ENTREVISTA À DRª VÂNIA BELIZ, SEXÓLOGA - PARTE I

A entrevistada do mês de Novembro dispensa apresentações: é a conhecida sexóloga Vânia Beliz! ... uma entrevista sem papas na língua.

A entrevistada do mês de Novembro dispensa apresentações: é a conhecida sexóloga Vânia Beliz! Seguimos os seus conselhos habitualmente através do Consultório do sexo, no jornal Público (Portugal) e também do seu blogO seu livro O Ponto Quê, prazer no feminino, lançado em 2011, é um sucesso de vendas!
Hoje, temos a sorte e o prazer de a ter como convidada no ficargravida.com para uma entrevista sem papas na língua.

FICARGRAVIDA.COM (FG): Quando um casal decide ter um filho, perde-se um pouco da espontaneidade da relação sexual (até aí sem dia marcado). Muitos casais queixam-se desta mudança e da imposição de ter relações durante o período fértil, dia sim, dia não… Como é que as tentativas para engravidar podem alterar a dinâmica entre o casal?
VÂNIA BELIZ (VB): Este pode ser um momento de grande ansiedade e pressão, a relação sexual passa a ter como objetivo quase exclusivo a gravidez e as expetativas demasiado elevadas podem levar também a uma grande frustração. Podem existir também alterações na prática sexual, como o aumento da frequência sexual e alteração das próprias práticas. Elevam-se pernas para cima, evitam-se movimentos após a ejaculação e tudo o que a imaginação ditar para que a fecundação aconteça. A ansiedade para que uma gravidez aconteça aumenta a procura do parceiro desejando-se muitas vezes apenas o momento da ejaculação. Esta prática pode tornar-se demasiado mecânica e até pouco gratificante, sentindo-se muitas vezes o homem com uma grande responsabilidade para ejacular com sucesso.

FG: Que estratégias é que um casal pode usar para dar a volta a esta rotina e para deixar o stress fora do quarto?
VB: Se o casal tenta já há algum tempo pode ser difícil relaxarem mas é importante que não vejam a relação sexual como algo mecanizado e que continuem a usufruir do prazer. Muitos especialistas dizem que não é o aumento da frequência sexual que pode ditar o sucesso de uma gravidez, uma vez que o ejaculado diminui com as relações. É importante que se mantenha a intimidade e a proximidade e que se tente lidar com a espera, lidando claro com a ansiedade tantas vezes presente nestas situações.

FG: Como é que um sexólogo pode ajudar um casal que esteja a tentar engravidar?
VB: Normalmente um casal que tenta engravidar não consulta propriamente um sexólogo. Pode sim durante a gravidez e após o parto ser necessário a nossa intervenção no sentido de desmistificar e de sensibilizar os jovens pais.
[post_ads]
É normal que no primeiro e terceiro trimestre o desejo diminua nas mulheres, no primeiro devido ao medo de se causar algum mal ao bebé, no terceiro devido ao tamanho e desconforto próprios de um final de gravidez. E essa ausência pode causar alterações na vida sexual do casal e ditar o seu afastamento se não conseguirem abordar os seus medos e inseguranças.

FG: Quando a mulher engravida registam-se uma série de alterações a nível psicológico e físico. Isso pode afetá-la a nível sexual?
VB: Sim claro, as alterações hormonais são muito grandes e a mudança do corpo pode não ser muito pacífica. Existem mulheres que não se sentem atraentes e que passam por isso por grandes dificuldades, durante e após a gravidez. Durante o período de amamentação o desejo também se ausenta o que pode fazer com que o casal se afaste.

O cansaço também é um problema, com a gravidez muitas mulheres sentem-se cansadas e sem energia e o mesmo tende a acontecer após o nascimento. É importante que o casal vá falando e que não se deixe levar pelas alterações que a gravidez e nascimento trazem para uma relação.

FG: É verdade que a gravidez causa alterações na líbido da mulher?
VB: Sim normalmente no primeiro trimestre a mulher regista perda do desejo, como referi, fruto do medo que sente de prejudicar o bebé, normalmente o segundo trimestre é mais fácil seguindo-se no terceiro um afastamento potenciado pelas suas alterações físicas, muitas vezes já não se sentem confortáveis.


Consulte a lista completa de artigos do blog e encontre a informação de que necessita mais rapidamente!

OUTRAS SUGESTÕES DE LEITURA$type=three$ct=0$ct=hide$c=6$meta=hide$source=random-posts$hide=home

Nome

anticoncepção,2,calculadoras,2,calcular período fértil,13,Caso de Sucesso do Mês,6,conselhos e desabafos,32,dicas 1,5,dicas engravidar,27,doenças,1,dúvidas treinantes,51,é preciso saber que,3,entrevista,17,essenciais,4,estudos,5,fertilidade masculina,12,gravidez e bebês,42,infertilidade,31,Outras sugestões de leitura,98,período fértil,34,
false
ltr
item
Ficar Grávida: ENTREVISTA À DRª VÂNIA BELIZ, SEXÓLOGA - PARTE I
ENTREVISTA À DRª VÂNIA BELIZ, SEXÓLOGA - PARTE I
A entrevistada do mês de Novembro dispensa apresentações: é a conhecida sexóloga Vânia Beliz! ... uma entrevista sem papas na língua.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg77ydo8B9OrUHGAHnI1djzBzjZocZtgg_R9z8aqEEQkm8FAZpVx-S2TUwEjPqc3LQhgYRNqrnKr0-o_b8RnDewX0xvYT4rLZxaho8SkNiqRgmjGEAMkdwNsKzgVUKa93PvD9fdOcRdrjE/s200/pass2+%25281%2529.JPG
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg77ydo8B9OrUHGAHnI1djzBzjZocZtgg_R9z8aqEEQkm8FAZpVx-S2TUwEjPqc3LQhgYRNqrnKr0-o_b8RnDewX0xvYT4rLZxaho8SkNiqRgmjGEAMkdwNsKzgVUKa93PvD9fdOcRdrjE/s72-c/pass2+%25281%2529.JPG
Ficar Grávida
https://www.ficargravida.com/2012/11/entrevista-dr-vania-beliz-sexologa.html
https://www.ficargravida.com/
https://www.ficargravida.com/
https://www.ficargravida.com/2012/11/entrevista-dr-vania-beliz-sexologa.html
true
6803256439446963720
UTF-8
ARTIGO NÃO ENCONTRADO VER TODOS LEIA MAIS Responder Cancelar resposta Apagar Por Início PAGES POSTS Ver todos LEIA TAMBÉM: CATEGORIA ARCHIVE SEARCH TODOS OS ARTIGOS Nenhum artigo encontrado Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy