, vai também ajudar o casal a fortalecer os laços que os unem e a aprofundar mais ainda o amor que os fez decidir ter um filho juntos.
Se seguir estes conselhos, provavelmente, em poucos meses, alcançará o tão desejado positivo no teste de gravidez. É só dar tempo ao tempo!
Veja este artigo com fotos de testes positivos e negativos, de vários tipos e marcas para que não tenha dúvidas na hora de ler o resultado: Teste de Gravidez Positivo (com fotos)
Veja este artigo com fotos de testes positivos e negativos, de vários tipos e marcas para que não tenha dúvidas na hora de ler o resultado: Teste de Gravidez Positivo (com fotos)
Lembrem-se: é normal que um casal que mantenha relações regulares demore até um ano a engravidar. Após esse período de tentativas, o casal deve consultar um especialista em infertildiade. Muitos casos têm solução fácil.