O QUE É SOP (SÍNDROME DO OVÁRIO POLICÍSTICO)?

SOP ou SOMP é a sigla utilizada para designar uma condição chamada Síndrome dos Ovários Policísticos. Apesar do nome - e por incrível que pareça - nem sempre implica ter cistos nos ovários... E, da mesma forma, ter cistos nos ovários, não quer dizer que se tem SOP...

Muito se fala nas redes sociais, fóruns e grupos de tentantes sobre SOP e também SOMP. Afinal o que é isso?

SOP ou SOMP é a sigla utilizada para designar uma condição chamada Síndrome do Ovário Policísticos.

Apesar do nome - e por incrível que pareça - nem sempre implica ter cistos nos ovários... E, da mesma forma, ter cistos nos ovários, não quer dizer que se tem SOP...
Confusa? Vamos às explicações!

ENTÃO O QUE É SOP?

SOP é uma condição em que a mulher apresenta ciclos menstruais anovulatórios (isto é, em que não existe ovulação) associada a resultados de exames laboratoriais que demonstram níveis de androgénios aumentados (hormônios masculinos) ou um aspecto virilizado com acne, distribuição masculina de pelos e distribuição de gordura mais semelhante à dos homens.
Numa mulher sem essa doença, todos os meses, há um cisto que cresce mais, que amadurece e que se rompe, liberando o óvulo. A esse cisto se chama de folículo. Numa mulher com SOP - devido à alterações hormonais características dessa condição - os cistos acumulam-se no ovário, uns em cima dos outros e nenhum se rompe. Por isso, não existe ovulação.
Não ter ovulação não quer dizer que não se tenha menstruação... A mulher pode menstruar sem ter ovulado.

QUAIS OS SINTOMAS MAIS COMUNS DE SOP?

O sintoma principal de SOP é a irregularidade menstrual. Quase todas as mulheres que têm esse síndrome, têm esse sintoma. A menstruação aparece só de vez em quando, tem grandes atrasos (às vezes até 90 dias).
Mais de metade das mulheres diagnosticadas com SOP têm excesso de peso. Um dos sintomas comuns é também a infertilidade porque, como vimos, essas mulheres não ovulam.
[post_ads]
Outra característica comum é o aparecimento de pêlos em zonas em que as mulheres normalmente não têm (rosto, peito [em volta dos mamilos, por exemplo], na parte inferior da barriga, parte superior das costas e glúteos, por exemplo). O acne e seborreia no couro cabeludo são outros sintomas relativamente comuns.
Mas para ter SOP não precisa ter todos esses sintomas... basta uma combinação de alguns deles.

COMO SE FAZ O DIAGNÓSTICO DE SOP?

Há algum tempo atrás, o ficargravida.com entrevistou o conceituado ginecologista Dr. Marcelo Burlá e ele afirmou que, para diagnosticar uma mulher com SOP, não basta apenas verificar o aspecto ultrassonográfico (isto é verificar que há ovários micropolicísticos). É importante que esta característica seja acompanhada de outros sinais, como os que expusemos em cima. Ele afirma: "O diagnostico de SOP deve incluir além do aspecto do ovário na ultrassonografia com aumento de volume, microcosmos periféricos e estroma denso, níveis aumentados de androgénios ou aspecto com obesidade, acne, hirsutismo [crescimento de pêlos em zonas em que a mulher normalmente não tem] e anovulação crônica." Segundo ele, diagnosticar SOP apenas porque a mulher tem micropolicistos é um erro médico comum! Por isso, esteja atenta!

TER SOP QUANDO SE QUER ENGRAVIDAR


Cistos, micropolicistosSe você quer engravidar e foi diagnosticada com SOP, não desespere! Deve fazer os tratamentos adequados, sempre com seguimento médico. É necessário um conjunto de acções para fazer com que volte a ter ciclos ovulatórios. Não esqueça que em nenhuma circunstância deve tomar um indutor sem acompanhamento médico. Há sérios riscos de vida!
A abordagem multidisciplinar é a mais indicada aqui: a acção conjunta de um ginecologista, clínico geral e nutricionista são fundamentais nestes casos.
Saiba que a perda de peso, reverte muitas vezes esta condição. Por isso, se quer engravidar, dê a volta por cima e encontre finalmente a motivação que lhe faltava para conseguir perder peso!

COMENTÁRIOS

BLOGGER

OUTRAS SUGESTÕES DE LEITURA$type=three$ct=0$ct=hide$c=6$meta=hide$source=random-posts$hide=home

Nome

anticoncepção,3,calculadoras,2,calcular período fértil,11,Caso de Sucesso do Mês,6,conselhos e desabafos,33,dicas 1,5,dicas engravidar,28,doenças,1,dúvidas treinantes,52,é preciso saber que,3,entrevista,17,essenciais,4,estudos,5,fertilidade masculina,13,gravidez e bebês,42,infertilidade,31,Outras sugestões de leitura,100,período fértil,34,
false
ltr
item
Ficar Grávida: O QUE É SOP (SÍNDROME DO OVÁRIO POLICÍSTICO)?
O QUE É SOP (SÍNDROME DO OVÁRIO POLICÍSTICO)?
SOP ou SOMP é a sigla utilizada para designar uma condição chamada Síndrome dos Ovários Policísticos. Apesar do nome - e por incrível que pareça - nem sempre implica ter cistos nos ovários... E, da mesma forma, ter cistos nos ovários, não quer dizer que se tem SOP...
http://3.bp.blogspot.com/-ZkXPL0TC3K0/UtQChhKgluI/AAAAAAAADU0/ExE-fh9A0-Q/s320/MP900408970+(1).jpg
http://3.bp.blogspot.com/-ZkXPL0TC3K0/UtQChhKgluI/AAAAAAAADU0/ExE-fh9A0-Q/s72-c/MP900408970+(1).jpg
Ficar Grávida
http://www.ficargravida.com/2014/01/oqueeSOPSOMP.html
http://www.ficargravida.com/
http://www.ficargravida.com/
http://www.ficargravida.com/2014/01/oqueeSOPSOMP.html
true
6803256439446963720
UTF-8
ARTIGO NÃO ENCONTRADO VER TODOS LEIA MAIS Responder Cancelar resposta Apagar Por Início PAGES POSTS Ver todos LEIA TAMBÉM: CATEGORIA ARCHIVE SEARCH TODOS OS ARTIGOS Nenhum artigo encontrado Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy