MIOMAS: O QUE SÃO E PORQUE PODEM PREJUDICAR A FERTILIDADE DA MULHER

O que é um mioma, que tipos de mioma existem, quais os sintomas e tratamentos, em que casos atrapalha a fertilidade, quem tem mais propensão para ter um mioma.

O QUE É UM MIOMA?

Os miomas no útero são um problema relativamente comum. Um mioma é um tumor benigno que afeta o útero. A probabilidade de um mioma se tornar maligno é extremamente baixa: cerca de 0,05%. 


QUEM TEM MAIS PROPENSÃO PARA TER MIOMAS?


A ciência ainda não conseguiu determinar as causas do mioma mas sabe-se que algumas mulheres têm mais propensão do que outras para ter esse problema.

É o caso de:

  • mulheres com historial familiar de miomas: o mioma parece ser um problema hereditário. Por isso, se a sua mãe, tia ou avó tiveram esse problema seria melhor referir ao seu ginecologista esse facto desde cedo; 
  • mulheres de raça negra: o mioma parece ter também uma prevalência maior na raça negra, ainda que a ciência não tenha encontrado uma explicação para esse facto; 
  • mulheres que não tomaram pílula: a pílula parece exercer um efeito protetor porque ao inibir a ovulação (isto é, ao evitar que ovulação ocorra) protege o útero da sobrecarga de estrogênio em cada ciclo menstrual. Se há um historial familiar de miomas, a mulher deve começar a tomar a pílula ainda adolescente para evitar a sua formação; 
  • mulheres com excesso de peso: o tecido gorduroso é um depósito de estrogênio, o que aumenta o risco de mioma, câncer de mama e câncer do útero; 
  • mulheres que não tiveram filhos até aos 35 anos


QUAIS SÃO OS SINTOMAS DO MIOMA?

O mioma, em cerca de 50% dos casos, é assintomático, ou seja, não provoca nenhum sintoma! Mas mulheres que têm miomas sentem por vezes um dos seguintes sintomas: 

  • cólica menstrual forte (incapacitante, que não passa mesmo com medicação);
  • sangramento aumentado;
  • dificuldade em engravidar ou infertilidade;
Mas muitas mulheres não têm qualquer tipo de sintoma e só descobrem que têm um mioma quando experimentam dificuldade em engravidar ou quando fazem um exame de rotina.

Os sintomas também dependem muito da localização do mioma...



[post_ads]

LOCALIZAÇÃO DO MIOMA

Os miomas podem-se desenvolver na parede interior do útero (submucoso), dentro da parede uterina (intramural) ou na parede exterior do útero (subseroso).

Mioma submucoso

Se o mioma estiver dentro da cavidade uterina (submucoso) é natural que o fluxo menstrual aumente e que haja perdas de sangue fora do período menstrual... Nestes casos aumenta também a possibilidade de anemia por causa da perda de sangue (que pode ocorrer durante o ciclo inteiro).

Mioma intramural

Se está localizado dentro da parede uterina (intramural), o sangramento ocorre apenas durante a menstruação mas normalmente durante mais dias do que é normal. Em média, a menstruação da mulher dura entre 3 a 5 dias. Quando há um mioma dentro da parede uterina o sangramento pode durar 8 ou 9 dias com um fluxo sanguíneo aumentado.

Mioma Subseroso

Existe ainda o mioma que se forma na parede exterior do útero (subseroso): este tipo de mioma é assintomático, isto é, não tem sintomas (nem dor, nem perdas de sangue).


O tamanho dos miomas pode variar muito desde o tamanho de uma uva até ao tamanho de uma bola de futebol de salão e pode chegar a pesar 2 a 3 kg!  A maioria das mulheres tem miomas pequenos porque são diagnosticados atempadamente, antes de crescerem (o mioma tem um crescimento lento).

O mioma, mesmo se for pequeno, se for localizado na parede interior uterina, pode provocar dores fortes!

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

Para detetar a presença de um mioma é necessário fazer apenas uma ultrassonografia (ecografia, em português de Portugal). Deve ser o ginecologista a fazer a interpretação do resultado.

O médico pode optar por não fazer um tratamento e fazer apenas o controle regular por ultra som. Se o mioma aumentar então há que fazer um tratamento com um anti-estrogênico para que ele diminua.
O médico pode optar também por fazer a embolização do mioma, um procedimento em que se bloqueia o vaso sanguíneo que alimenta o mioma (evitando, assim, que ele continue a crescer).

Também se pode intervir cirurgicamente:

  • miomectomia: cirurgia em que se retira o mioma por completo;
  • histerectomia: cirurgia de retirada do útero.


É raro a mulher ter um mioma antes da primeira menstruação e, normalmente, com a menopausa, os miomas tendem a diminuir ou até a desaparecer (porque diminuem alguns níveis hormonais, em especial o estrogênio). 

O MIOMA IMPEDE UMA MULHER DE ENGRAVIDAR?

O mioma é um problema muito mais comum do que imaginamos. Estima-se que mais de metade das mulheres a nível global tenham este problema! Há especialistas que defendem até que há mesmo uma incidência de até 80%! Conhecendo estes números é fácil perceber que a maioria dos miomas não traz problemas de fertilidade, ou seja,  não impedem uma mulher de engravidar.
Aliás, no que toca à infertilidade, os miomas dizem respeito apenas a 3% dos casos registados.

Os miomas que comprovadamente reduzem as hipóteses de uma gestação são os miomas submucosos, ou seja, aqueles que, como vimos atrás, se localizam na parede interna do útero. Isto acontece porque este tipo de mioma, como vimos, provoca muitas perdas de sangue, impedindo assim o endométrio de se preparar para receber o óvulo fertilizado.
Em algumas situações, miomas intramurais mais volumosos podem também gerar alguns problemas ao distorcer a cavidade uterina. 
Os miomas subserosos muito raramente atrapalham a fertilidade da mulher.

Sugerimos:

OUTRAS SUGESTÕES DE LEITURA$type=three$ct=0$ct=hide$c=6$meta=hide$source=random-posts$hide=home

Nome

anticoncepção,2,calculadoras,2,calcular período fértil,13,Caso de Sucesso do Mês,6,conselhos e desabafos,32,dicas 1,5,dicas engravidar,27,doenças,1,dúvidas treinantes,51,é preciso saber que,3,entrevista,17,essenciais,4,estudos,5,fertilidade masculina,12,gravidez e bebês,42,infertilidade,31,Outras sugestões de leitura,98,período fértil,34,
false
ltr
item
Ficar Grávida: MIOMAS: O QUE SÃO E PORQUE PODEM PREJUDICAR A FERTILIDADE DA MULHER
MIOMAS: O QUE SÃO E PORQUE PODEM PREJUDICAR A FERTILIDADE DA MULHER
O que é um mioma, que tipos de mioma existem, quais os sintomas e tratamentos, em que casos atrapalha a fertilidade, quem tem mais propensão para ter um mioma.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhZwPPGjxl6K2LFAViw9OHXQLYcJ8E4VURr7kLXLVyk1HBz-Qxhuf6cBPZI8kCgGET0N9bd1OpN-ZRbtPHh4Wn8T4vrX07yWw6KzFcNJnkQLTRPhnnGK52ZkchX4VEwEV52wlKZk5C06z8/s1600/mioma.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhZwPPGjxl6K2LFAViw9OHXQLYcJ8E4VURr7kLXLVyk1HBz-Qxhuf6cBPZI8kCgGET0N9bd1OpN-ZRbtPHh4Wn8T4vrX07yWw6KzFcNJnkQLTRPhnnGK52ZkchX4VEwEV52wlKZk5C06z8/s72-c/mioma.jpg
Ficar Grávida
https://www.ficargravida.com/2014/02/mioma-engravidar.html
https://www.ficargravida.com/
https://www.ficargravida.com/
https://www.ficargravida.com/2014/02/mioma-engravidar.html
true
6803256439446963720
UTF-8
ARTIGO NÃO ENCONTRADO VER TODOS LEIA MAIS Responder Cancelar resposta Apagar Por Início PAGES POSTS Ver todos LEIA TAMBÉM: CATEGORIA ARCHIVE SEARCH TODOS OS ARTIGOS Nenhum artigo encontrado Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy