ENTREVISTA: PROF. DRª ANA TERESA ALMEIDA SANTOS

Este mês, temos a honra de ter como convidada da rubrica "Entrevista" a Prof. Dr.ª Ana Teresa Almeida Santos, um dos nomes mais sonantes da Procriação Medicamente assistida em Portugal.

Este mês, temos a honra de ter como convidada da rubrica "Entrevista" a Prof. Dr.ª Ana Teresa Almeida Santos, um dos nomes mais sonantes da Procriação Medicamente assistida em Portugal. Atualmente, dirige os Serviços de Reprodução Humana e o Centro de Procriação Medicamente Assistida dos Hospitais da Universidade de Coimbra. É também Presidente da SPMR - Sociedade Portuguesa de Medicina de Reprodução - e Secretária Geral da Sociedade Europeia de Ginecologia. Hoje, a conversa é sobre infertilidade masculina, um problema cada vez mais atual pela sua recorrência nos dias de hoje.



FICARGRAVIDA.COM (FG): Hoje em dia é muito comum ouvir falar de problemas como baixa contagem de espermatozoides, espermatozoides imóveis, varicocele… entre tantos outros problemas… A infertilidade masculina está a aumentar ou estamos, apenas, a falar mais abertamente sobre o assunto? 

PROF. DR.ª ANA TERESA ALMEIDA SANTOS (ATAS): A infertilidade masculina está a aumentar devido a múltiplos factores de que gostaria de destacar os tóxicos ambientais e os hábitos de vida, nomeadamente o consumo de tabaco, a exposição a estrogénios (hormonas femininas) presentes nos alimentos e também a exposição ao calor excessivo e mesmo a práticas tão habituais como a utilização de roupa interior apertada ou trabalhar longamente com um computador portátil sobre as pernas, promovendo o aquecimento testicular. 

FG: Quais são os problemas mais comuns de infertilidade masculina? Pode explicar cada um deles em particular (em que consistem e como devem ser tratados) ? 

ATAS: A degradação da produção de espermatozóides manifesta-se frequentemente por uma redução simultânea da quantidade e da mobilidade dos espermatozóides produzidos, aquilo que designados por oligoastenospermia. Em situações mais raras todos os espermatozóides apresentam forma anormal o que é mais difícil de corrigir e se designa por teratospermia.
[post_ads]
A situação mais grave é a azoospermia em que não existem espermatozoides no ejaculado, embora por vezes se possam encontra alguns nos testículos.

Para as situações de oligoastenospermia estará indicada a realização de uma fecundação in vitiro, ou em casos ligeiros de uma inseminação intra uterina. Nos casos de azoospermia em que se recolhem espermatozoides através de biopsia testicular é indispensável proceder a micro injecção intracitoplasmatica de espermatozoides (ICSI).

FG: A maioria dos problemas de infertilidade masculina tem um tratamento possível? 

ATAS: O tratamento da infertilidade masculina deve ser orientado para o tratamento das causas. Assim, se existe um varicocelo deve ser tratado, se o homem fuma deve parar, se há uma infecção deve ser tratada. No entanto, mesmo quando não há um tratamento dirigido à causa, existe a possibilidade de recurso a métodos de melhoramento do esperma ou a técnicas de procriação medicamente assistida. 

FG: Quais são as situações em que nenhum tratamento é possível? 

ATAS: São raras, fundamentalmente quando o homem não produz espermatozóides e, por isso, nem mesmo através de uma biópsia testicular os podemos encontrar. 

FG: É possível que estes problemas de infertilidade sejam genéticos? 

ATAS: Sim, algumas dessas situações devem-se a causas genéticas conhecidas, outras terão origem genética mas não estão ainda esclarecidas. 

FG: Quais são as características normais do esperma de um homem saudável? 
ATAS: Segundos últimos critérios da organização mundial de saúde, um ejaculado normal tem 15 milhões de espermatozóides por ml, 32% dos quais são móveis e pelo menos 4% tem morfologia normal. 

FG: Hoje há um número crescente de pessoas que defendem que, na consulta pré-concecional, os homens também deveriam fazer alguns exames, tal como é pedido às mulheres. Concorda com esta ideia? Porquê? 

ATAS: Concordo porque há situações que detectadas a tempo podem ser tratadas, nomeadamente o varicocelo. Além disso, a esterilidade é um problema do casal, é um casal que não consegue uma gravidez. Acresce ainda que em cada 2 situações de esterilidade há uma causa masculina subjacente em 1. 
Consulte a lista completa de artigos do blog e encontre a informação de que necessita mais rapidamente!

OUTRAS SUGESTÕES DE LEITURA$type=three$ct=0$ct=hide$c=6$meta=hide$source=random-posts$hide=home

Nome

anticoncepção,2,calculadoras,2,calcular período fértil,13,Caso de Sucesso do Mês,6,conselhos e desabafos,32,dicas 1,5,dicas engravidar,27,doenças,1,dúvidas treinantes,51,é preciso saber que,3,entrevista,17,essenciais,4,estudos,5,fertilidade masculina,12,gravidez e bebês,42,infertilidade,31,Outras sugestões de leitura,98,período fértil,34,
false
ltr
item
Ficar Grávida: ENTREVISTA: PROF. DRª ANA TERESA ALMEIDA SANTOS
ENTREVISTA: PROF. DRª ANA TERESA ALMEIDA SANTOS
Este mês, temos a honra de ter como convidada da rubrica "Entrevista" a Prof. Dr.ª Ana Teresa Almeida Santos, um dos nomes mais sonantes da Procriação Medicamente assistida em Portugal.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgHHtPj2uo-VWiwOO-ulgkdGrbkHUmARtDcRTvwoQyTH_DT0ZLyISeNw6urJzqc9a2J1feAThRhn_w_4nvHwnfyV29mukO2McqkJ6CYEhNc7PtFTtepsZcaLU89UaGElJZE8tDpfJDxA_I/s320/tas.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgHHtPj2uo-VWiwOO-ulgkdGrbkHUmARtDcRTvwoQyTH_DT0ZLyISeNw6urJzqc9a2J1feAThRhn_w_4nvHwnfyV29mukO2McqkJ6CYEhNc7PtFTtepsZcaLU89UaGElJZE8tDpfJDxA_I/s72-c/tas.jpg
Ficar Grávida
https://www.ficargravida.com/2012/12/entrevista-ana-teresa-almeida-santos.html
https://www.ficargravida.com/
https://www.ficargravida.com/
https://www.ficargravida.com/2012/12/entrevista-ana-teresa-almeida-santos.html
true
6803256439446963720
UTF-8
ARTIGO NÃO ENCONTRADO VER TODOS LEIA MAIS Responder Cancelar resposta Apagar Por Início PAGES POSTS Ver todos LEIA TAMBÉM: CATEGORIA ARCHIVE SEARCH TODOS OS ARTIGOS Nenhum artigo encontrado Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy