CONFUNDIR SOP (SÍNDROME DO OVÁRIO POLICÍSTICO) COM CISTOS NOS OVÁRIOS

Sabia que ter Síndrome de Ovários Policísticos (SOP) e Cistos nos Ovários são duas coisas bem diferentes? Por incrível que pareça, o Síndrome dos ovários policísticos nem sequer requer que obrigatoriamente a mulher tenha cistos nos ovários! Mas como na maioria dos casos deste síndrome, há alterações no ovário (cistos) acabou por se chamar Síndrome do Ovário Policístico!

SOP E CISTOS NOS OVÁRIOS NÃO É A MESMA COISA!

Sabia que ter Síndrome do Ovário Policístico (SOP) e Cistos nos Ovários são duas coisas bem diferentes? 
Por incrível que pareça, o Síndrome dos ovários policísticos nem sequer requer que obrigatoriamente a mulher tenha cistos nos ovários! Mas como na maioria dos casos deste síndrome, há alterações no ovário (cistos) acabou por se chamar Síndrome do Ovário Policístico!

Muitas mulheres estão convencidas que têm SOP quando têm, simplesmente cistos nos ovários! Como ouvem muitas vezes a expressão "Síndrome do Ovário Policístico" nas redes sociais, em fóruns e até na comunicação social (Mídia), quando descobrem que têm cistos nos ovários ficam convencidas que têm SOP.  Mas não vá atrás de palavras!! São duas coisas bem diferentes!

COMO DEVE SER FEITO O DIAGNÓSTICO DE SOP

O Dr. Marcelo Burlá, conceituado ginecologista, na entrevista dada ao ficargravida.com em Agosto de 2012, explicou que uma mulher só deve ser diagnosticada com SOP se houver uma combinação de:

sinais ultrassonográficos somados a exames laboratoriais demonstrando niveis de androgenios aumentados (hormonios masculinos) ou um aspecto virilizado com acne, distribuição masculina de pêlos e distribuição de gordura mais semelhante à dos homens.

Infelizmente, hoje em dia, muitos médicos fazem o diagnóstico de SOP apenas pelo aspecto ultrassonográfico (ecografia). Isso não chega! Segundo o Dr. Marcelo Burlá o diagnóstico de SOP deve ser feito:

principalmente através da suspeita clínica, que deve ser corroborada pela ultrassonografia ou exames laboratoriais. O que devemos evitar é rotular uma mulher como portadora da síndrome de ovários policisticos unicamente pelo aspecto ultrassonográfico, sem que a mesma apresente outros sinais e sintomas. 

Por isso, se foi diagnosticada com SOP apenas pelo exame de ultrassonografia (ou ecografia), questione o seu médico sobre a situação.

SINTOMAS DE SOP


O síndrome do ovário policístico é a principal causa de infertilidade de origem ovariana; é responsável por 20% dos casos de infertilidade (porque a mulher com SOP não consegue ovular).
[post_ads]
Os sintomas são:
  • irregularidade menstrual  e ciclos longos (por exemplo, ciclos com 45 dias, 60 e até 90 dias!);
  • sinais decorrentes do aumento de hormonas masculinas (hormônios masculinos, em português do Brasil) como: pele oleosa, espinhas ou acne, pêlos mais grossos ou pêlos em zonas onde geralmente a mulher não tem e distribuição de gordura mais semelhante à dos homens.

QUEM TEM SOP E QUER ENGRAVIDAR TEM QUE FAZER UM TRATAMENTO GINECOLÓGICO

Se uma mulher quer engravidar mas está diagnosticada com SOP deve fazer um tratamento com o seu ginecologista. Ter SOP significa não ter ovulação; por isso, há que fazer um tratamento que permita a mulher voltar a ovular. Uma das terapêuticas mais comuns é, por isso, usar um indutor de ovulação. Mas não esqueçam: quem toma indutor tem que fazer o acompanhamento com ultrassonografia. Não se pode tomar indutor 3 ou 4 meses seguidos sem acompanhamento médico e só voltar ao ginecologista no caso de não se conseguir engravidar! Indutores de ovulação têm muitos efeitos secundários (colaterais, em Português do Brasil), alguns podem até colocar a mulher em risco de vida! Por isso, nunca se automedique com um indutor.
Se o seu ginecologista receitar este medicamento, peça para fazer o acompanhamento com ultrassonografia (ecografia) para que a resposta do organismo possa ser verificada ao longo do tratamento.
Para mais informações leia: 

É também preciso não esquecer que 65% dos casos de SOP estão associados a obesidade! Por isso, quando há SOP e peso em excesso o tratamento primordial é, simplesmente, perder peso! Perder 10 a 15% do peso corporal pode reverter o quadro de SOP e fazer com que a mulher consiga ovular! 

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 2
Loading...
-

OUTRAS SUGESTÕES DE LEITURA$type=three$ct=0$ct=hide$c=6$meta=hide$source=random-posts$hide=home

Nome

anticoncepção,3,calculadoras,5,calcular período fértil,10,Caso de Sucesso do Mês,6,conselhos e desabafos,33,dicas 1,5,dicas engravidar,28,doenças,1,dúvidas treinantes,51,é preciso saber que,3,entrevista,17,essenciais,4,estudos,5,fertilidade masculina,13,gravidez e bebês,42,infertilidade,30,Outras sugestões de leitura,99,período fértil,33,
false
ltr
item
Ficar Grávida: CONFUNDIR SOP (SÍNDROME DO OVÁRIO POLICÍSTICO) COM CISTOS NOS OVÁRIOS
CONFUNDIR SOP (SÍNDROME DO OVÁRIO POLICÍSTICO) COM CISTOS NOS OVÁRIOS
Sabia que ter Síndrome de Ovários Policísticos (SOP) e Cistos nos Ovários são duas coisas bem diferentes? Por incrível que pareça, o Síndrome dos ovários policísticos nem sequer requer que obrigatoriamente a mulher tenha cistos nos ovários! Mas como na maioria dos casos deste síndrome, há alterações no ovário (cistos) acabou por se chamar Síndrome do Ovário Policístico!
http://1.bp.blogspot.com/-zceZO75Pzn0/UFOOH4Bo9jI/AAAAAAAAB9g/39weEgUkyvY/s320/pensativa.jpg
http://1.bp.blogspot.com/-zceZO75Pzn0/UFOOH4Bo9jI/AAAAAAAAB9g/39weEgUkyvY/s72-c/pensativa.jpg
Ficar Grávida
http://www.ficargravida.com/2012/09/SOP-e-cistos-nos-ovarios-nao-e-a-mesma-coisa.html
http://www.ficargravida.com/
http://www.ficargravida.com/
http://www.ficargravida.com/2012/09/SOP-e-cistos-nos-ovarios-nao-e-a-mesma-coisa.html
true
6803256439446963720
UTF-8
ARTIGO NÃO ENCONTRADO VER TODOS LEIA MAIS Responder Cancelar resposta Apagar Por Início PAGES POSTS Ver todos LEIA TAMBÉM: CATEGORIA ARCHIVE SEARCH TODOS OS ARTIGOS Nenhum artigo encontrado Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy