GRAVIDEZ: CONTAR EM MESES OU SEMANAS?

Uma gravidez dura nove meses. Esta é a informação mais difundida e comum relativamente à duração de uma gestação. No entanto, a forma mais correta de contar a gravidez é em semanas. Sabe como contar? Veja aqui!

Uma gravidez dura nove meses. Esta é a informação mais difundida e comum relativamente à duração de uma gestação. No entanto, a forma mais correta de contar a gravidez é em semanas. De certeza que já viu em algum lado (internet, fóruns, ginecologista, revistas) alguém dizer que está grávida de "x" semanas... De fato, é assim que se deve contar!

DURAÇÃO DA GRAVIDEZ CONTA-SE EM SEMANAS

A gravidez dura 40 semanas. Como nunca se sabe exatamente quando ocorreu a fecundação, os médicos estabeleceram um padrão de contagem: contam a gravidez a partir do 1º dia da última menstruação da mulher. Obviamente, a fecundação acontece mais tarde, normalmente na segunda ou terceira semana do ciclo menstrual.
Isto quer dizer que a gravidez começa a ser contada antes mesmo da mulher engravidar... Estranho, não é? Mas é assim mesmo que os médicos estabeleceram o padrão de contagem! É um ponto de partida certo para uma contagem que, depois, é corrigida ou confirmada pelo médico  na primeira ecografia (ultrassonografia) através da medição do feto e/ou do saco gestacional.

Isto quer dizer que, se a última menstruação da mulher foi no dia 2 de Setembro (Domingo) por exemplo, para saber qual a data prevista do parto basta contar contar 40 domingos para a frente! Assim, a data prevista para o parto será 9 de Junho!

É claro que esta é apenas uma previsão... O bebé pode nascer a partir das 37 semanas de gravidez... A partir daqui, o bebé já não é considerado prematuro, o que significa que todos os seus órgãos já se desenvolveram. Até às 40 semanas o bebé ganhará, essencialmente, peso e tornar-se-à mais forte!

DIVISÃO DA GRAVIDEZ EM TRIMESTRES

[post_ads]

A gravidez divide-se em 3 trimestres:

1º trimestre: do 1º dia da última menstruação até ao final da 12ª semana
2º trimestre: da 13ª semana até ao final da 28ª semana
3º trimestre: da 29ª semana até ao final da gravidez

O 1º trimestre é a época dos enjoos, do sono, do cansaço... O 2º trimestre é, por norma, a altura em que a mulher se sente mais confortável, mais ativa e se dedica mais às compras para o bebé. O terceiro trimestre é a época em que a mulher se sente um pouco mais pesada e inchada. 

RELAÇÃO SEMANAS/MESES

A verdade é que quase todas as pessoas lhe vão perguntar "está grávida de quantos meses?"... É assim que as pessoas estão habituadas a pensar a gravidez! Então, o ficargravida.com vai ajudá-la a responder!


Há duas maneiras de fazer essa conversão de semanas em meses:

- a mais correta é: se a sua data do parto é 9 de Junho, então deve contar os meses a partir de todos os dias 9 de cada mês: 
    • 9 de Outubro: completa 1 mês de gravidez; entra no 2º mês
    • 9 de Novembro: completa 2 meses de gravidez; entra no 3º mês
    • 9 de Dezembro:  completa 3 meses de gravidez; entra no 4º mês
    • ... e assim sucessivamente
- ou então (apesar de esta forma ser apenas uma aproximação): 

    • 1 a 4 semanas: 1º mês
    • 5 a 8 semanas: 2º mês
    • 9 a 12 semanas: 3º mês
    • 13 a 16 semanas: 4º mês
    • 17 a 21 semanas: 5º mês
    • 22 a 26 semanas: 6 mês
    • 27 a 30 semanas: 7º mês
    • 31 a 35 semanas: 8º mês
    • 36 a 40 semanas: 9º mês

Consulte a lista completa de artigos do blog e encontre a informação de que necessita mais rapidamente!

OUTRAS SUGESTÕES DE LEITURA$type=three$ct=0$ct=hide$c=6$meta=hide$source=random-posts$hide=home

Nome

anticoncepção,2,calculadoras,2,calcular período fértil,13,Caso de Sucesso do Mês,6,conselhos e desabafos,32,dicas 1,5,dicas engravidar,27,doenças,1,dúvidas treinantes,51,é preciso saber que,3,entrevista,17,essenciais,4,estudos,5,fertilidade masculina,12,gravidez e bebês,42,infertilidade,31,Outras sugestões de leitura,98,período fértil,34,
false
ltr
item
Ficar Grávida: GRAVIDEZ: CONTAR EM MESES OU SEMANAS?
GRAVIDEZ: CONTAR EM MESES OU SEMANAS?
Uma gravidez dura nove meses. Esta é a informação mais difundida e comum relativamente à duração de uma gestação. No entanto, a forma mais correta de contar a gravidez é em semanas. Sabe como contar? Veja aqui!
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiyMIaGc5-yt0Ffz9uX72OkZjuJkb3mDxzzY5F74PnOhY_551UO_QCaBDObrP0XH5w8S2Q9vOxH8PZEJSLLuuppOMr5KY-LrmDio-VssZfpuKlxJnKGsqniGYuX3dYyowSgSHOVRVT62gs/s320/3.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiyMIaGc5-yt0Ffz9uX72OkZjuJkb3mDxzzY5F74PnOhY_551UO_QCaBDObrP0XH5w8S2Q9vOxH8PZEJSLLuuppOMr5KY-LrmDio-VssZfpuKlxJnKGsqniGYuX3dYyowSgSHOVRVT62gs/s72-c/3.jpg
Ficar Grávida
https://www.ficargravida.com/2012/09/gravidez-contar-em-meses-ou-semanas.html
https://www.ficargravida.com/
https://www.ficargravida.com/
https://www.ficargravida.com/2012/09/gravidez-contar-em-meses-ou-semanas.html
true
6803256439446963720
UTF-8
ARTIGO NÃO ENCONTRADO VER TODOS LEIA MAIS Responder Cancelar resposta Apagar Por Início PAGES POSTS Ver todos LEIA TAMBÉM: CATEGORIA ARCHIVE SEARCH TODOS OS ARTIGOS Nenhum artigo encontrado Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy