MOSQUITOS, VÍRUS ZIKA E MICROCEFALIA - ALERTA PARA TENTANTES E GRÁVIDAS

Recentemente foi conhecida a associação do vírus Zika ao enorme aumento de casos de microcefalia registado este ano em alguns estados do Brasil. Manter-se informado sobre o assunto é essencial para treinantes e grávidas.

Desde o início do ano, no Brasil, assistimos a uma epidemia do vírus Zika. Nas últimas semanas, surgiu a informação preocupante de que existe uma associação entre o vírus Zika e um aumento dos casos de Microcefalia em recém-nascidos.
Segundo o Director de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Dr. Cláudio Maierovich, numa informação constante nos vídeos disponibilizados no facebook oficial do ministério, estamos, e cito,"'lidando com uma situação nova no Brasil, que não aconteceu em nenhuma outra parte do mundo até este momento, que foi o aumento do nascimento de crianças com uma mal-formação chamada microcefalia. Isso significa que o cérebro tem um tamanho menor do que o esperado para aquela criança com aquela idade gestacional. Depois de alguns estudos, nós identificámos que essa microcefalia está associada a uma infecção por um vírus novo que circula no país - e que ainda está presente - que é o vírus Zika".

O que está a acontecer agora no Brasil é que o mesmo mosquito responsável pela Dengue (Aedes aegypti) é também responsável pela disseminação de um outro vírus chamado Zika. Esse vírus, quando contraído na gravidez, pode originar uma mal-formação congénita (isto é, uma mal-formação que acontece durante a gestação) no cérebro do feto, que não se desenvolve de forma adequada. Se quiser saber mais sobre microcefalia (como quais as sequelas, como se faz o diagnóstico), leia esta página do Portal da Saúde com FAQ (questões mais colocadas) sobre o tema.

O Ministério da Saúde está a analisar os casos registados de microcefalia e a verificar a relação com o vírus, um a um. Segundo uma informação divulgada no dia 15 de Dezembro (2015), até ao dias 12 de Dezembro registaram-se 2165 casos de microcefalia em 20 Estados diferentes (consulte aqui a informação), sendo que 874 casos foram registados em Pernambuco, 322 em Paraíba, 316 na Bahia, 107 em Alagoas e 101 no  Rio Grande do Norte.
Repito que estes números são relativos aos casos registados até 12 de Dezembro de 2015 e ainda está a ser analisada a sua relação com o vírus Zika, caso a caso.

[post_ads]
Mas, só para termos uma noção da relevância destes números, consideremos a informação dada pela infectologista pediatra Maria Ângela Rocha, numa entrevista à BBC, que revelou que, por norma, existem apenas 9 casos de microcefalia por ano em Pernambuco... Este ano, já se registaram, como vimos atrás, 874 casos! E estes casos só começaram a aparecer no final de Agosto, segundo esta infectologista... É um aumento brutal e alarmante!

Neste momento em que escrevo este artigo, ainda não existe uma vacina contra este vírus. Ainda existem muito poucas certezas absolutas. Por isso, quero deixa aqui um conselho:
Este é um assunto muito sério que exige de todos uma atitude responsável. Quero alertar os meus leitores, homens e mulheres, treinantes e grávidas (principalmente), para o seguinte: é importante que se mantenham informados sobre este assunto, acompanhando as notícias mais recentes sobre esta situação. Não acreditem em tudo o que lêem online, nas redes sociais ou mesmo em alguns jornais e revistas.  Essas informações podem ser especulativas, não ser verídicas ou, simplesmente, não estar actualizadas! Neste momento, a cada dia, há informações novas importantes, o que significa que o que ontem foi dito pode hoje já não ser verdadeiro.
Querem um exemplo disso? O caso dos repelentes (contra insectos) aconselhados pelo Ministério da Saúde que, pouco depois, foram descritos como não muito eficazes pela Sociedade Brasileira de Infectologia, que recomendou outros repelentes em substituição.
Também é importante manter o contacto com esses canais oficiais para obter informação fidedigna sobre o assunto e sobre boatos que vão aparecendo (principalmente nas redes sociais). Por exemplo, dia 17 de Dezembro o Ministério da Saúde publicou uma série de informação muito útil desmentindo alguns boatos que apareceram nas redes sociais como  o mito (errado) de que toda esta situação tinha sido provocado por vacinas!
Por isso, mantenham-se atentos aos canais oficiais de divulgação de informação, como o Blog da Saúde (da responsabilidade do Ministério da Saúde) e página do facebook do Ministério da Saúde, o site da Sociedade Brasileira de Infectologia e o Portal da Saúde.
Ficam aqui os links que podem e devem consultar diariamente:

Estejam também atentos às declarações dos responsáveis destes organismos que passem nas notícias através da rádio e televisão.
Leia também o artigo:
Mitos sobre o Vírus Zika espalhados pelas redes sociais
Entrem em guerra contra este mosquito, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde para a sua erradicação.

COMENTÁRIOS

BLOGGER

OUTRAS SUGESTÕES DE LEITURA$type=three$ct=0$ct=hide$c=6$meta=hide$source=random-posts$hide=home

Nome

anticoncepção,3,calculadoras,2,calcular período fértil,11,Caso de Sucesso do Mês,6,conselhos e desabafos,33,dicas 1,5,dicas engravidar,28,doenças,1,dúvidas treinantes,52,é preciso saber que,3,entrevista,17,essenciais,4,estudos,5,fertilidade masculina,13,gravidez e bebês,42,infertilidade,31,Outras sugestões de leitura,99,período fértil,34,
false
ltr
item
Ficar Grávida: MOSQUITOS, VÍRUS ZIKA E MICROCEFALIA - ALERTA PARA TENTANTES E GRÁVIDAS
MOSQUITOS, VÍRUS ZIKA E MICROCEFALIA - ALERTA PARA TENTANTES E GRÁVIDAS
Recentemente foi conhecida a associação do vírus Zika ao enorme aumento de casos de microcefalia registado este ano em alguns estados do Brasil. Manter-se informado sobre o assunto é essencial para treinantes e grávidas.
http://4.bp.blogspot.com/-GtarKcpoN5s/VomBln1FiSI/AAAAAAAAEiw/4Y4_IWHHBek/s320/mosquito.png
http://4.bp.blogspot.com/-GtarKcpoN5s/VomBln1FiSI/AAAAAAAAEiw/4Y4_IWHHBek/s72-c/mosquito.png
Ficar Grávida
http://www.ficargravida.com/2015/12/tentantes-e-gravidas-virus-zika-microcefalia.html
http://www.ficargravida.com/
http://www.ficargravida.com/
http://www.ficargravida.com/2015/12/tentantes-e-gravidas-virus-zika-microcefalia.html
true
6803256439446963720
UTF-8
ARTIGO NÃO ENCONTRADO VER TODOS LEIA MAIS Responder Cancelar resposta Apagar Por Início PAGES POSTS Ver todos LEIA TAMBÉM: CATEGORIA ARCHIVE SEARCH TODOS OS ARTIGOS Nenhum artigo encontrado Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy