ENTREVISTA: PROF. DRª ANA TERESA ALMEIDA SANTOS - PARTE II

Segunda parte da entrevista à Prof. Dr.ª Ana Teresa Almeida Santos sobre infertilidade masculina, um problema cada vez mais recorrente.

Esta é a segunda parte da Entrevista à Prof. Dr.ª Ana Teresa Almeida Santos, uma das figuras mais destacadas do panorama da Procriação Medicamente Assistida em Portugal.

LEIA A PRIMEIRA PARTE DA ENTREVISTA


FG: Nas suas consultas, lida muitas vezes com homens que apresentam problemas de infertilidade. Quais são os receios mais comuns? E os mitos mais difundidos? 

ATAS: Não creio que os mitos que ensombravam a prática clínica há duas décadas atrás se mantenham, nomeadamente a ligação da fertilidade à sexualidade. Hoje os homens percebem que são parte do problema e têm de ser parte da sua solução e colaboram na realização dos exames necessários. 

FG: Muitas mulheres queixam-se de que estão a tentar engravidar há muito tempo mas que, apesar do insucesso, os seus maridos recusam-se a fazer testes de fertilidade. Porque é que acha que ainda há tanta relutância masculina em fazer testes de fertilidade? O que diria para tentar convencer um homem a fazer um teste? 

ATAS: Felizmente não tenho essa experiência. Como disse, desde que se expliquem as causas e a frequência de fatores masculinos de infertilidade a maioria dos homens colabora. Mais difícil é convencê-los a deixar de fumar ou a reduzir o stress. 
[post_ads]

FG: Que conselhos daria a um homem que está a tentar conceber um filho? 
ATAS: Que tenha uma vida e uma alimentação saudável, pratique exercício físico regular, deixe hábitos nocivos como o tabaco ou o álcool. 

FG: Existe algo que gostaria de acrescentar sobre o assunto e que não tenha sido focado na entrevista? 
ATAS: Gostaria de lembrar que a Medicina consegue resolver muitas das situações em que se verifica dificuldade em obter uma gravidez, mas não consegue ultrapassar um facto inexorável que é a redução da fertilidade feminina que se verifica com o avançar da idade. Assim, deixo o alerta para que os casais procurem ajuda precocemente de forma a possibilitar melhor probabilidade 


Prof. Dr.ª Ana Teresa Almeida Santos
Resumo
  • Doutoramento em Patologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra em Dezembro de 2003 com a dissertação- Esterilidade ovocitária: contribuição para o diagnóstico etiológico da ausência de fecundação in vitro e definição de uma nova classe de esterilidade.
  • Professora Auxiliar da FMUC desde Dezembro 2003 
  • Responsável pelo Laboratório de Biologia da Reprodução do Serviço de Genética Médica e Reprodução Humana dos HUC de 2003 a 2010.
  • Responsável pela introdução da técnica de ICSI na região Centro do País.
  • Directora do Serviço de Reprodução Humana dos Hospitais da Universidade de Coimbra desde Outubro de 2005.
  • Directora do Centro de Procriação Medicamente Assistida dos Hospitais da Universidade de Coimbra desde 2005.
  • Presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina da Reprodução (2012-2014).
  • Secretária-geral adjunta da Sociedade Europeia de Ginecologia desde 2007 e Secretária-geral desde 2012
  • Regente da disciplina de Genética Clínica da Licenciatura em Medicina da Faculdade de Medicina da universidade de Coimbra e Directora da Clínica Universitária de Genética da mesma faculdade desde o ano lectivo de 2004/2005.
  • Responsável pela Consulta de Tumores Hereditários dos Hospitais da Universidade de Coimbra desde Setembro de 2005.
  • Secretária da Comissão da Coordenação Oncológica dos Hospitais da Universidade de Coimbra de 2004 a 2009.
  • Certificação em Ecografia Fetal do  pela Fetal Medicine Foundation, Londres (2007).
  • Membro do advisory board de fertilidade da MSD
  • Autora do livro “Esterilidade e Procriação Medicamente Assistida” publicado pela Imprensa da Universidade de Coimbra em 2010.


Consulte a lista completa de artigos do blog e encontre a informação de que necessita mais rapidamente!

OUTRAS SUGESTÕES DE LEITURA$type=three$ct=0$ct=hide$c=6$meta=hide$source=random-posts$hide=home

Nome

anticoncepção,2,calculadoras,2,calcular período fértil,13,Caso de Sucesso do Mês,6,conselhos e desabafos,32,dicas 1,5,dicas engravidar,27,doenças,1,dúvidas treinantes,51,é preciso saber que,3,entrevista,17,essenciais,4,estudos,5,fertilidade masculina,12,gravidez e bebês,42,infertilidade,31,Outras sugestões de leitura,98,período fértil,34,
false
ltr
item
Ficar Grávida: ENTREVISTA: PROF. DRª ANA TERESA ALMEIDA SANTOS - PARTE II
ENTREVISTA: PROF. DRª ANA TERESA ALMEIDA SANTOS - PARTE II
Segunda parte da entrevista à Prof. Dr.ª Ana Teresa Almeida Santos sobre infertilidade masculina, um problema cada vez mais recorrente.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgrClm5Zyu4NrLRCOx0_gSTdjKQ-u3Pc4MyhbOeaA5qneVdlf-45ClK64yhV8k5mJF2ViSoh_4O9WpPy4kdFRY14DTqSgGCo4Uhzh_ON2ABd_aNA0seXUTzevVfVPvO-roSIzGMLw31e3Y/s200/tas.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgrClm5Zyu4NrLRCOx0_gSTdjKQ-u3Pc4MyhbOeaA5qneVdlf-45ClK64yhV8k5mJF2ViSoh_4O9WpPy4kdFRY14DTqSgGCo4Uhzh_ON2ABd_aNA0seXUTzevVfVPvO-roSIzGMLw31e3Y/s72-c/tas.jpg
Ficar Grávida
https://www.ficargravida.com/2012/12/entrevista-ana-teresa-almeida-santos-2.html
https://www.ficargravida.com/
https://www.ficargravida.com/
https://www.ficargravida.com/2012/12/entrevista-ana-teresa-almeida-santos-2.html
true
6803256439446963720
UTF-8
ARTIGO NÃO ENCONTRADO VER TODOS LEIA MAIS Responder Cancelar resposta Apagar Por Início PAGES POSTS Ver todos LEIA TAMBÉM: CATEGORIA ARCHIVE SEARCH TODOS OS ARTIGOS Nenhum artigo encontrado Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy