Um estudo do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Portugal) mostrou que uma em cada três crianças continua a ser exposta ao fumo do tabaco! O estudo, intitulado "Crianças expostas ao fumo ambiental de tabaco em casa e no carro em Portugal", coordenado por José Preciso - e premiado pela Sociedade Portuguesa de Pediatria - mostrou que 1 em cada 3 crianças é exposta ao fumo dos pais em sua casa e cerca de metade é também exposta ao fumo nas deslocações de carro com a família.
Um estudo do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Portugal) mostrou que uma em cada três crianças continua a ser exposta ao fumo do tabaco!
O estudo, intitulado "Crianças expostas ao fumo ambiental de tabaco em casa e no carro em Portugal", coordenado por José Preciso - e premiado pela Sociedade Portuguesa de Pediatria - mostrou que 1 em cada 3 crianças é exposta ao fumo dos pais em sua casa e cerca de metade é também exposta ao fumo nas deslocações de carro com a família.
O estudo envolveu mais de 3000 alunos dos concelhos de Braga, Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Évora, Angra do heroísmo e Covilhã.
Segundo este estudo, 70% das mães fumadoras opta por fumar em casa, assim como 57% dos pais. O local preferido pelas mães para fumar é a cozinha enquanto que os pais preferem fumar junto a janelas ou portas para o exterior. Este comportamento foi mais recorrente em pais com escolaridade mais baixa.
Ou seja, apesar das muitas campanhas de informação veiculadas através dos meios de comunicação social que informam os pais sobre os malefícios da aspiração do fumo do tabaco por crianças (mesmo que não diretamente), muitos pais continuam a fumar em casa e também no carro.
As crianças expostas ao fumo ambiental do tabaco apresentam uma maior prevalência de doenças respiratórias, asma, um riso acrescido de infecções das vias respiratórias inferiores como pneumonia e bronquite e também de infecções no ouvido (otites).
Ou seja, apesar das muitas campanhas de informação veiculadas através dos meios de comunicação social que informam os pais sobre os malefícios da aspiração do fumo do tabaco por crianças (mesmo que não diretamente), muitos pais continuam a fumar em casa e também no carro.
FUMAR JUNTO A JANELAS NÃO IMPEDE EXPOSIÇÃO DA CRIANÇA
[post_ads]
Este estudo alerta, mais uma vez, para o facto de que o fumo é prejudicial para a criança mesmo que se fume quando as crianças não estão na sala ou que se fume junto a janelas ou portas exteriores.As crianças expostas ao fumo ambiental do tabaco apresentam uma maior prevalência de doenças respiratórias, asma, um riso acrescido de infecções das vias respiratórias inferiores como pneumonia e bronquite e também de infecções no ouvido (otites).
RECÉM NASCIDOS EXPOSTOS AO FUMO TÊM O DOBRO DE INCIDÊNCIA DO SÍNDROME DE MORTE SÚBITA
Os bebés expostos ao fumo do tabaco quer após o nascimento quer durante a gravidez apresentam o dobro do risco de síndrome de morte Súbita, comparativamente aos recém-nascidos não expostos a fumo.
Para mais informações leia: Síndrome de Morte Súbita:como evitar
Segundo o site da Universidade do Minho, José Precisos afirma:
"É fundamental que os pais protejam a saúde dos filhos. Os pediatras devem aconselhar os pais a não fumarem em casa. Os professores, no âmbito do programa Domicílios 100% Livres de Fumo, estão já a ensinar as crianças a protegerem-se desta agressão". (...) É relevante discutir mitos e falsas crenças associados com a exposição de crianças, tais como: 'Fumar em casa e no carro quando a criança não está presente evita a contaminação' ou 'fumar na cozinha ou perto da janela não expõe a criança"
Consulte a lista completa de artigos do blog e encontre a informação de que necessita mais rapidamente!