ENTREVISTA À DRª VÂNIA BELIZ, SEXÓLOGA - PARTE II

Segunda parte da entrevista à conhecida sexóloga Vânia Beliz! ... uma entrevista sem papas na língua.

Esta é a segunda parte da entrevista à conhecida sexóloga Vânia Beliz!

Leia aqui a primeira parte desta entrevista 

FICARGRAVIDA.COM (FG): Essas alterações no corpo da mulher podem também suscitar uma reação diferente no pai, não é assim?
VÂNIA BELIZ (VB): Existem muitos homens que revelam dificuldade na intimidade com as parceiras durante a gravidez, muitos por medo de magoarem a mãe e o bebé e outros porque não se sentem atraídos pelo corpo modificado da companheira. A gravidez pode ser motivo de afastamento e muitas vezes a ausência de cuidados no pós parto faz com que as mães nunca recuperem a sua forma, o que pode fazer com que alguns homens possam sentir menos atracção.

FG: Na sua experiência, ainda existem muitos casais com medo de ter relações sexuais na gravidez? 
VB: Existem porque há ainda um grande desconhecimento, no primeiro trimestre existem poucas alterações visíveis e muitos casais temem que a relação sexual prejudique o evoluir da gravidez, medo e ansiedade podem tomar conta do casal, especialmente se houverem situações anteriores de perdas. O importante é que se sigam as indicações dos médicos que são os profissionais que podem avaliar se existe risco ou não. Após esta avaliação e se tudo correr normalmente não há porque ter receio, uma vez que a relação sexual gratificante proporciona muito bem estar.

FG: É verdade que existem estudos científicos que comprovam que quanto mais frequentemente um casal tiver relações sexuais durante a gravidez maior é a possibilidade de nascer uma criança saudável?
VB: Não tenho quaisquer dados em relação a estas considerações ou possíveis resultados. Se o casal estiver feliz e se houver satisfação no casal, independentemente da frequência sexual, acredito que todos saem a ganhar.

FG: Acredita que manter relações sexuais na gravidez contribui, de forma positiva, para que a mulher continue a sentir-se desejada, apesar de todas as transformações por que o seu corpo está a passar?
VB: A proximidade e cuidado do parceiro são fatores importantes para o suporte da mulher durante a gravidez. Mais do que a frequência sexual é o interesse manifestado pelo companheiro. É importante que se mantenham as rotinas e que o casal se entregue se não houverem indicações médicas contrárias. A relação sexual tem um papel importante no relaxamento e na vinculação dos casais.

FG: No último trimestre de gravidez o tamanho da barriga, por vezes, atrapalha na relação sexual. Existem posições sexuais mais confortáveis do que outras, nesta altura?
VB: Sim, no último trimestre, como no primeiro a frequência sexual tende a reduzir. O casal deve procurar posições confortáveis para ambos e essas posições vão depender da intimidade de cada um.

[post_ads]
FG: Falemos agora de uma questão que “assusta” muitos pais: assistir ou não ao parto. É verdade que assistir a um parto vaginal pode fazer com que o homem perca o desejo sexual pela sua companheira ou isso é apenas um mito?
VB: Não considero que seja um mito e por algum motivo os pais são “convidados “ a ficar ao lado da mulher e não à frente do cenário do parto. Na minha opinião pessoal acho que o casal enquanto futuros pais tem muito a ganhar com este acontecimento mas enquanto amantes muito a perder. Mas é um assunto polémico, por isso é importante que não os forcemos a nada, se o casal estiver confortável perfeito, se houver duvidas não me parece que seja aconselhado pressiona-los a ficarem lá mas como disse, são opiniões e como tal devem ser respeitadas. O mais importante é que o casal não passe apenas a viver o ser papel de pais esquecendo-se do seu papel de amantes, o que infelizmente acontece com muita frequência.

FG: Quando nasce um bebé os papéis do casal sofrem um ajustamento: a partir daquele momento para além de amantes são também pais. Isso traz diferenças a nível do comportamento sexual do homem e da mulher?
VB: Muitas diferenças, a alteração do foco da atenção passa a ser obviamente o bebé e o casal enquanto “amantes” pode ficar esquecido uns tempos ou para sempre. Muitas mulheres após a maternidade ficam mais “reservadas, complexadas” sentindo-se mal se se envolverem em determinadas práticas. O papel de mãe de família afasta-se do papel da amante voluptuosa. È importante que o casal compreenda as mudanças e que não se perca entre fraldas e mamadas.

FG: Existe alguma relação entre amamentação e a falta de desejo sexual?
VB: Sim, durante a amamentação as hormonas tem como principal função vincular a mãe exclusivamente ao bebé fazendo com que o seu interesse ou desejo pelos parceiros diminua substancialmente.

FG: Muitos casais referem algum afastamento com o nascimento de um bebé. Como combater essa situação?
VB: É importante que o dialogo se mantenha e que não se caia em falsas expetativas, um bebé necessita de muita atenção que é roubada ao casal. É importante que o papel mãe, namorada e amante convivam sem medo. É importante que o casal tenha durante a semana tempo de qualidade para si, podem por exemplo impor rotinas ao bebé de forma a conseguirem usufruir dos serões por exemplo, bom para os pais e ótimo para os bebés que precisam de uma boa rotina de sono. É importante que o nascimento não prenda o casal e por isso é bom que os pais tenham uma rede de amigos ou familiares que por vezes se disponibilize pelo bebé quando o casal precisa de um tempo para si. 

Drª Vânia Beliz, Psicóloga Clínica Especialista em Sexologia:
  • Licenciada em Psicologia Clinica pelo Instituto Superior D. Afonso III, Loulé, 2005
  • Mestrado em Sexologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, 2010
  • Responsável durante 3 anos pelo espaço de aconselhamento sexual nos Salões Eróticos do Porto, Lisboa e Algarve
  • Consultora até Julho de 2012, da Sensualemotion, Empresa de venda online de produtos eróticos e sensuais.
  • Autora do livro O Ponto Quê, Prazer no Feminino,2011, OBJECTIVA (editora).
  • Apresentadora da Rubrica Final Feliz, Programa Curto Circuito, SIC RADICAL, desde Junho de 2011
  • Cronista do separador Life&Style, Família e Relações, do jornal PUBLICO
  • Cronista no jornal Mundo Universitário
  • Participação em vários encontros, palestras e seminários como oradora em diversos temas tais como: Sexualidade Feminina; Educação Sexual; Sexualidade na Terceira Idade, Sexualidade na Deficiência.
  • Colabora regularmente com vários órgãos de comunicação social.
Página do facebook: "vania beliz, ponto que?"

Consulte a lista completa de artigos do blog e encontre a informação de que necessita mais rapidamente!

COMENTÁRIOS

BLOGGER

OUTRAS SUGESTÕES DE LEITURA$type=three$ct=0$ct=hide$c=6$meta=hide$source=random-posts$hide=home

Nome

anticoncepção,3,calculadoras,2,calcular período fértil,11,Caso de Sucesso do Mês,6,conselhos e desabafos,33,dicas 1,5,dicas engravidar,28,doenças,1,dúvidas treinantes,52,é preciso saber que,3,entrevista,17,essenciais,4,estudos,5,fertilidade masculina,13,gravidez e bebês,42,infertilidade,31,Outras sugestões de leitura,100,período fértil,34,
false
ltr
item
Ficar Grávida: ENTREVISTA À DRª VÂNIA BELIZ, SEXÓLOGA - PARTE II
ENTREVISTA À DRª VÂNIA BELIZ, SEXÓLOGA - PARTE II
Segunda parte da entrevista à conhecida sexóloga Vânia Beliz! ... uma entrevista sem papas na língua.
http://1.bp.blogspot.com/-8ulujGjIl24/UKLm25F5IaI/AAAAAAAAC9c/XFVG4TQLLTM/s200/Ponto+Que_gr.jpg
http://1.bp.blogspot.com/-8ulujGjIl24/UKLm25F5IaI/AAAAAAAAC9c/XFVG4TQLLTM/s72-c/Ponto+Que_gr.jpg
Ficar Grávida
http://www.ficargravida.com/2012/11/entrevista-dr-vania-beliz-parte2.html
http://www.ficargravida.com/
http://www.ficargravida.com/
http://www.ficargravida.com/2012/11/entrevista-dr-vania-beliz-parte2.html
true
6803256439446963720
UTF-8
ARTIGO NÃO ENCONTRADO VER TODOS LEIA MAIS Responder Cancelar resposta Apagar Por Início PAGES POSTS Ver todos LEIA TAMBÉM: CATEGORIA ARCHIVE SEARCH TODOS OS ARTIGOS Nenhum artigo encontrado Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy