ESTRESSE DIMINUI CHANCES DE ENGRAVIDAR

Um estudo veio demonstrar que o estresse aumenta as chances de infertilidade. Já conhecíamos os efeitos nefastos do stress para a saúde. Este é apenas mais um deles.

ESTUDO COMPROVA RELAÇÃO ENTRE INFERTILIDADE E ALTOS NÍVEIS DE ESTRESSE


Nos últimos anos, mais e mais estudos comprovam que o estresse (stress, em português de Portugal) é prejudicial à saúde. Mas agora, um estudo veio também demonstrar que o estresse aumenta as chances de infertilidade.
Este estudo foi dirigido por Cortney Lynch e publicado no conceitado jornal de investigação Human reproduction. Nesta investigação, os autores quiseram saber se os níveis de estresse estavam de alguma forma ligados à infertilidade.
Para conseguirem dar resposta a esta questão, eles seguiram 501 casais do Texas e do Michigan que estavam a tentar engravidar, durante 12 meses. Foi medido um indicador de stress na saliva dessas mulheres. A análise dos dados permitiu concluir que existia 29% menos de chance de engravidar quando os níveis de estresse estavam mais elevados. Impressionante, não?

REPENSAR O ESTILO DE VIDA


A cientista que dirigiu os trabalhos afirmou que isso não significa que devemos todas correr para aulas de yoga para evitar o estresse. Mas, quando um casal está a tentar engravidar há cerca de cinco ou seis meses sem sucesso, deve repensar o seu estilo de vida e verificar se o estresse poderá ou não estar afetando. Caso se sinta estressada, talvez deva pensar numa forma de diminuir os níveis de estresse através de algum programa apropriado.

Segunda os autores do estudo, ainda não foi percebido especificamente como o estresse afeta a fertilidade, ou seja, ainda não perceberam porque é que o estresse em si impede uma gravidez mas comprovadamente existe uma relação!

Ou seja, cada vez se comprova mais que o estilo de vida do casal influencia muito na sua capacidade reprodutiva: o tabagismo, o estress, o sedentarismo e a obesidade são factores comprovadamente associados a um risco maior de infertilidade no casal.
[post_ads]

MAS E QUANDO O ESTRESSE É CAUSADO PELA PRESSÃO DE NÃO CONSEGUIR ENGRAVIDAR?


Muitos casais sentem uma pressão enorme quando estão a tentar conceber um filho.
É normal que um casal que tenta engravidar durante alguns meses fique estressado quando verifica que não consegue (apesar de ser normal demorar cerca de um ano a engravidar).
Assim, o estresse (stress, em português de Portugal) é um problema relativamente comum em mulheres que estão a tentar engravidar. O estresse é muitas vezes decorrente da pressão exercida para que a mulher engravide rapidamente. Por vezes, são as próprias mulheres que exercem essa pressão, outras vezes são os seus companheiros/família ou até a própria sociedade.
O estresse, no entanto, vai prejudicar bastante na hora de engravidar. Pode fazer com que a ovulação atrase e, em situações mais limite, pode até fazer com que a mulher não ovule!

PRESSÃO CAUSADA PELA PRÓPRIA TENTANTE


Por vezes é a própria tentante que impõe a pressão. A mulher quer muito engravidar e "exige" que o seu corpo engravide de imediato. O problema é que, como bem sabemos, engravidar pode demorar algum tempo... até um ano, na verdade! Mas quando a mulher vê que não consegue engravidar, mês após mês, começa a pensar se há algum problema com o seu corpo, duvidando dela própria e das suas capacidade reprodutivas. Isso provoca uma imensa pressão!! Porque acha que se ouve tantas vezes dizer 'relaxe que assim vai conseguir engravidar'? Ou porque acha que existem tantos casos de mulheres que não conseguiram engravidar durante anos e anos, depois adoptam um filho, deixam de pensar em engravidar e, daí a uns meses, engravidam?
Por mais difícil que seja, relaxe, e aproveite! Tentar engravidar também é um momento bonito que faz parte do processo de se tornar mãe!

PRESSÃO CAUSADA PELOS COMPANHEIROS


Os companheiros podem, sem querer, exercer uma pressão muito negativa sobre a mulher que tenta engravidar, quer seja quando perguntam a toda a hora se sente algo diferente, ou se questionam a capacidade de gerar um filho por parte da companheira.

O seu companheiro deve refrear os ânimos, ajudar a manter um ambiente positivo e calmo, sem pressões. Quando a menstruação regressa, deve aceitar esse facto como parte do processo normal. E deve proteger a companheira de perguntas e pressões familiares cobrando uma gravidez.
Se demora mais de um ano para engravidar, deve disponibilizar-se para fazer exames, tal como a companheira fará. Afinal o problema poderá residir em qualquer um dos dois.

PRESSÃO EXERCIDA PELA SOCIEDADE


A sociedade por vezes também é culpada desta pressão exercida sobre quem quer engravidar. Quantas vezes já lhe perguntaram 'ainda não tem filhos?' com um tom reprovador? Ou quantas vezes a sua família e amigos lhe disseram que estava na hora de ter filhos?

Todas essas interpelações, por muito bem intencionadas que sejam, geram estresse (stress, em português de Portugal), geram pressão! 
Proteja-se desse tipo de comentários. Pense muito bem a quem vai dizer que está a tentar engravidar para não ter que responder a perguntas que a vão deixar stressada!

Tente relaxar. Tente perceber e aceitar que engravidar pode demorar algum tempo, mesmo!

OUTRAS SUGESTÕES DE LEITURA$type=three$ct=0$ct=hide$c=6$meta=hide$source=random-posts$hide=home

Nome

anticoncepção,2,calculadoras,2,calcular período fértil,13,Caso de Sucesso do Mês,6,conselhos e desabafos,32,dicas 1,5,dicas engravidar,27,doenças,1,dúvidas treinantes,51,é preciso saber que,3,entrevista,17,essenciais,4,estudos,5,fertilidade masculina,12,gravidez e bebês,42,infertilidade,31,Outras sugestões de leitura,98,período fértil,34,
false
ltr
item
Ficar Grávida: ESTRESSE DIMINUI CHANCES DE ENGRAVIDAR
ESTRESSE DIMINUI CHANCES DE ENGRAVIDAR
Um estudo veio demonstrar que o estresse aumenta as chances de infertilidade. Já conhecíamos os efeitos nefastos do stress para a saúde. Este é apenas mais um deles.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh3sy85OfhAlrhwqrVXv4iLcuPrDNy1ovkc5hH11Qb4I5Kwc8-1SPKp71p9SVBtPtA9GXzhwjbtvozz-VP3iu5LW-tkKRBt1MpOauJV2iKUa4uwhb8z8uVgb-5caRszcvqHWhfG9tkjNMY/s320/couple-168191_1280+comprimida.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh3sy85OfhAlrhwqrVXv4iLcuPrDNy1ovkc5hH11Qb4I5Kwc8-1SPKp71p9SVBtPtA9GXzhwjbtvozz-VP3iu5LW-tkKRBt1MpOauJV2iKUa4uwhb8z8uVgb-5caRszcvqHWhfG9tkjNMY/s72-c/couple-168191_1280+comprimida.jpg
Ficar Grávida
https://www.ficargravida.com/2015/02/estresse-de-tentante.html
https://www.ficargravida.com/
https://www.ficargravida.com/
https://www.ficargravida.com/2015/02/estresse-de-tentante.html
true
6803256439446963720
UTF-8
ARTIGO NÃO ENCONTRADO VER TODOS LEIA MAIS Responder Cancelar resposta Apagar Por Início PAGES POSTS Ver todos LEIA TAMBÉM: CATEGORIA ARCHIVE SEARCH TODOS OS ARTIGOS Nenhum artigo encontrado Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy