O PERÍODO FÉRTIL COMEÇA QUANTOS DIAS APÓS A MENSTRUAÇÃO?

Algumas mulheres têm o período fértil imediatamente a seguir à menstruação, outras têm uns dias de intervalo entre a menstruação e o início do período fértil. como saber?

O período fértil é altura do ciclo menstrual da mulher em que ocorre a ovulação. É nessa altura que pode ocorrer a fecundação do óvulo e originar, assim, uma gravidez. Mas este ocorre quantos dias depois da menstruação?

O período fértil começa quando exatamente?

Isso não é igual para todas as mulheres. Algumas têm o período fértil imediatamente a seguir à menstruação, outras têm uns dias de intervalo entre a menstruação e o início do período fértil.
Então como podemos saber?

Na verdade, isso depende do tamanho do ciclo menstrual. Para mulheres com ciclos curtos, por exemplo (21 a 25 dias), o período fértil ocorre a seguir ou poucos dias a seguir à menstruação. Para mulheres com ciclos longos, por exemplo (31 a 35 dias), existem alguns dias entre a menstruação e o período fértil que podem ser considerados inférteis.

Se não sabe ou não tem a certeza de qual é o tamanho do seu ciclo menstrual eu sugiro que leia o artigo: Identificar o tamanho do ciclo menstrual. Isso é essencial para fazer as contas corretamente!

Existe uma ideia feita de que nos dias imediatamente a seguir à menstruação não é possível engravidar. Existem inclusivamente muitos blogs passando essa informação. Mas isso nem sempre é verdade! Eu já escrevi sobre isso num outro post: "Posso engravidar a seguir à menstruação"? Pode!!...

Por exemplo, para mim, Margarida - autora desse blog - o período fértil ocorre imediatamente a seguir!
Mas vamos a contas para que tudo fique bem claro!

A importância do tamanho do ciclo para definir a ovulação

Como eu expliquei em cima, a ovulação vai depender do tamanho do ciclo menstrual. Por exemplo, considerando uma mulher com um ciclo de 23 dias: a sua ovulação será provavelmente no 9º dia de ciclo (14 dias antes do regresso da menstruação). Tendo em conta que o período fértil respeita aos 4 dias anteriores à ovulação, ela provavelmente estará no período fértil logo a partir do 5º dia de ciclo.
[post_ads]
Isto quer dizer que o período fértil será logo a  seguir à sua menstruação, (já que o 1º dia de ciclo é o dia em que vem a menstruação)!
Mas uma mulher que tenha um ciclo de 33 dias terá a sua ovulação provavelmente ao 19º dia de ciclo (14 dias antes do regresso da menstruação). Considerando que o período fértil começa cerca de quatro dias antes, provavelmente estará no período fértil a partir do 15º dia de ciclo. Então, existirão vários dias após a menstruação supostamente 'inférteis'.
Digo supostamente porque tudo depende da capacidade de sobrevivência do espermatozoide... Existem alguns espermatozóides capazes de sobreviver muitos dias dentro da mulher, ficando à espera que o óvulo seja liberado.

Leia:
Quantos dias o espermatozoide sobrevive dentro da mulher?

Ainda que a média de sobrevivência seja de 3 a 5 dias, existem relatos médicos de capacidade de sobrevivência até 20 dias. Serão casos raros, é verdade. Mas existem.

Assim como e
xistem relatos de mulheres que não tiveram relações sexuais no seu período fértil (mas sim em dias anteriormente supostamente inférteis) que engravidam. A razão prende-se precisamente com esta longevidade de alguns espermatozoides.

Esta é uma das razões porque os profissionais de saúde recomendam o uso do contraceptivo quando não se pretende engravidar.
Se quer saber mais sobre isto, leia:

Não quer engravidar? Então não use métodos naturais de cálculo da ovulação!

OUTRAS SUGESTÕES DE LEITURA$type=three$ct=0$ct=hide$c=6$meta=hide$source=random-posts$hide=home

Nome

anticoncepção,2,calculadoras,2,calcular período fértil,13,Caso de Sucesso do Mês,6,conselhos e desabafos,32,dicas 1,5,dicas engravidar,27,doenças,1,dúvidas treinantes,51,é preciso saber que,3,entrevista,17,essenciais,4,estudos,5,fertilidade masculina,12,gravidez e bebês,42,infertilidade,31,Outras sugestões de leitura,98,período fértil,34,
false
ltr
item
Ficar Grávida: O PERÍODO FÉRTIL COMEÇA QUANTOS DIAS APÓS A MENSTRUAÇÃO?
O PERÍODO FÉRTIL COMEÇA QUANTOS DIAS APÓS A MENSTRUAÇÃO?
Algumas mulheres têm o período fértil imediatamente a seguir à menstruação, outras têm uns dias de intervalo entre a menstruação e o início do período fértil. como saber?
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhI6ENb1offpMgbwAV98oKMqsk2SkuAqM3QewFT1s-nmvz_tezVFZkcLLNKaMFoHOz_Hq2GqHsboRhLySMDViJjB3pgUETGcRYgUn2QUUaxO7hwo9T_uH11m7XjYxQxw9QWIRTCxeK4Q_c/s1600/Fotolia_37977752_XSa+comprimida.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhI6ENb1offpMgbwAV98oKMqsk2SkuAqM3QewFT1s-nmvz_tezVFZkcLLNKaMFoHOz_Hq2GqHsboRhLySMDViJjB3pgUETGcRYgUn2QUUaxO7hwo9T_uH11m7XjYxQxw9QWIRTCxeK4Q_c/s72-c/Fotolia_37977752_XSa+comprimida.jpg
Ficar Grávida
https://www.ficargravida.com/2015/10/o-periodo-fertil-comeca-quantos-dias-depois-da-mentruacao.html
https://www.ficargravida.com/
https://www.ficargravida.com/
https://www.ficargravida.com/2015/10/o-periodo-fertil-comeca-quantos-dias-depois-da-mentruacao.html
true
6803256439446963720
UTF-8
ARTIGO NÃO ENCONTRADO VER TODOS LEIA MAIS Responder Cancelar resposta Apagar Por Início PAGES POSTS Ver todos LEIA TAMBÉM: CATEGORIA ARCHIVE SEARCH TODOS OS ARTIGOS Nenhum artigo encontrado Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy